Fechando com chave de ouro a nossa sequência de posts sobre inauguração de loja, hoje falaremos sobre os infláveis promocionais.
Os infláveis vêm sendo muito utilizados nos estabelecimentos físicos pelo poder de atração que possuem. Afinal, eles podem ser confeccionados com diferentes tamanhos e formatos, gerando um impacto visual bem interessante.
Neste artigo, você vai entender por que eles são ferramentas indispensáveis para a inauguração de lojas!
O que são Infláveis Promocionais?
Também chamados de balões infláveis ou réplicas promocionais, os infláveis promocionais são produtos que têm como principal finalidade atrair a atenção de um público.
Isso porque são ferramentas de mídia altamente personalizáveis e que podem ser confeccionadas de diferentes tamanhos (inclusive gigantes) e diferentes formatos, reproduzindo fielmente logotipos e produtos que a empresa pretende destacar.
Dá uma olhada nestes exemplos de infláveis promocionais:
Então, responda – o que mais atrairia a atenção do seu público no dia da inauguração da sua loja?
- Um outdoor gigante em uma via de grande circulação de carros;
- Cartazes e panfletos entregues em pontos estratégicos da cidade;
- Um inflável promocional na fachada da loja, remetendo à identidade visual dela ou de algum produto que você quer promover.
Não queremos aqui dizer que apenas a terceira opção está correta – afinal de contas, em termos de outbound marketing, as empresas podem utilizar várias estratégias de divulgação local, o que pode incluir as duas opções.
Mas, sem dúvida, os infláveis promocionais atraem a atenção do consumidor – e mais: ajudam a fixar a sua marca na mente dele, o que é um desafio que muitas empresas enfrentam, mesmo que já tenham sido inauguradas há mais tempo.
Os infláveis promocionais possuem um motoventilador embutido que, ligado a energia, garante que os infláveis permaneçam cheios de ar – aliás, alguns modelos contam com iluminação interna, o que é uma ótima opção para inaugurações noturnas.
Os infláveis promocionais são tão versáteis que podem ser utilizados em várias estratégias de marketing, não apenas no dia da inauguração. Por exemplo:
- Em ações de marketing de guerrilha pelas ruas da cidade;
- Fazer blitz em pontos estratégicos com tendas infláveis para cadastro de novos leads;
- Em feiras, exposições e eventos da região;
- Em datas comemorativas ou eventos especiais da sua loja.
Ah, e um detalhe: você pode acrescentar banners nos infláveis, que podem ser retirados e as mensagens modificadas, tornando-os ainda mais reutilizáveis nas demais estratégias. Ou seja, o custo-benefício é grande.
As vantagens dos infláveis promocionais para inauguração de lojas
A seguir, vamos destacar outras vantagens que os infláveis promocionais têm em comparação a outras ferramentas de mídia:
- Os infláveis promocionais são práticos de montar e desmontar: bastam poucos minutos para que você mesmo consiga fazer isso, sem a necessidade de contratar nenhuma equipe especializada.
- Eles rendem mídia espontânea: se você caprichar na escolha do tamanho e do formato do seu inflável, a sua inauguração será um sucesso, pois o inflável pode lhe render até mídia espontânea.
- Os infláveis podem ser reutilizados: como dissemos, para a inauguração você pode incluir um banner com velcro com as informações temporais. Depois, basta retirá-lo para reutilizar o inflável em outras estratégias.
- Eles podem ser montados dentro ou fora da loja: a versatilidade dos infláveis promocionais faz com que eles causem o mesmo impacto visual no interior e no exterior da loja.
- Os infláveis são versáteis: eles podem ser utilizados em diferentes ações de marketing para atrair os clientes, como eventos diversos, campanhas, liquidações, sorteios, etc.
Boas práticas de utilização de infláveis promocionais nas lojas
A seguir, vamos dar algumas dicas de cuidados que você precisa tomar para garantir a melhor experiência do cliente quando ele entrar em sua loja e ver os infláveis promocionais.
Ofereça brindes e descontos na inauguração da sua loja
Como dissemos, os infláveis promocionais servem para atrair o público para dentro da sua loja – mas é preciso fazer com que ele permaneça nela e faça uma compra.
Uma boa dica é oferecer brindes e descontos para aumentar as vendas nesse dia de estreia. Mas lembre-se: distribua brindes úteis, para que a marca fique mais tempo na mente do consumidor. Exemplos de brindes:
- copos de acrílico;
- chaveiros;
- toalhas de rosto personalizadas;
- squeezes;
- lixeirinhas de TNT para carros;
- ecobags;
- amostras de produtos.
Treine a sua equipe para a inauguração
Vamos supor que a sua réplica inflável está lá na fachada, chamando a atenção de todo mundo. Aí as pessoas resolvem se aproximar e fazer selfies com esse inflável.
O ideal é que tenha uma pessoa treinada para convidar essas pessoas a entrarem na loja para conhecerem os produtos, e, assim, utilizar outras estratégias: distribuir brinde, preencher um cadastro, etc.
Ah, e que tal pedir para que a pessoa poste a foto nas redes sociais e marcar o @ da loja? Você já inicia com pé direito ganhando mídia espontânea.
Atenção ao tamanho do inflável promocional
Existem réplicas infláveis gigantes e coloridas, mas uma boa prática é que, independentemente do tamanho escolhido, elas não bloqueiem o tráfego das pessoas.
Aliás, isso pode gerar até problemas por conta do código de postura da cidade.
Por isso é importante verificar a legislação, e, claro, tomar as medidas da calçada da loja para que a réplica seja a mais adequada possível. Pense, ainda, que essa réplica poderá ser reutilizada em outras ações, inclusive no interior da loja – portanto, o tamanho deve ser pensado para todas essas utilidades.
Gostou de saber que os infláveis promocionais podem ser as melhores ferramentas de divulgação do seu negócio?
Então complemente este assunto entendendo por que utilizar infláveis em ações promocionais – inclusive se a sua empresa for totalmente online. Até a próxima!