Ao contrário do que se dizia quando o inbound marketing surgiu no mercado, o Outbound Marketing continua forte e necessário para a divulgação das empresas – tanto as com espaço físico ou as 100% digitais.
Aliás, o outbound marketing também é utilizado dentro do universo digital, prova de que suas principais metodologias continuam dando resultados aos negócios.
Não é à toa, por exemplo, que gigantes como a Netflix fazem suas estratégias de divulgação de suas séries e filmes também nos grandes centros urbanos e também por meio de anúncios pela internet, não se restringindo apenas ao marketing puramente digital.
No post de hoje você vai descobrir que várias empresas brasileiras também utilizam o Outbound Marketing fora e colhem bons resultados com isso. Inspire-se!
Veja alguns Cases de sucesso de Outbound Marketing:
1. Hidrabell Cosméticos
A Hidrabell é uma famosas marca brasileira de cosméticos que busca ser referência no cuidado capilar aliando qualidade e bem-estar em seus produtos.
Nesse sentido, farmácias de todo o Brasil utilizam o outbound marketing para atrair a atenção do público para as promoções e novidades da marca – e fazem isso através de infláveis promocionais em formatos variados, como os de tendas e réplicas.
Isso porque o outbound marketing nada mais é do que uma prospecção ativa do cliente, levando em conta que você já identificou o seu público e, desse modo, consegue abordá-lo da melhor maneira, sem importuná-lo.
Esse é o caso da utilização de infláveis em eventos, na entrada da loja, em pontos de venda e outros locais. Você atrai a atenção do seu público de maneira simples e sem precisar “forçá-lo” a interagir com a sua marca.
2. Casa Pilão
A rede de cafeterias Casa Pilão também não abre mão de utilizar estratégias de outbound marketing para encantar e fidelizar seus clientes.
E uma dessas ações é a realização e a participação da empresa em feiras e eventos. Aliás, já falamos aqui neste post sobre a importância dessa presença para fechar novos negócios.
Os eventos continuam sendo uma ótima estratégia de outbound marketing pois torna a sua empresa conhecida também no ambiente offline e te dá a oportunidade de ser criativo e encantar os clientes “cara a cara”, além de fazer networking para fechar novos negócios e parcerias.
3. Água da Pedra (Fruki)
A Fruki uma tradicional empresa de bebidas do Rio Grande do Sul e uma de suas marcas, Água da Pedra, tem marcado presença em estratégias de outbound marketing feitas durante eventos e competições esportivas.
Aliás, o patrocínio de eventos continua sendo uma das estratégias mais fortes e que dão resultados rápidos na divulgação de produtos e serviços de forma local.
Isso porque se as marcas realmente conseguirem atrair atenção das pessoas com produtos personalizados, a empresa ficará guardada na memória desse público por mais tempo – sem falar na possibilidade de realizar networking com profissionais do mercado e agregar valor ao seu negócio através de parcerias (temos um post que fala sobre isso).
4. Samplify
A startup de marketing Samplify, que tem sede na capital paulista, foi manchete de várias mídias por optar por uma forma bem tradicional de fazer o marketing dos produtos de seus clientes: a distribuição de amostras dos produtos.
Segundo divulgação do portal de notícias Uol, de janeiro a outubro de 2017 foram entregues cerca de 4 milhões de brindes em academias, barbearias, salões de beleza, lojas de brinquedos e de departamentos.
A estratégia é simples: a startup realizou parcerias com milhares de estabelecimentos em centenas de cidades brasileiras e cada proprietário recebeu R$ 0,30 por amostra distribuída, o que garantia que as amostras eram realmente entregues. O sucesso foi absoluto.
5. Ortobom
O setor de varejo tem a Ortobom como uma de suas marcas fortes do segmento de casa e decoração e também costuma realizar grandes ações de divulgação de seus produtos, tanto no patrocínio de eventos quanto nas fachadas de suas filiais pelo país.
Nesse caso, o uso de produtos como os infláveis promocionais pode ser aliado a outra estratégia bem comum no outbound marketing: a coleta de informações dos clientes e potenciais clientes para dar sequência à comunicação, como nome, telefone e e-mail.
Isso pode ser feito por meio do cadastro do sistema da loja e também no site, a fim de passar a divulgar produtos e ofertas que vão de encontro às necessidades desse público que foi atraído pelos infláveis.
6. Granado
A tradicional empresa carioca criada em 1870 nos últimos anos vem investindo na renovação da marca e em seu reposicionamento de mercado.
Para isso, uma das estratégias de outbound marketing utilizadas é a parceria com empresas e influenciadores dos setores de moda, arte e decoração, além de da criação de PDVs em supermercados e farmácias.
7. Mais Fit Academia
A rede de academias Mais Fit Academia também investe em estratégias de outbound marketing para atrair mais alunos em suas filiais.
Nesse sentido, podemos perceber que o outbound marketing não é eficiente apenas em estratégias de vendas de produtos, mas também na oferta de serviços – ainda mais quando eles estão relacionados à saúde e bem-estar, um nicho de mercado em alta.
Uma boa forma de encantar o público de forma local e que pode se estender para o meio virtual são ações de marketing que entregam algo de valor para o cliente.
Por exemplo: você pode patrocinar uma postagem nas redes sociais da academia com uma promoção para atrair novos clientes, que ainda ganham um presente personalizado da sua academia (uma squeeze, uma toalha de rosto, etc.).
Para reforçar ainda mais a promoção, uma dica é utilizar na fachada da academia uma tenda com dizeres relacionados à oferta que foi oferecido na internet – atraindo a atenção, inclusive, de quem não viu o anúncio.
Esse é o exemplo de que a estratégia de outbound marketing também é utilizada na internet, pois, nesse caso, você é que paga pelo anúncio para que ele chegue ao seu público-alvo.
8. Do Bem
A marca carioca de sucos Do Bem, que recentemente foi comprada pela Ambev, também é um bom exemplo de investimento em outbound marketing.
Em entrevista para o site Mundo do Marketing, o fundador Marcos Leta explicou que a marca procura criar experiências diferentes no mundo offline: “temos o carro Frutamóvel, o galão super colorido para vender suco na praia, rede de vôlei, além de experiências nos pontos de venda”, afirmou, dizendo, ainda, que o engajamento das pessoas tem sido maior.
Gostou de conhecer alguns exemplos de empresas brasileiras que investem em outbound marketing? Se você também é um empresário brasileiro, fique atento e não deixe de aprimorar as suas estratégias.
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