Reabrir o seu negócio: 5 etapas que não podem faltar no seu planejamento

Reabrir o seu negócio: 5 etapas que não podem faltar no seu planejamento

Depois de meses em período de quarentena, reabrir o seu negócio – independentemente do setor – pode gerar algumas dúvidas. Afinal, a economia precisa girar, embora ainda não estejamos livres da disseminação do novo coronavírus.

Por isso, é preciso fazer um planejamento de retomada para que não haja problemas e essa reabertura traga mais resultados positivos.

Confira a seguir 5 etapas que podem te ajudar nessa tarefa.

1. Confira as regras legais para reabrir o seu negócio

Cada cidade brasileira tem atualizado frequentemente o seu mapa de risco, e, de acordo com essas alterações, novas regras vão sendo aplicadas ou removidas. 

Por isso, ao iniciar o planejamento para reabrir o seu negócio, é importante ficar sempre de olho da situação atualizada da sua região.

Verifique itens como:

  • horário de funcionamento;
  • dias permitidos para o funcionamento;
  • regras de funcionamento;
  • capacidade máxima permitida dentro do estabelecimento (incluindo escritórios).

2. Reforce a higienização do ambiente

As ações de higiene que estão sendo tomadas desde o início da pandemia precisam continuar na rotina dos negócios.

Isso vai desde a limpeza correta e constante dos espaços, o uso de máscaras, até o reforço em equipamentos que proporcionam ainda mais segurança aos funcionários e clientes.

O governo de São Paulo, por exemplo, orienta que sempre que for possível, escritórios, lojas e demais empreendimentos retirem carpetes e tapetes, e, não sendo possível, que a higienização desses objetos seja reforçada.

Além disso, se o seu estabelecimento recebe uma quantidade significativa de pessoas, vale a pena investir em de pessoas e/ou de carrinhos e cestas de compras. 

Saiba mais: Passo a passo para desinfectar ambientes comerciais. 

3. Faça um planejamento de rodízio de pessoas

 

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Para evitar aglomerações ao reabrir o seu negócio, pense em um planejamento de rodízio de pessoas que circularão dentro do seu estabelecimento. 

Geralmente recomenda-se que os estabelecimentos tenham uma capacidade máxima preenchida de 30%, mas isso dependerá do que foi estabelecido em seu município.

Na prática, se o ambiente for pequeno, você pode colocar um funcionário na entrada para controlar o acesso das pessoas – e ajudando a formar uma fila com distanciamento do lado de fora. Já locais maiores também podem contar com demarcações no chão, principalmente no caixa. 

Leia também: Ações que empresários têm feito para evitar o contágio do novo coronavírus

4. Atenda com mais eficiência o grupo de risco

Pessoas que fazem parte do grupo de risco – como idosos e grávidas, por exemplo – devem ter uma atenção especial na hora do atendimento ao reabrir o seu negócio.

Uma dica é treinar os funcionários para prestarem um atendimento mais ágil, evitando aglomerações, principalmente em filas de caixa. Se o local for um restaurante, por exemplo, reforce a higienização das mesas e o distanciamento entre elas. 

Mas atenção: atendimento mais rápido não significa um atendimento ruim, combinado?

5. Divulgue que o seu negócio vai reabrir

Por fim, também faz parte do planejamento para reabrir o seu negócio o reforço na divulgação.

Nas mídias online, atualize essas informações em seu Google Meu Negócio, crie postagens nas redes sociais anunciando a reabertura e se preciso, patrocine anúncios nessas mesmas redes onde seu público está. A ideia é alcançar o maior número possível de pessoas que façam parte do seu público-alvo.

De forma offline, vale a pena investir em ações promocionais que atraiam os clientes para o seu estabelecimento, e, para isso, é preciso chamar atenção causando um impacto positivo – os infláveis promocionais são ferramentas perfeitas para isso. 

Na prática, pense em diferentes estratégias promocionais para atrair as pessoas, e, claro, fidelizá-las. Exemplos:

  • distribuição de brindes ao reabrir o seu negócio;
  • criação de programa de fidelidade;
  • descontos ao indicar amigos e estes fecharem negócio;
  • ações de trade marketing para promover produtos ou marcas específicas. 

Vamos nos aprofundar nesta última etapa? Então confira no post a seguir como planejar as ações promocionais econômicas e eficientes para reabrir o seu negócio

 

Luis Silvestre
Luis Silvestre
Luis Silvestre é fundador e CEO da RVB Balões e Infláveis empresa com 23 anos e líder de mercado na fabricação de infláveis promocionais. Sempre apaixonado por balões hoje é tetracampeão brasileiro de balonismo.
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