Você sabe, de fato, como atrair clientes para sua loja? Essa é uma pergunta que parece ser de fácil resposta – mas nem sempre essas respostas garantem resultados, não é mesmo?
Isso porque muitos empreendimentos não dão a devida importância à construção de um relacionamento com seus clientes, mas apenas em aumentar o faturamento. Mas o mundo tal qual conhecemos hoje não dá mais espaço para isso.
Vender mais não é o início de uma estratégia, mas, sim, a etapa final dela. É a consequência de saber como atrair clientes para sua loja, fazê-los prestar atenção à sua marca, verem valor atrelado ao produto, e, por fim, torná-los compradores – e promotores da marca a seus amigos, familiares e seguidores.
Portanto, as três dicas de hoje são bem simples e devem ser focadas nisso: construir relacionamentos. Conhecer as pessoas, saber suas necessidades reais, seus desejos, sonhos e dificuldades.
Vamos lá?
Passo 1: Crie um evento em sua loja
Simples assim. Criar um evento é uma ótima dica de como atrair clientes para sua loja porque é uma forma de estreitar relacionamentos com os clientes, e, ainda, atrair novos.
Dependendo do seu nicho de atuação, vale a pena investir em:
– Coquetéis e/ou coffee breaks de lançamento de novos produtos;
– Workshops e palestras com alguma autoridade na área (vende roupas? Chame um consultor de imagem para um workshop);
– Festas de aniversário da loja;
– Degustação / demonstração de produtos.
Nesses eventos, aproveite para renovar ou iniciar uma pesquisa para conhecer melhor o seu público, já que essa é uma tarefa fundamental para colocar as estratégias de vendas e marketing em prática.
Em contrapartida aos questionários que os participantes responderão, ofereça brindes gratuitos com a marca da loja (e que tenham utilidade). E não se esqueça de pegar os contatos de cada participante, seus gostos em relação aos produtos da loja para que você crie listas segmentadas para divulgar produtos específicos a essas preferências.
Passo 2: Faça parcerias com outros empresários
O segundo passo de como atrair clientes para sua loja – também focado na construção de relacionamentos – é firmar parcerias com outros empresários e influenciadores.
O objetivo é formar parceiros de negócios para que um indique o outro para seus respectivos clientes, reforçando o marketing boca a boca. É importante que as áreas de atuação, obviamente, não sejam iguais, mas que possam se integrar de alguma forma.
Por exemplo: se você tem uma loja de roupas fitness, dá para firmar parceria com uma academia de ginástica – os clientes dela obtêm descontos na compra dos produtos e vice-versa.
Aliás, essa é um ótimo passo para os parceiros construírem eventos maiores de atração de clientes, promovendo um grande burburinho local e reforçando as marcas – ainda no exemplo acima, imagine essa parceria na criação de um evento esportivo? Se feito com planejamento, os resultados podem ser ótimos para o aumento das vendas e a construção de clientes encantados com a marca.
Outra dica dentro desse segundo passo é utilizar estratégias de trade marketing, no qual a empresa firma parceria com a própria fabricante do produto para reforçar as vendas e a divulgação. Saiba mais neste post aqui.
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Passo 3: Utilize infláveis promocionais para finalizar os passos de como atrair clientes para sua loja
O terceiro passo é utilizar uma ferramenta de mídia bem criativa e que saia do senso comum para despertar o interesse do cliente para entrar em sua loja.
Estamos falando dos infláveis promocionais. Definitivamente eles são as ferramentas certas para esse objetivo de construção de relacionamento, já que ajudam a reforçar a marca na mente do consumidor.
Uma das principais características que provam isso é que os infláveis promocionais são altamente personalizáveis. Ou seja, você consegue ter na entrada (e até no interior) da sua loja uma réplica fiel de um produto que você quer destacar, de um mascote da marca ou de algo relacionado ao seu segmento.
Dá só uma olhada nestes exemplos:
Viu só como são passos simples? Portanto, saber como atrair clientes para sua loja é algo que está diretamente relacionado a conhecê-los, de fato, para que haja uma construção de um relacionamento com a sua marca.
Vamos seguir falando sobre esse assunto. Agora, entenda por que usar infláveis em ações promocionais em vez de outras ferramentas de mídia. Até a próxima!