Marketing do Agronegócio: Como o trade marketing pode alavancar suas vendas!

Entenda o que é trade marketing, as vantagens de utilizá-lo na gestão do agronegócio e dicas de estratégias.

Marketing do Agronegócio: Como o trade marketing pode alavancar suas vendas!

A marketing do agronegócio é uma tarefa cheia de desafios, não é mesmo? Por isso é tão importante criar estratégias para que a marca se fortaleça no mercado e as vendas aumentem, inclusive em épocas de baixa sazonalidade.

Entre todos os tipos de marketing que podem ser colocados em prática no agronegócio, no artigo de hoje vamos falar especificamente sobre o trade marketing. Ele pode ser realizado tanto em épocas associadas ao ciclo produtivo do seu agronegócio, ou, ainda, em ações de divulgação da sua marca – como é o caso da participação em feiras e eventos do setor.

Portanto, entenda o que é trade marketing, as vantagens de utilizá-lo na gestão do agronegócio e dicas de estratégias.

O que é trade marketing?

Trade marketing é uma estratégia feita entre empresas. Ou seja, a sua empresa de agronegócio faz uma parceria com outra empresa – que pode ser a fornecedora de um produto, ou, ainda, o seu distribuidor ou os pontos de vendas do seu produto, por exemplo.

Essa parceria tem o objetivo de fortalecer a marca, destacando-se da concorrência, e, consequentemente, alavancando as vendas.

Vamos supor, por exemplo, que você seja do setor pecuarista. Junto à distribuidora do seu produto, vocês montam ações para destacar as carnes da marca em todos os pontos de venda (PDVs), além de estratégias para promover a marca em eventos, por exemplo.

Significado de Trade Marketing para vendas no PDV

No final das contas, ganha a sua empresa – que terá uma gestão do agronegócio voltada a fortalecer a marca no mercado – ganha a empresa parceira, que também vê seu negócio crescer – e também ganha o consumidor final, com acesso facilitado e boas condições de

compra dos produtos agropecuários da sua marca, que passa a ter mais valor agregado.

Leia também | Marketing no agronegócio: 7 dicas para empresas do setor

Por que investir em trade marketing na gestão do agronegócio?

Investir em trade marketing na gestão do agronegócio é uma forma de promover os produtos, fortalecer as parcerias comerciais e alcançar melhores resultados no mercado.

Confira os motivos:

  • Fortalecimento da relação com o mercado: o trade marketing ajuda a fortalecer a relação entre os produtores/agricultores e os canais de distribuição, como supermercados, atacadistas e revendedores. Isso pode resultar em parcerias mais sólidas e duradouras, garantindo uma presença constante dos produtos agrícolas no mercado.
  • Aumento da visibilidade da marca: estratégias de trade marketing, como merchandising no ponto de venda e campanhas promocionais, aumentam a visibilidade da marca e dos produtos agrícolas, o que pode atrair mais consumidores e impulsionar as vendas.
  • Melhoria da execução no ponto de venda: o trade marketing auxilia na garantia de uma boa execução no PDV, assegurando que os produtos agrícolas estejam bem apresentados, com boa visibilidade, preço competitivo e informações claras sobre o produto.
  • Acompanhamento do desempenho: por meio do trade marketing, é possível monitorar o desempenho das ações promocionais e de marketing para agronegócio nos pontos de venda, permitindo ajustes e otimizações na gestão do agronegócio.
  • Conhecimento do mercado: ao investir em trade marketing, as empresas do agronegócio podem obter informações importantes sobre o comportamento do consumidor, as tendências de mercado e as preferências dos clientes, auxiliando no desenvolvimento de estratégias mais eficazes.
  • Diferenciação da concorrência: estratégias de trade marketing bem elaboradas podem ajudar a diferenciar os produtos agrícolas da concorrência, destacando seu valor agregado.
  • Expansão de mercado: o trade marketing pode ser uma ferramenta importante para expandir a presença dos produtos agrícolas em novos mercados, identificando oportunidades de crescimento e desenvolvendo estratégias específicas para cada segmento.

Leia também | Como infláveis podem impulsionar suas ações de trade marketing?

Dicas de ações de trade marketing para o agronegócio

1. Organização dos PDVs

Se um dos objetivos do trade marketing é destacar a marca da concorrência nos pontos de vendas, uma das ações é a organização.

Em parceria com cada ponto de venda, é preciso estruturar um local para que os produtos do seu agronegócio tenham destaque. Considere verificar:

  • o espaço nas gôndolas destinado aos seus produtos;
  • os pontos estratégicos em que eles estarão pelo PDV;
  • as ferramentas de publicidade que serão fixadas nas gôndolas;
  • os preços e ações promocionais realizadas no PDV para alavancar as vendas dos seus produtos.

Aliás, a segunda ação tem tudo a ver com essa dica:

2. Investimento em promotores de vendas para ações em PDVs

Uma forte estratégia de trade marketing que ajuda a fortalecer a gestão do agronegócio é investir em promotores de vendas nos PDVs.

Os promotores são profissionais que recebem treinamento da sua empresa para que sejam verdadeiros consultores nos pontos de vendas.

Eles sabem tirar as dúvidas dos potenciais clientes, sabem oferecer os produtos, sabem apresentá-los de forma interessante, ele tem argumentos bem construídos para fechar vendas.

Réplicas infláveis com brindes para lançamento de produtos

Ações de trade marketing utilizando infláveis personalizados nos PDVs

Além disso, combinado a um promotor de venda no PDV, é importante também realizar outras ações para atrair a atenção das pessoas, tais como:

  • degustação / demonstração dos produtos;
  • distribuição de amostras grátis;
  • promoções relâmpago.

Leia também | 8 dicas de ações promocionais que podem ser feitas nos PDVs

3. Participação (e criação) de feiras e eventos do setor de agronegócio

Os eventos e feiras são pontos importantes da gestão do agronegócio.

Afinal, tratam-se de ações que ajudam a fortalecer a marca no mercado, atraindo mais clientes e também parcerias de sucesso.

Tenda inflável em eventos do agronegócio

Tenda inflável em feiras e eventos do agronegócio

Portanto, considere organizar eventos e também participar de todos os que podem render a valorização da sua marca.

No próximo post, confira 7 estratégias para uma participação de sucesso em feiras agro para sua empresa.

 

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Luis Silvestre
Luis Silvestre
Luis Silvestre é fundador e CEO da RVB Balões e Infláveis empresa com 23 anos e líder de mercado na fabricação de infláveis promocionais. Sempre apaixonado por balões hoje é tetracampeão brasileiro de balonismo.
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