Vai expandir suas ações promocionais e precisa de dicas para expor em feiras? Então você está no lugar certo!
Bom, saiba que participar de feiras e eventos do seu mercado ou de mercados que têm a ver com o seu nicho é uma excelente oportunidade de expor a sua marca e mostrar os seus produtos (ou serviços) a mais pessoas.
Mas, por onde começar? Pelo objetivo principal pelo qual você estará na feira em questão: atrair atenção para sua marca.
Então, para que isso aconteça, você precisa tomar algumas medidas.
Neste conteúdo, vamos dar algumas dicas simples e importantes para preparar o seu negócio para participar desses eventos e aumentar as vendas. Vamos lá!
Por que vale a pena expor em feiras e vender mais?
Expor em feiras oferece diversas vantagens que podem impulsionar as vendas.
Em primeiro lugar, esses eventos proporcionam uma plataforma única para interagir diretamente com os clientes.
Eles impulsionando os relacionamentos pessoais com os clientes, estabelecendo confiança.
Além disso, a exposição física dos produtos permite que os clientes os vejam, toquem e experimentem, gerando um impacto mais tangível do que a venda online.
As feiras reúnem um público específico interessado no nicho, ampliando a visibilidade da marca e atraindo potenciais compradores.
Outro motivo de expor em feiras é o networking.
A concorrência e a troca de ideias com outros expositores podem gerar insights valiosos para aprimorar produtos e estratégias de venda.
Mas como tudo isso aumenta as vendas na prática? Simples: a atmosfera animada e as promoções especiais nas feiras também incentivam o impulso de compra.
No geral, expor em feiras cria uma oportunidade única para aumentar as vendas ao envolver os clientes de maneira direta e pessoal, enquanto expande a presença da marca no mercado-alvo.
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Dicas de planejamento para expor em feiras
Depois de reforçarmos a importância de expor produtos em feiras, vamos à questão: como fazer isso?
Separamos 7 dicas que certamente vão ajudar sua empresa a se destacar:
1. Defina quais produtos você vai expor na feira
Marcas que vendem uma grande diversidade de produtos geralmente têm dificuldades de escolher quais deles levar ao evento.
Mas essa é uma das dicas para expor em feiras que é bem simples de resolver: pense no tipo de público que estará presente.
Vale a pena tirar essas dúvidas com a organização da feira e também pesquisar quais expositores estarão presentes.
Feito isso, fica bem mais fácil fazer uma triagem de quais itens levar.
Destaque o seu produto em qualquer evento2. Não se esqueça de distribuir brindes
2. Não se esqueça de distribuir brindes
Quem participa de feiras já espera pelos tradicionais brindes que os expositores costumam oferecer.
Então, não fique de fora, já que essa é uma das ações promocionais que mais podem dar resultados ao seu negócio.
Mas fique atento: os brindes precisam ter conexão entre a marca e a mensagem que você quer transmitir.
Eles também precisam ser realmente úteis para os clientes.
Afinal, quanto mais tempo a pessoa utilizar o seu brinde, mais tempo a sua marca ficará na mente dela.
3. Saiba abordar as pessoas
Essa parte pode gerar uma certa ansiedade, principalmente em promotores de venda inexperientes. Mas vale a pena separar um tempo para treinar a equipe sobre as melhores técnicas de abordagem.
A ideia é não criar um clima de que você já quer vender logo de cara. Isso gera ansiedade na pessoa.
Trabalhe uma forma de abordagem na qual você consiga conhecer rapidamente algumas informações sobre o visitante.
Colete informações como: nome, cargo e empresa.
Assim, você conseguirá construir melhores argumentos de vendas.
Além disso, nunca fique sem cumprimentar o visitante. Mesmo aquele que entrar em seu stand de forma discreta, cumprimente-o, apresente-se e coloque-se à disposição para tirar quaisquer dúvidas.
4. Dê liberdade aos visitantes em seu stand
Uma das mais importantes dicas para expor produtos em feiras e vender mais é:
Dar liberdade para que os visitantes experimentem seus produtos.
Durante a apresentação deles, permita que eles peguem o produto na mão, que experimentem (se for o caso), que conheçam todos os detalhes dele.
As experiências sensoriais (tato, olfato, paladar e visão) aguçam o desejo de compra.
Com isso, suas as chances de fechar ótimos negócios irão aumentar.
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5. Pegue o contato dos visitantes para o pós-evento
A ideia é estender o relacionamento iniciado no evento com os visitantes que demonstraram interesse em seus produtos.
Nesse caso, faça o cadastro deles com informações simples, como nome, e-mail, data de aniversário e telefone para, então, iniciar um pós-evento.
A ideia é oferecer descontos especiais para quem passou pelo seu stand, mas não teve a oportunidade de comprar o produto no local, ou, ainda, enviar informações interessantes sobre os produtos que ele comprou – dicas de uso, novidades sobre ele, espaço para dúvidas e suporte técnico, etc.
6. Divulgar a presença da sua marca antes do evento é uma das dicas para expor em feiras
Se você já tem um bom engajamento nas redes sociais, uma ótima ideia é divulgar a sua presença na feira previamente.
Pergunte a opinião dos seus clientes, convide-os a participarem, crie promoções exclusivas para quem comparecer. Seja criativo.
E se você ainda não tem uma presença forte nas redes sociais, também vale a pena investir no patrocínio de postagens referentes a esse evento para alcançar o público-alvo que estará na feira.
Vale criar um senso de urgência no anúncio, demonstrando que em seu stand haverá brindes especiais e valores promocionais para quem comparecer.
7. Use tendas infláveis como stand e uma réplica inflável na entrada
Por fim, vamos à parte mais “técnica”. Como o seu principal objetivo é atrair atenção do público para sua marca, uma das melhores dicas para expor em feiras é, sem dúvidas, utilizar infláveis promocionais.
Aliás, o próprio stand de lona pode ser substituído por uma tenda inflável bonita, colorida e que tenha exatamente a identidade visual da sua marca.
E para atrair ainda mais atenção, que tal colocar uma réplica inflável de um dos produtos que você vai expor?
Pensando nisso, no próximo post você pode conferir 7 modelos de infláveis promocionais que podem ser personalizados – e certamente causarão um bom impacto visual nas feiras e eventos em que sua marca estará presente.
Não perca a chance de destacar a sua marca em feiras e eventos.
Quer criar um ambiente atrativo e memorável e aplicar essas dicas para expor feiras? Os infláveis promocionais são a solução perfeita para captar a atenção de seu público e fortalecer sua presença.
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