Quem trabalha com vendas sabe que a propaganda e o planejamento de uma ação promocional precisam andar juntos. Afinal, não basta apenas colocar uma estratégia em prática – é preciso saber divulgá-la ao público certo.
Nesse caso, não existe segredo e nem atalhos. O planejamento de toda e qualquer ação promocional é fundamental para você saber o que fazer, para quê fazer, como fazer e saber medir se todo esse investimento deu algum retorno.
Mas não se desespere. Planejar uma ação promocional é uma tarefa que quanto mais se pratica, mais simples vai ficando com o tempo.
Nesse caso, separe alguns minutinhos para entender como você pode se organizar para vender mais e ter uma marca forte.
Mas o que é, de fato, uma ação promocional?
Uma ação promocional faz parte do chamado marketing promocional. Trata-se de uma estratégia que tem alguns objetivos principais:
- construir e promover uma marca;
- aumentar as vendas;
- prospectar e fidelizar mais clientes.
Reparou como falamos em marcas? Isso precisa ficar bem claro: mais do que promover a sua empresa, a ação promocional do século 21 precisa promover a sua marca – e, para isso, ela precisa carregar valores que geram uma conexão com as pessoas.
Não é à toa que os comerciais de bancos focam bastante em estratégias de storytelling, por exemplo. Afinal, eles entenderam que não é mais suficiente dizer:
“Baixe o app do nosso banco e simplifique a sua vida”.
Eles precisam gerar conexão com seus clientes e ir direto ao ponto de suas dores e necessidades, no melhor estilo:
“O que é mais importante? Passar um tempo com quem você ama ou ficar na fila de um banco? Então baixe o nosso app e aproveite o seu tempo”.
Aliás, dá uma olhada nesse comercial de fim de ano da cooperativa de crédito Sicoob:
Conexão. Esse é o ponto central de toda e qualquer ação promocional que você precisa colocar em prática nas próximas vezes, combinado?
Então, mãos à obra!
Leia também | Conheça os melhores exemplos de ações de marketing promocional
Aprenda a planejar uma ação promocional
Planejar uma ação promocional requer um momento de análise e pesquisa, pois existem alguns detalhes que precisam estar bem definidos antes de colocar tudo em prática.
Mas quais detalhes? Vejamos:
1. Defina o seu cliente ideal
Um erro comum – e trágico – para qualquer empresa é não saber para quem, de fato, está vendendo (ou deveria vender).
Não existe ação promocional de sucesso sem você definir o perfil dos seus clientes e potenciais clientes.
É somente assim que você consegue estruturar o tipo de ação que ele se sentirá mais atraído, o tipo de produto a ser oferecido nessa ação e, ainda, não desperdiçará dinheiro anunciando suas ações promocionais para pessoas que não têm nada a ver com o seu mercado.
O que é preciso saber sobre o seu público? O máximo de dados possíveis, tais como:
- faixa etária;
- profissão;
- estado civil (e se tem filhos);
- localidade em que mora;
- profissão;
- hobbies;
- como consome conteúdo online e offline;
- sonhos;
- necessidades (que o seu produto pode resolver);
- desejos (que o seu produto pode atender).
Toda informação que te ajude a montar uma persona ideal (ou várias personas) vai te ajudar a segmentar ao máximo a sua ação promocional e aumentar as chances de sucesso.
Mas como saber tudo isso? Com pesquisa entre seus clientes – você pode contratar uma empresa especializada nesse setor, ou, ainda, formular pesquisas em aplicativos gratuitos (e alguns pagos) na internet.
Aliás, uma dica para atrair o máximo de respostas possível é oferecer brindes em troca das respostas ao questionário de pesquisa.
2. Defina o objetivo da ação promocional
Definiu quem é o seu público? Então está na hora de montar o objetivo da ação promocional. Somente depois dessa etapa você consegue saber quais estratégias colocar em prática e as metas a serem conquistadas.
Exemplos de objetivos:
- apresentar uma nova linha de produtos;
- atrair novos clientes;
- fidelizar os clientes;
- aumentar as vendas;
- diferenciar a sua marca da concorrência;
- reduzir estoque;
- trabalhar as vendas dos produtos em outros PDVs (pontos de venda) além da sua loja física.
3. Escolha o tipo de ação promocional
Existe uma série de estratégias que podem ser feitas, mas a escolha da mais adequada é feita com base no perfil do seu cliente e no objetivo da ação.
Vamos a alguns exemplos:
- sorteios;
- concursos;
- ações solidárias;
- liquidações;
- descontos especiais;
- cartão fidelidade;
- distribuição de brindes;
- demonstração / degustação de produtos;
- trade marketing;
- ações promocionais em eventos com o uso de infláveis.
Mas, lembre-se: foque em gerar conexão com seus clientes, certo?
4. Levante os recursos necessários para a ação promocional
Sabe quando você é um cliente e decide comprar um produto online com um super desconto na Black Friday?
Você paga por ele, mas, dias depois, recebe uma mensagem de WhatsApp da empresa afirmando que o seu produto está em falta no estoque e que devolveriam o seu dinheiro (ou você poderia escolher outro produto da loja).
Não seja essa empresa! O sucesso de uma ação promocional também depende de uma logística perfeita, e isso quer dizer:
- certifique-se de que você tenha uma boa quantidade de itens que serão o alvo da ação promocional;
- separe a verba destinada à compra de material de divulgação e propaganda;
- pense na margem de negociação dos descontos e as opções de pagamento que serão oferecidas;
- atenção ao frete e às condições de entrega do produto;
- certifique-se de que os seus colaboradores estão treinados para prestarem um atendimento excelente nessa ação promocional.
5. Planeje a divulgação da ação promocional
A palavra-chave, tanto para lojas físicas quanto virtuais, é segmentação.
Em quais locais serão divulgadas as ações promocionais? Resposta: onde estão os seus clientes – aqueles que você identificou na pesquisa.
Eles podem estar:
- nas redes sociais;
- no WhatsApp;
- ouvindo a rádio local da sua cidade;
- passeando pelo shopping;
- fazendo compras no mercado ao lado da sua loja;
- participando de eventos e competições em sua cidade;
- pesquisando sobre o seu produtos no Google.
Portanto, segmente sempre e só patrocine mídias em que o seu público está presente.
Como medir o ROI de uma ação promocional?
Definindo métricas de acompanhamento dos resultados. São esses dados concretos que te ajudarão a tomar melhores decisões, potencializando o que está dando certo e corrigindo os erros.
As métricas precisam estar relacionadas ao objetivo da sua ação promocional e precisam ser fáceis de serem mensuradas.
Exemplos de métricas:
- aumento do volume de cadastros de novos clientes durante a ação promocional;
- quantidade de vendas no período da ação;
- total de alcance das propagandas em relação ao número de vendas.
Para finalizar e te inspirar, dá uma olhada em uma ação promocional simples e criativa que a Cacau Show fez nas ruas de São Paulo chamada de #DiadoAbraço.
Um influenciador foi contratado para andar pelas ruas em um dia chuvoso oferecendo abraços e, claro, chocolates da marca às pessoas:
Bom, agora que você já sabe como planejar uma ação promocional, você precisará de uma ferramenta criativa, simples e que consiga atrair a atenção das pessoas para seus produtos e serviços.
Nesse caso, conheça 7 tipos de infláveis promocionais que certamente será eficientes em suas ações promocionais.