Marketing para farmácias: tudo o que você precisa saber

Veja tudo o que você precisa saber para uma bolar uma estratégia marketing para farmácias eficiente, que conquiste e fidelize clientes.

Marketing para farmácias: tudo o que você precisa saber

Sendo um setor altamente concorrido, as farmácias definitivamente precisam investir no chamado marketing para farmácias, tanto na internet quanto de forma local. Dessa forma, elas conquistam clientes fiéis que passam a divulgar o negócio aumentando as vendas e a reputação da empresa no mercado. No post de hoje você vai conhecer quais são as vantagens do marketing farmacêutico e vamos dar dicas de algumas estratégias online e off-line para que a sua farmácia se destaque da concorrência.

 

Quais são as vantagens do marketing para farmácias?

Existem ao menos quatro vantagens:

1. Apresenta um ótimo custo-benefício

Desde que as estratégias sejam bem planejadas e gerenciadas, investir em marketing para farmácias pode gerar um grande retorno para o seu negócio, tanto nos meios digitais (por meio do marketing digital) quando fazendo propaganda de forma local.

2. É possível medir o desempenho das ações

Aqui nós falamos especificamente sobre o marketing farmacêutico digital. Nele, é possível medir os resultados das campanhas em tempo real – o que diminui desperdícios de verba e aumenta a chance de corrigir erros de estratégia no meio do caminho.

3. Você consegue segmentas as suas ações

Tanto no marketing local quanto no digital é possível segmentar bem o público-alvo para que aumente as chances deles se tornarem clientes da sua farmácia. Por exemplo: você pode participar de eventos de saúde e bem-estar e, também, promover a sua propaganda na internet em sites e redes sociais com esse tipo de público – sendo possível, ainda – segmentar a localização dessas pessoas, caso o seu negócio seja apenas local, e não um e-commerce.

4. É um mercado novo no Brasil, o que possibilita maior destaque

Apesar de o marketing ser antigo e o marketing digital já estar presente há algumas décadas em nossas rotinas, o fato é que somente agora as farmácias estão se atentando para a criação de estratégias fortes de divulgação de seus produtos. Isso faz com que elas se destaquem ainda mais no segmento e com maior facilidade – ainda mais se junto às estratégias de marketing digital, ela produzir conteúdos de qualidade para informar e engajar ainda mais seu público.  

 

 

Quais são as melhores estratégias de marketing farmacêutico off-line?

Existem várias estratégias para um bom marketing local, mas vamos aqui destacar duas que produzem ótimos resultados:

Ação Promocional em conjunto com Programa de Fidelidade

As relações humanas continuam sendo muito importantes no fechamento de muitos negócios, ainda mais em relação à saúde, onde é muito importante uma boa orientação por parte de um profissional competente. Então, use a sua criatividade e crie eventos que atraiam pessoas interessadas em seu negócio. Dessa forma, você também se aproxima de seus clientes e aumenta o engajamento com a sua marca. Também participe de palestras, eventos e feiras do setor de saúde e bem-estar para que a sua marca esteja sempre presente e seja associada rapidamente a esses temas.

 

Utilizar infláveis promocionais

Os infláveis promocionais são versáteis, coloridos e chamam a atenção de qualquer pessoa. São excelentes produtos que destacam a sua farmácia ou drogaria  independente da quantidade de concorrentes que você possui hoje. Ações de promoção da saúde costumam ser eficazes para atrair clientes e aumentar as vendas. Então, uma boa ideia é utilizar  uma tenda inflável fora da farmácia ou em eventos e praças públicas, com a devida autorização, para que profissionais da saúde possam interagir com as pessoas e, dessa forma, a sua marca ficar associada a saúde e ao bem-estar. Por exemplo: no dia de prevenção à hipertensão, a tenda poderá ser utilizada para que profissionais da saúde meçam a pressão dos clientes e das demais pessoas que se aproximarem. O público terá dicas de saúde, orientações para se consultar com um médico e, ainda, um vale-desconto para comprar os medicamentos que forem prescritos em sua farmácia.   Ações de marketing para farmácias - Tenda Iglu 4x4 - FARMA CONDE   Leia aqui neste post mais estratégias de divulgação da sua farmácia utilizando infláveis promocionais.  

