Encontrar uma solução criativa e ao mesmo tempo efetiva para divulgar uma empresa e sua marca não é uma tarefa das mais simples.
No entanto, com a chegada dos infláveis promocionais essa missão ficou bem mais fácil, já que esses divertidos e coloridos itens de publicidade são capazes de chamar a atenção de potenciais clientes e ainda conquistar a sua simpatia.
Afinal, não é por acaso que muitas empresas já perceberam que usar infláveis promocionais é uma forma de promover um negócio de forma inteligente e durável, apresentando um excelente custo-benefício para empresas dos mais variados portes e segmentos.
Porém, nem só de propaganda vivem os infláveis.
Eles também já foram parte de protestos, guerras e até obras de arte. Quer conhecer um pouco sobre fatos impressionantes da história que envolvem esses itens? Então, confira!
1. Entre ratos, gatos e protestos
Em 2005, em Nova Iorque, os infláveis acabaram virando símbolo de uma guerra entre empresas e trabalhadores não sindicalizados, que passaram a instalar ratos infláveis gigantes na frente das empresas.
Para não deixar barato, no melhor estilo Tom & Jerry, as empresas da construção civil responderam às provocações instalando pela cidade gatos infláveis igualmente gigantes.
Porém, com um detalhe a mais: em uma pata o gato segurava um saco de dinheiro e na outra a cabeça de um trabalhador.
2. Tanques infláveis para enganar o inimigo
E, por falar em guerra, os infláveis também foram utilizados como armamento pelo chamado “Exército Fantasma”.
Essa tropa de aliados, na Segunda Guerra Mundial, utilizou tanques de guerra infláveis e caminhões de som para afugentar o exército de Hitler. A tática engenhosa deu certo e acabou não apenas enganando os soldados alemães, como também salvando milhares de vidas.
A audaciosa história do chamado “Ghost Army” foi mantida em segredo por mais de 40 anos, após o final da segunda grande guerra, e acabou se tornando tema de um documentário.
3. Autorretrato inflável
O artista polonês Pawel Althamer decidiu esculpir a própria imagem de uma forma diferente e bastante ousada: através de um inflável gigante.
Com o objetivo de questionar a representação da identidade, o inflável do artista completamente nu andou flutuando por algumas galerias e museus mundo a fora.
4. Arte inflável nas linhas de trem
Para provar ainda mais que inflável também é arte, vale citar escultura criada em 2011 por David Byrne, da banda Talking Heads, instalada nas antigas linhas de trem em Manhattan – também conhecidas como High Lines.
Nela, um globo inflável gigante ficava espremido entre as linhas do trem, onde era possível escutar mensagens da banda Talking Heads.
5. A bola vermelha
E para brincar um pouco com o espaço urbano, em 2006 o artista americano Kurt Perschke criou o projeto artístico chamado “The Red Ball” (“A bola vermelha”). Ele instalou em diversos monumentos urbanos uma bola inflável gigante e, naturalmente, vermelha.
A instalação artística já fez parte de diversas cidades pelo mundo e tem como finalidade trazer um pouco de ironia e humor à paisagem.
Quer saber mais sobre os infláveis promocionais?
Como podemos ver, infláveis são artigos criatiativos e chamativos que vêm sendo utilizados para os mais diversos fins ao redor do mundo. Que tal utilizá-los para promover a sua marca?
A RVB Balões e Infláveis Promocionais produz infláveis a partir dos objetivos, necessidades e orçamentos de sua empresa.