Infláveis Promocionais ou Outdoors: Qual a melhor opção para promover uma marca?

Infláveis Promocionais ou Outdoors: Qual a melhor opção para promover uma marca?

No universo da publicidade existem várias possibilidades e formas de divulgação de produtos e serviços para empresas dos mais diversos segmentos.

Mas quando se fala em promoção de marcas (branding) como estratégia de posicionamento na mente e no coração de consumidores, duas formas de divulgação entram no duelo: infláveis vs. outdoors.

No post de hoje vamos analisar alguns fatores importantes para ajudar na escolha entre outdoors e infláveis promocionais para divulgar a sua marca, levando em consideração variáveis como custo, visibilidade, promoção da marca, flexibilidade e durabilidade dos materiais utilizados.

1. Custo

O custo certamente é um fator que pode ser determinante na escolha entre um outdoor e um inflável, mas não pode ser o único.

Em primeiro lugar, é importante saber que o custo deve ser aliado do benefício que o material de divulgação fará.

Nesse sentido, algumas perguntas devem ser feitas, como por exemplo:

  • Em qual local o inflável ou o outdoor será instalado?

  • Qual é a ocasião de divulgação? Um evento? Uma campanha?

  • Por quantos dias a marca ficará exposta nessa forma de promoção?

Como estamos falando especificamente de promoção de marca, se nós analisarmos somente o quesito custo, o outdoor pode levar alguma vantagem.

Mas, se levarmos em consideração o custo-benefício, o inflável promocional sai na frente por diversos motivos:

  • A qualidade da impressão e do acabamento é superior;

  • A segmentação é maior, pois sendo o inflável atraente e inovador, com seus diversos formatos e tamanhos, pode gerar muito mais audiência do que um outdoor.

  • Possibilidade de ser colocado tanto do lado interno quanto externo de um evento.

  • O inflável promocional também pode ser reutilizado várias vezes, em diferente ocasiões e localidades.

  • São simples de serem montados, desmontados e transportados, não necessitando, portanto, de contratação de mão de obra especializada.

  • Enquanto o outdoor é um produto perecível ao final da campanha, o inflável se torna um produto da própria empresa que o adquire, evitando despesas futuras com novas campanhas.

2. Visibilidade

Você se recorda do último outdoor que viu? Consegue se lembrar dos detalhes, como cores e marca?

É certo que existem outdoors bem criativos e que chamam a atenção das pessoas, mas no quesito visibilidade, o duelo entre infláveis e outdoors novamente tem a primeira opção como vencedora.

Isso porque, enquanto o outdoor é uma ferramenta de publicidade tradicional, o inflável promocional tem a tridimensionalidade como diferencial – ou seja, o tamanho e o ângulo de visão aumenta sua  visibilidade em relação ou outdoor.

Além disso, alguns formatos e tamanhos de infláveis permitem a utilização de iluminação, que podem ser instalados internamente ou externamente, tornando a noite também favorável à visibilidade da marca.

Por último, o próprio fato de um outdoor já ser um meio tradicional de publicidade, a poluição visual chega a ser tamanha em algumas cidades que a mensagem pode passar despercebida pelo público ‒ incluindo o público-alvo da sua campanha.

3. Promoção da marca

Como dito, um inflável promocional ou um outdoor são boas estratégias de promoção de uma marca. Ainda assim, o inflável sai na frente por fatores como:

  • Ativa a memória de maneira mais eficaz. Imagine que você precise divulgar uma nova marca de bebida de um estabelecimento e, para isso, utilize um inflável promocional em forma de garrafa ou lata para que seja posicionado na frente do estabelecimento? Certamente isso atrairia muito mais atenção do público do que um outdoor.

  • A concorrência de infláveis é menor em relação aos outdoors, sendo mais eficientes na hora de chamar a atenção de quem passa pelo local.

4. Flexibilidade e durabilidade

Muitos podem pensar que no quesito flexibilidade, o outdoor sai na frente. Afinal, para mudar a arte da campanha, basta alugar novamente o espaço e solicitar a mudança.

Mas os infláveis promocionais também têm a flexibilidade como característica em alguns modelos. Neles, a mensagem da propaganda pode ser completamente modificada.

Além disso, por serem de fácil montagem, eles também são flexíveis no sentido de poderem ser usados em diferentes ocasiões.

Quanto à durabilidade, o material do inflável promocional é bem resistente e a manutenção (no caso, a limpeza) é simples de ser feita. Em contrapartida, o outdoor pode sofrer avarias com a variação climática, perdendo o brilho das cores e ainda ser mais suscetível à ação de vândalos.

Quando custa um inflável promocional?

Como vimos no texto, os infláveis promocionais são formas de publicidade muito mais chamativas e práticas do que os tradicionais outdoors.

Mas afinal, quanto custa um inflável promocional?

O preço pode variar bastante de acordo com o modelo, tamanho e tipo de material. Por isso, o mais recomendado é entrar em contato com uma empresa especializada em infláveis promocionais para solicitar um orçamento mais assertivo.

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Luis Silvestre
Luis Silvestre
Luis Silvestre é fundador e CEO da RVB Balões e Infláveis empresa com 23 anos e líder de mercado na fabricação de infláveis promocionais. Sempre apaixonado por balões hoje é tetracampeão brasileiro de balonismo.
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