Marketing promocional: entenda o que é e quando vale a pena apostar

Se bem planejada, uma de marketing promocional pode fazer você atrair mais clientes e disparar as suas vendas. Saiba quando apostar nisso.

Marketing promocional: entenda o que é e quando vale a pena apostar

O marketing promocional existe há tanto tempo no mercado que nem todo mundo que o pratica sabe que está investindo em uma forte estratégia – que, aliás, pode ser utilizada para várias finalidades (e não apenas para aumentar as vendas).

Se bem planejada, uma simples promoção pode fazer você atrair mais clientes e disparar as suas vendas em épocas específicas do ano, inclusive na baixa temporada. Esse tipo de marketing também ajuda a reforçar a sua marca na mente do consumidor.

Então, nada melhor do que entender de vez o que é e o quanto vale a pena apostar no marketing promocional em seu negócio!

O que é marketing promocional?

Significado de marketing promocional
O marketing promocional nada mais é do que um conjunto de estratégias que tem a finalidade de construir e promover uma marca, resultando no aumento das vendas, na prospecção e na fidelização de clientes.

Na prática, tratam-se de ações diretas realizadas entre a marca e seus consumidores. Repare que não falamos de uma relação entre empresa e consumidores, mas entre uma marca. Sabe o por quê?

Quando falamos de marca, conseguimos ir além do que simplesmente oferecer um bom desconto para atrair clientes a comprar os produtos.

Falamos de ideias, valores e conceitos que uma empresa tende a oferecer junto ao que vende – é justamente esse pacote que faz com que o cliente permaneça.

 

Leia também | Conheça os melhores exemplos de ações de marketing promocional

Quando começar a apostar em marketing promocional?

Ao contrário do que muita gente pensa, o marketing promocional não deve ser feito apenas para aumentar as vendas. As estratégias também podem gerar outros resultados.

Então, a empresa precisa investir em marketing promocional:

Quando a marca quer atrair novos clientes

Nesse caso, o marketing promocional gera ações promocionais segmentadas para atrair o público certo.

Quando a marca precisa fidelizar os clientes

O marketing promocional pode ser focado em ações que tocam no emocional dos clientes, levando a uma real identificação com a marca (por exemplo: um atendimento acolhedor e personalizado pode gerar grandes resultados).

Quando a empresa precisa fixar a marca na mente do consumidor

Nesse caso, podem ser feitas ações de marketing promocional tanto dentro dos PDVs quanto em outros locais, incluindo o patrocínio de eventos.

Quando a marca precisa interagir mais e melhor com seus clientes

A boa comunicação e interação é parte fundamental das estratégias de marketing promocional. Nesse caso, considere ações tanto nas redes sociais quanto na própria loja física (workshops, encontros, comemorações, palestras, etc.).

Quando a concorrência está se saindo melhor

Nesse caso, fique de olho em seus principais concorrentes para entender o que tem dado certo em suas ações. E seja criativo na hora de criar estratégias para aumentar a competitividade. Talvez seja a hora de pensar fora da caixa para atrair a atenção do seu público.

Quando é preciso girar o estoque

Ações promocionais simples, como liquidações e promoções imperdíveis fazem parte do marketing promocional e devem ser colocadas em prática na hora de desencalhar produtos que estão há muito tempo parados no estoque.

Quando a empresa precisa atrair mais clientes para o ponto de vendas

Nesse caso, as ações de marketing promocional podem ser concentradas localmente – por exemplo: colocar um inflável promocional personalizado na entrada para atrair a curiosidade das pessoas, e, combinar com ações de distribuição de brindes, por exemplo.

 

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Quais ações envolvem o marketing promocional?

Existem várias estratégias que podem ser adotadas no marketing promocional. As mais utilizadas pelo mercado e que trazem bons resultados são:

  • Distribuição de brindes: ofereça brindes realmente úteis e, de preferência, com o logotipo da sua empresa para reforçar a marca na mente do cliente.
  • Criação de programas de incentivo: essa é uma estratégia de marketing promocional voltada à fidelização dos clientes. Os programas de acúmulo de pontos são bons exemplos de estratégias assim.
  • Ações de trade marketing em PDVs: trade marketing é quando a sua empresa se une a um dos fornecedores para que reforcem as vendas de determinado produto ou marca dentro do ponto de vendas.
  • Criação de eventos promocionais para criar experiências ao vivo: ações que criem experiências emocionais que marcam os clientes. Um ambiente com um perfume característico, uma vitrine bonita e um atendimento que supere as expectativas fazem parte do pacote.
  • Divulgação de ofertas com escassez: para que o cliente perceba as vantagens de se adquirir o produto e/ou serviço – e dentro do prazo que você estabeleceu; caso contrário, ele perderá uma grande oportunidade.
  • Ações de experimentação do produto ou serviço em PDVs: degustação e demonstração ao vivo do uso de produtos são ótimas estratégias de marketing promocional para atrair curiosos e transformá-los em clientes.
  • Realização de concursos e sorteios: para atrair mais potenciais clientes.
  • Geração de buzz para a marca, tanto de forma local quanto on-line: nesse caso, é como se fosse o marketing boca a boca nas redes sociais, aumentando as chances de uma ação viralizar na internet).

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Qual é o primeiro passo para colocar o marketing promocional em prática?

Sem dúvidas, o primeiro e mais importante passo é um bom planejamento das ações promocionais.

É com base nesse planejamento que você vai definir os objetivos, o orçamento, os recursos que serão levantados, o período da estratégia, a gestão do estoque e todos os demais itens necessários para colocar as ideias em prática.

Também é importante dizer que todas as ações de marketing promocional precisam ser medidas – ou seja, é importante construir metas em cada estratégia, e, depois, analisar os resultados para que as próximas ações sejam mais assertivas.

E procure sempre realizar pesquisas de satisfação dos clientes para otimizar ainda mais esses resultados.

Qual é a melhor ferramenta para utilizar no marketing promocional?

A ferramenta ideal para impulsionar estratégias de marketing promocional é o uso de infláveis promocionais.

Esses elementos visuais oferecem uma abordagem única e impactante para destacar uma marca ou produto em eventos, feiras ou locais movimentados.

Os infláveis promocionais são altamente versáteis, podendo ser personalizados em várias formas, tamanhos e cores para atender às necessidades específicas da campanha.

Além de atrair a atenção imediata do público, os infláveis promocionais criam uma experiência memorável e compartilhável, gerando buzz nas redes sociais e boca a boca.

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Até a próxima e sucesso!

 

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Luis Silvestre
Luis Silvestre
Luis Silvestre é fundador e CEO da RVB Balões e Infláveis empresa com 23 anos e líder de mercado na fabricação de infláveis promocionais. Sempre apaixonado por balões hoje é tetracampeão brasileiro de balonismo.
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