Utilizar Wind Banners na entrada da Farmácia

Wind Banner é Inovador, atraente e simples é um tipo de bandeira na forma de pena.  É uma ótima opção para uma propaganda com um bom custo-benefício.

É uma ferramenta de marketing portátil, de simples montagem e com um alto impacto visual, em ambientes externos o vento proporciona um efeito giratório atraindo a atenção das pessoas.

Ele funciona basicamente assim: a bandeira com a arte impressa lados permanece estendida sob uma haste fixada em sua base giratória, tornando-a, portanto, giratória conforme o vento, causando um efeito bem interessante e atraente.  

Wind Flag Banner na Farmácia DrogaRaia

  Então, essa pode ser uma boa estratégia para atrair o seu público a entrar na farmácia para conhecer as promoções do dia ou para participar de outras ações.

Para saber mais sobre wind banners para propagandas, clique aqui.

 

Quais são as melhores estratégias de marketing farmacêutico online?

Ter um site com conteúdo informativo

O comportamento do consumidor vem mudando muito com a internet em suas rotinas. Com isso, passamos a pesquisar muito mais por um produto na internet antes de comprá-lo. Nesse sentido, ter um site com conteúdo informativo sobre saúde e bem-estar é uma ótima estratégia para atrair o público para que ele tenha a sua farmácia como referência e se torne um cliente.

 

E-mail marketing

Sabe quando você cadastra o seu e-mail no newsletter de um determinado site e passa a receber novidades, conteúdos exclusivos e promoções em seu próprio e-mail? Isso é e-mail marketing – a versão moderna da tradicional “mala direta” ­– e as empresas costumam se beneficiar muito com essa estratégia. Utilizar uma boa estratégia de e-mail marketing ajuda a espalhar conteúdo, atrair visitantes para o seu negócio e aprofundar o relacionamento para que ele se transforme em cliente fiel. Para isso, existem várias técnicas que fazem com que os e-mails cheguem às pessoas certas e com ofertas e conteúdos personalizados, aumentando a taxa de vendas e diminuindo a taxa de rejeição. Você consegue, ainda, refinar os seus e-mails para que eles cheguem na hora certa e na frequência adequada.

 

Esteja presente nas redes sociais

Gere posts atraentes e que engajem o maior número de pessoas (engajamento são curtidas, comentários e compartilhamentos). As redes sociais também são ótimas ferramentas para você estreitar relacionamento com seus clientes através de um canal de comunicação aberto e com empatia.

Manual para planejar ações de marketing para farmácia

 

Para finalizar, que tal um checklist para aumentar as vendas de sua farmácia hoje mesmo?

Separamos um checklist com algumas estratégias chave para você aumentar as vendas da sua farmácia:

  • Conheça bem o seu público para melhorar o seu atendimento. Uma boa dica é realizar pesquisas constantes para conhecer seus interesses, sua faixa etária, e todos os detalhes que possam te ajudar a criar ofertas e a melhorar o atendimento.
  • Capacite os seus colaboradores tecnicamente e também emocionalmente para eles conseguirem atender com excelência em diversas situações.
  • Melhore a experiência do cliente em sua farmácia com um ambiente acolhedor, um atendimento eficiente e um pós-venda dedicado.
  • Disponha os produtos de sua farmácia de forma correta e atraente.
  • Esteja presente localmente, em ações dentro e fora da sua farmácia, para que você seja referência em sua cidade.

Mas atenção: não se esqueça de que, como se trata de publicidade de empresa que comercializa medicamentos, é preciso ficar atento às regras básicas de propaganda estipuladas por algumas Normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

Para saber mais sobre marketing farmacêutico:

 

  Se você gostou do tema e quer tirar mais dúvidas a respeito de como os infláveis promocionais podem aumentar as suas vendas, entre em contato conosco!  

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Luis Silvestre
Luis Silvestre
Luis Silvestre é fundador e CEO da RVB Balões e Infláveis empresa com 23 anos e líder de mercado na fabricação de infláveis promocionais. Sempre apaixonado por balões hoje é tetracampeão brasileiro de balonismo.
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