Depois de meses em período de quarentena, reabrir o seu negócio – independentemente do setor – pode gerar algumas dúvidas. Afinal, a economia precisa girar, embora ainda não estejamos livres da disseminação do novo coronavírus.
Por isso, é preciso fazer um planejamento de retomada para que não haja problemas e essa reabertura traga mais resultados positivos.
Confira a seguir 5 etapas que podem te ajudar nessa tarefa.
1. Confira as regras legais para reabrir o seu negócio
Cada cidade brasileira tem atualizado frequentemente o seu mapa de risco, e, de acordo com essas alterações, novas regras vão sendo aplicadas ou removidas.
Por isso, ao iniciar o planejamento para reabrir o seu negócio, é importante ficar sempre de olho da situação atualizada da sua região.
Verifique itens como:
- horário de funcionamento;
- dias permitidos para o funcionamento;
- regras de funcionamento;
- capacidade máxima permitida dentro do estabelecimento (incluindo escritórios).
2. Reforce a higienização do ambiente
As ações de higiene que estão sendo tomadas desde o início da pandemia precisam continuar na rotina dos negócios.
Isso vai desde a limpeza correta e constante dos espaços, o uso de máscaras, até o reforço em equipamentos que proporcionam ainda mais segurança aos funcionários e clientes.
O governo de São Paulo, por exemplo, orienta que sempre que for possível, escritórios, lojas e demais empreendimentos retirem carpetes e tapetes, e, não sendo possível, que a higienização desses objetos seja reforçada.
Além disso, se o seu estabelecimento recebe uma quantidade significativa de pessoas, vale a pena investir em de pessoas e/ou de carrinhos e cestas de compras.
Saiba mais: Passo a passo para desinfectar ambientes comerciais.
3. Faça um planejamento de rodízio de pessoas
new RDStationForms(‘post-como-atrair-clientes-para-loja-fisica-e87e65de26599694fd6b-html’, ‘UA-456067-1’).createForm();
Para evitar aglomerações ao reabrir o seu negócio, pense em um planejamento de rodízio de pessoas que circularão dentro do seu estabelecimento.
Geralmente recomenda-se que os estabelecimentos tenham uma capacidade máxima preenchida de 30%, mas isso dependerá do que foi estabelecido em seu município.
Na prática, se o ambiente for pequeno, você pode colocar um funcionário na entrada para controlar o acesso das pessoas – e ajudando a formar uma fila com distanciamento do lado de fora. Já locais maiores também podem contar com demarcações no chão, principalmente no caixa.
Leia também: Ações que empresários têm feito para evitar o contágio do novo coronavírus.
4. Atenda com mais eficiência o grupo de risco
Pessoas que fazem parte do grupo de risco – como idosos e grávidas, por exemplo – devem ter uma atenção especial na hora do atendimento ao reabrir o seu negócio.
Uma dica é treinar os funcionários para prestarem um atendimento mais ágil, evitando aglomerações, principalmente em filas de caixa. Se o local for um restaurante, por exemplo, reforce a higienização das mesas e o distanciamento entre elas.
Mas atenção: atendimento mais rápido não significa um atendimento ruim, combinado?
5. Divulgue que o seu negócio vai reabrir
Por fim, também faz parte do planejamento para reabrir o seu negócio o reforço na divulgação.
Nas mídias online, atualize essas informações em seu Google Meu Negócio, crie postagens nas redes sociais anunciando a reabertura e se preciso, patrocine anúncios nessas mesmas redes onde seu público está. A ideia é alcançar o maior número possível de pessoas que façam parte do seu público-alvo.
De forma offline, vale a pena investir em ações promocionais que atraiam os clientes para o seu estabelecimento, e, para isso, é preciso chamar atenção causando um impacto positivo – os infláveis promocionais são ferramentas perfeitas para isso.
Na prática, pense em diferentes estratégias promocionais para atrair as pessoas, e, claro, fidelizá-las. Exemplos:
- distribuição de brindes ao reabrir o seu negócio;
- criação de programa de fidelidade;
- descontos ao indicar amigos e estes fecharem negócio;
- ações de trade marketing para promover produtos ou marcas específicas.
Vamos nos aprofundar nesta última etapa? Então confira no post a seguir como planejar as ações promocionais econômicas e eficientes para reabrir o seu negócio.