Aos poucos, o novo normal já começa a ser desenhado nas cidades pelo mundo, incluindo aqui no Brasil. É hora, portanto, de reabrir o seu negócio e retomar a nova rotina que se inicia.
Mas o que é exatamente “novo normal”? Este é um conceito que define como a nossa rotina deverá ser conduzida após o período de quarentena – pelo menos enquanto não houver uma vacina para prevenir o novo coronavírus.
Várias cidades já estão flexibilizando a reabertura dos negócios aos poucos, conforme seus mapas de risco vão indicando queda ou estabilização no número de contagiados.
Por isso, hoje vamos falar um pouco sobre este tema e dar algumas dicas iniciais para você preparar o seu negócio para esse novo normal.
Definindo por onde começar a se preparar para o novo normal
Para reabrir o seu negócio no novo normal, será preciso saber como se preparar para ele, ou seja, quais são as regras.
Na prática, são as leis e decretos do seu estado e município que vão definir as regras de forma geral.
Além disso, cada empreendimento também precisará definir o seu próprio modelo, com base em seu mercado de atuação e também nas características da empresa – como o tamanho do local, a quantidade de funcionários, a média de frequência dos clientes, etc.
Portanto, comece entendendo quais são as regras em sua localidade e faça as devidas adaptações.
Saiba mais: 5 etapas que não podem faltar em seu planejamento de reabertura.
Comparando a rotina da sua empresa pré e pós-pandemia
Ao reabrir o seu negócio depois de muitos meses sem funcionar no modelo normal, muitas dúvidas e confusões podem surgir. Mas existe uma dica simples para ajudar.
Pegue uma folha de papel e divida em duas colunas:
- Coluna um: antes da quarentena;
- Coluna dois: depois da quarentena.
A seguir, passe a escrever comparações com base em todas as características do seu negócio, tais como:
- Limpeza do ambiente;
- Taxa de ocupação de clientes;
- Número de funcionários;
- Horário de funcionamento;
- Formas de pagamento;
- Formas de entrega;
- Atendimento ao cliente;
- Capital de giro;
- Formato de trabalho (presencial? Home office? flexível?)
- Controle de estoque;
- Produtos e serviços oferecidos;
- Serviço de copa e cozinha no estabelecimento (copos são compartilhados? Como é o bebedouro?);
- Limpeza e itens de higiene nos banheiros do estabelecimento.
Enfim, percorra cada canto do seu estabelecimento para fazer essas comparações. Ficará bem mais fácil se orientar e orientar os seus funcionários.
Leia também: Ações de trade marketing para impulsionar as vendas pós-pandemia.
Treinamento da equipe e comunicação interna
É fundamental ao reabrir o seu negócio que a sua equipe seja treinada para esse novo normal.
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Realize tanto os treinamentos convencionais, que a sua empresa já proporcionava aos funcionários, mas também sobre as medidas de segurança, higiene e comportamento durante o atendimento ao cliente.
Por isso, a comunicação interna precisa ser forte em sua empresa. Não deve haver dúvidas ou ruídos que atrapalhem o desempenho da equipe. Envie e-mails, coloque lembretes sobre as principais regras pela empresa e sempre que houver alterações, comunique imediatamente aos funcionários.
Comunicação externa ao reabrir o seu negócio
A comunicação com seus fornecedores e clientes também precisa ser reforçada ao reabrir o seu negócio.
Utilize as redes sociais, as ferramentas de e-mail marketing e outros canais de atendimento para divulgar a sua empresa e também tranquilizar seus clientes em relação às medidas de seguranças adotadas no ambiente físico. A ideia é que eles não se sintam inseguros ao voltar a frequentar o seu negócio.
Também utilize ferramentas de comunicação em seu estabelecimento físico, atraindo a atenção das pessoas e informando sobre as medidas de segurança no ambiente. Nesse caso, o uso de infláveis com banners pode ajudar nessa tarefa.
Bom, agora que falamos sobre o planejamento inicial para reabrir o seu negócio, confira algumas dicas práticas para você atrair mais clientes e retomar as atividades com sucesso.