Você sabe exatamente o que significa mídia paga e o quanto ela traz vantagens à sua empresa?
Pois é justamente sobre isso que falaremos neste artigo. O investimento em mídia paga é uma ótima maneira das empresas – sejam elas físicas ou virtuais – conquistarem mais clientes pela internet.
E não importa o segmento de atuação ou o tamanho do seu negócio. A mídia paga pode trazer resultados bem interessantes. Por isso, entenda tudo sobre o assunto e saiba quais os melhores canais para investir em anúncios na internet.
O que é mídia paga?
Mídia paga é um termo muito conhecido do marketing, o qual você paga para divulgar anúncios na internet, em seus diferentes canais.
Você também vai encontrar outros termos além de mídia paga: mídia ads, mídia patrocinada, links patrocinados… Tudo isso quer dizer a mesma coisa.
Atualmente, existem muitos canais onde você pode investir em mídia paga. Exemplos:
- Nos motores de pesquisa, como o Google;
- Em sites;
- Nas redes sociais;
- Em aplicativos.
Por isso, sempre que você ver um anúncio na internet, em seus diferentes formatos, saiba que ali uma empresa investiu em mídia paga. Aliás, por falar em formatos, você pode investir em anúncios de:
- Texto com links;
- Banners;
- Posts patrocinados;
- Vídeos.
Leia também: Saiba como conquistar mais clientes com infláveis promocionais.
Quais as vantagens da mídia paga?
Existem algumas vantagens interessantes para as empresas que investem em mídia paga, mesmo aquelas que tenham apenas lojas físicas. Nesse caso, é possível direcionar as pessoas que clicam nos anúncios para locais como o WhatsApp da loja, por exemplo.
Eis alguns benefícios da mídia paga:
- Segmentação eficiente: você alcança o público que tem mais potencial de comprar em sua empresa.
- Maior alcance: é possível atrair mais pessoas com os anúncios de mídia paga, acompanhando o crescimento do seu negócio.
- Conquista de diferentes objetivos: é possível configurar os anúncios para diferentes objetivos, como vendas, ligações, visitas ao site, capturar dados dos potenciais clientes para vendas futuras (o que chamamos de leads) etc.
- Medição de resultados: na mídia paga, você acompanha praticamente em tempo real os resultados dos anúncios. Você pode parar, refazer e excluir as campanhas a qualquer momento.
- Controle de gastos: existem vários formatos de pagamento dos anúncios e você consegue configurar os limites de gastos diários, ajudando no controle financeiro.
Onde investir em mídia paga?
Bom, até aqui você entendeu o que é mídia paga e quais vantagens ela pode trazer aos negócios. Mas quais são os locais para anunciar na internet?
Vamos falar sobre os principais:
1. Rede de pesquisa do Google
A rede de pesquisa do Google é também conhecida como motor de busca.
Os anúncios de mídia paga aparecem sempre nas primeiras posições dos resultados da pesquisa, de acordo com a palavra-chave que a pessoa digitou no campo de busca.
Esses anúncios também são chamados de links patrocinados e direcionam os potenciais clientes às páginas dos sites das empresas.
2. Canais e parceiros do Google
Além dos links patrocinados na rede de pesquisa, o Google também oferece a possibilidade de anunciar em outros canais próprios e também em sites parceiros. Esses anúncios passam a ser chamados de anúncios de rede de display.
Os outros canais do Google que você pode investir em mídia paga são:
- YouTube;
- GMail;
- Google Shopping.
Quanto aos sites parceiros, você pode divulgar banners em formato de vídeo ou imagem para que eles apareçam em sites e blogs em geral, de acordo com a segmentação do seu público.
Você pode configurar os seus anúncios da rede de pesquisa e da rede de display na página do Google Ads.
3. Redes sociais
As plataformas das redes sociais também são ótimos canais de mídia paga. Atualmente, as principais redes sociais são:
Aqui é importante dizer que você não precisa investir em anúncios em todas as redes sociais. Essa decisão vai depender de quais dessas redes o seu público está.
Dicas de como atrair clientes com mídia paga
O primeiro passo para você investir em mídia paga é definir em quais canais o seu público está: em quais redes sociais, quais palavras-chave eles digitam e que podem encontrar o seu negócio etc.
Por isso, procure conhecer bem o perfil do seu público antes de definir as mídias para patrocinar.
Em seguida, defina um orçamento para utilizar nos anúncios desses canais. É possível colocar limites diários para que haja um maior controle financeiro.
No mais, basta seguir as orientações das páginas de criação dos anúncios e configurar as suas campanhas. Não se esqueça de medir os resultados e ir aparando as arestas sempre que perceber que os anúncios podem ser melhorados para alcançar mais pessoas.
No próximo post, vamos dar outras dicas para você atrair mais clientes para a sua loja física. Até mais!