Quando falamos em marketing no varejo, estamos nos referindo ao conjunto de ações que podem ser feitas para alavancar os negócios no setor varejista, seja ele local ou digital.
Por isso, é sempre importante ficar de olho nas tendências para não perder espaço no mercado e fidelizar mais clientes.
Nesse caso, vale a pena conferir as 5 tendências – muitas delas advindas de tendências anteriores – que continuam em alta em 2020. É importante dizer que todas elas podem (e devem) ser feitas mesmo em tempos de pandemia e crise econômica.
1. Marketing promocional
Já explicamos neste post aqui o significado de marketing promocional e como ele sempre fez parte do marketing no varejo.
Marketing promocional é um conjunto de ações pensadas para promover uma marca, aumentar as vendas, prospectar e fidelizar clientes.
E como sabemos, varejo e promoção estão diretamente ligados, não é mesmo? Na prática, então, a ideia é criar ações promocionais que chamem atenção dos seus clientes e potenciais clientes.
Exemplos de ações promocionais são:
- distribuição de brindes;
- oferecimento de descontos;
- personalização de ofertas a segmentos de clientes;
- programas de incentivo à fidelização.
Saiba mais: 4 exemplos de ações promocionais para você aumentar as vendas.
2. Crescimento dos dispositivos móveis para compras no varejo
Nestes novos tempos em que precisamos nos adaptar, estamos presenciando a disparada do atendimento on-line – inclusive de empresas que funcionam de forma local.
- Mercadinhos do bairro com atendimento via WhatsApp e entrega delivery;
- Lojas de roupas que atendem via Instagram;
- Empresas tradicionalmente locais que estão criando presença virtual.
Nesse sentido, a forte tendência do marketing no varejo é a utilização de dispositivos móveis como canal de vendas e atendimento ao cliente. Lembre-se que o Brasil já tem mais de um smartphone ativo por habitante, então, está na hora da sua empresa adaptar-se a essa realidade.
3. Ofertas e produtos personalizados
Também faz parte das tendências de marketing no varejo a personalização de produtos e ofertas aos clientes.
Isso demonstra que a empresa conhece de fato quem compra dela, e por isso, está empenhada em satisfazer desejos e necessidades específicos.
Por isso, uma dica é separar os seus clientes em segmentos com base em seus históricos (dados pessoais, dados de compras, etc.) para criar ofertas personalizadas a cada um desses grupo. As chances de vendas aumentam.
Saiba mais: Como aumentar as vendas durante e após a crise.
4. Experiência omnichannel também é uma tendência de marketing no varejo
A tendência do omnichannel continuará cada vez mais forte, ainda mais depois da crise por conta da pandemia do novo coronavírus.
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A ideia é oferecer uma boa experiência de compras em todos os canais de atendimento da loja – offline e online. Ou seja, é investir em um atendimento que cubra todos esses canais, unificando a linguagem e proporcionando rapidez na compra ou no suporte ao cliente.
Lembre-se também de que as redes sociais estão cada dia mais entrelaçadas aos negócios físicos e digitais. Por isso, também oferece atendimento eficiente nesses canais. No fim das contas, o seu cliente enxerga a sua empresa como apenas uma – então, um atendimento mal feito em qualquer um dos canais pode prejudicar a reputação da marca.
5. Marketing sensorial nos pontos de venda
Outra forte tendência é o marketing sensorial, aquele voltado a criar experiências para os cinco sentidos: visão, audição, olfato e paladar.
Dependendo do tipo de negócio, você pode escolher um ou mais sentidos para atrair a atenção de potenciais clientes e aumentar as vendas.
O uso de infláveis promocionais nas lojas, por exemplo, são excelentes formas de atrair a atenção do público por meio da visão.
Por isso, continue esse assunto sabendo como um inflável promocional – como um portal inflável, por exemplo – ajuda você a vender mais em sua loja física.