A autoescola é um tipo de serviço fundamental no mercado brasileiro. No entanto, mesmo que haja procura frequente por parte de clientes, é preciso vencer a concorrência.
Por isso, a criatividade nas estratégias de marketing pode ser uma ótima aliada nesse desafio. E não estamos falando de investir muito dinheiro em campanhas e anúncios. Medidas simples também podem garantir bons resultados.
Por isso, neste conteúdo vamos dar algumas ideias para serem aplicadas tanto nos meios físicos quanto nos meios digitais. Vamos lá!
5 ideias criativas para autoescola: estratégias on-line
A seguir, confira ideias a serem aplicadas de forma on-line para aumentar os clientes da autoescola:
1. Incentive os alunos a avaliarem a autoescola no Perfil da Empresa no Google (ex-Google Meu Negócio)
Em primeiro lugar, tenha uma página gratuita da autoescola no Perfil da Empresa, que é uma ferramenta criada especificamente para negócios físicos se promoverem nas buscas do Google.
Um dos recursos da plataforma é a avaliação de pessoas, que podem avaliar por meio da quantidade de estrelas e também deixar um comentário.
Nesse caso, para a autoescola se destacar, vale a pena pedir aos alunos que avaliem a autoescola, contando suas experiências positivas.
Essas avaliações também podem servir para promover anúncios, gerando mais autoridade.
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2. Seja criativo nas redes sociais da autoescola
Existem muitos temas importantes que podem ser publicados com frequência nas redes sociais da autoescola.
Alguns exemplos são:
- dicas práticas de direção;
- dicas para passar na prova do Detran;
- lembretes de assuntos teóricos;
- tira-dúvidas dos alunos;
- dicas de cuidados com os veículos;
- dicas de segurança nas ruas e estradas;
- como se preparar para a prova de habilitação;
- macetes para memorizar sinais de trânsito;
- técnicas para dirigir com confiança.
Além disso, também seja criativo ao publicar postagens mais leves e divertidas.
Fotos e vídeos de bastidores, reels animados, reels motivacionais para quem tem medo de dirigir, etc., geram atração e também proximidade com o público.
Na prática, separa um dia no mês ou na semana para criar o calendário de postagens. Vale a pena esse investimento.
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3. Invista em anúncios pagos criativos
Os chamados links patrocinados são anúncios que aparecem na internet e que são pagos.
É possível investir em diferentes lugares:
- rede de pesquisa do Google;
- YouTube;
- GMail;
- banners e vídeos em sites;
- redes sociais.
A diferença é que a autoescola pode ser mais criativa ao divulgar esses anúncios. Por exemplo: em vez de colocar uma imagem e um texto mais padrão, que tal um vídeo ou um gif mostrando uma pessoa que tem medo de dirigir e tornando a sua autoescola a solução?
Nesse caso, o foco é a dor da pessoa de ter medo de dirigir – e não a autoescola. E isso faz toda a diferença.
Aliás, segmente bem os anúncios. Crie campanhas para:
- pessoas que ainda não têm habilitação;
- pessoas que já têm habilitação, mas não dirigem por medo ou falta de prática;
- pessoas que querem fazer reciclagem;
- profissionais que precisam acrescentar outras especialidades na CNH (como permissão para dirigir caminhões e ônibus, por exemplo).
4. Produza vídeos curtos e educativos no TikTok e Reels
O formato de vídeos curtos, como no TikTok e Instagram Reels, é uma tendência crescente. Use essas plataformas para compartilhar dicas rápidas e práticas, como:
- Dicas para passar no teste prático do Detran;
- Erros comuns de direção e como evitá-los;
- Exercícios de controle emocional durante a prova.
Vídeos curtos e educativos têm um alto potencial de viralização e podem atingir um público que talvez ainda não conheça sua autoescola.
5. Ofereça e-books ou materiais gratuitos
Crie conteúdos valiosos que possam ser baixados pelos usuários, como e-books ou guias gratuitos.
Um exemplo seria um e-book com “10 Dicas Essenciais para Passar no Exame de Direção“.
Use isso como uma estratégia de captura de leads, pedindo para que os interessados forneçam seus e-mails em troca do material. Esses contatos podem ser nutridos com campanhas de e-mail marketing no futuro.
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5 ideias criativas para autoescola: estratégias offline
Bom, agora vamos dar 3 dicas de marketing para promover a autoescola de forma offline:
1. Faça convênios para aumentar o alcance da autoescola
A ideia do convênio é oferecer descontos para os alunos da autoescola – enquanto a empresa parceira também possui vantagens, como descontos na habilitação ou reciclagem dos funcionários que precisam dirigir.
Outra ideia é oferecer convênios para empresas que demandam os serviços da autoescola. Empresas de transporte, empresas cujos funcionários precisam de habilitação, reciclagem ou treinamentos periódicos, por exemplo, são bons exemplos para aumentar as vendas de forma criativa.
2. Esteja presente em eventos
Pode parecer que a presença em eventos é uma estratégia destinada a apenas alguns segmentos. No entanto, o segredo é o networking.
Estar próximo de pessoas e empresas faz com que a marca da autoescola fique marcada na mente das pessoas – além de aumentar as chances de parcerias com outros negócios.
Por isso, patrocine eventos e quando puder colocar um stand, use da criatividade para estimular as pessoas a entrarem para conhecer os serviços da autoescola.
3. Realize palestras e workshops sobre educação no trânsito
Organize palestras ou workshops em escolas, faculdades, e centros comunitários sobre educação no trânsito e segurança nas estradas.
Essas ações educacionais posicionam a sua autoescola como uma referência em conhecimento e segurança, criando valor para a comunidade e atraindo potenciais alunos.
Você pode abordar temas como:
- segurança ao volante;
- prevenção de acidentes;
- dicas para manter a calma durante o exame prático.
Esses eventos podem ser gratuitos ou em parceria com outras instituições, aumentando o alcance da marca e reforçando a responsabilidade social da autoescola. Além disso, distribuir materiais informativos e promoções exclusivas para os participantes pode incentivar matrículas.
4. Use cupons de desconto em pontos estratégicos
Distribua cupons de desconto em estabelecimentos como postos de gasolina, lanchonetes e cafeterias próximas à autoescola.
Esses cupons podem ser tanto físicos quanto digitais, oferecidos em parcerias com esses estabelecimentos, aumentando a probabilidade de que novos alunos cheguem até você.
5. Faça marketing de impacto com infláveis promocionais
Por fim, não poderíamos deixar de fora o uso de infláveis promocionais em estratégias de marketing de alto impacto.
Um exemplo: imagine oferecer um voo de balão cativo aos clientes e potenciais clientes durante um evento da cidade?
Ou instalar uma tenda inflável para fazer ações de segurança no trânsito na praça?
Os infláveis são produtos que causam impacto visual e podem ser colocados na fachada da autoescola e em locais internos e externos.
Eles são personalizados, assumindo o formato e o tamanho desejado pela marca.
No próximo post, vamos continuar falando sobre estratégias de marketing de impacto com o uso de infláveis promocionais.