6 coisas que você precisa saber sobre o coronavírus (COVID-19)

6 coisas que você precisa saber sobre o coronavírus (COVID-19)

O coronavírus (COVID-19) é um assunto que precisa ser levado com seriedade. Afinal de contas, ele vem mexendo com toda a estrutura da sociedade e na rotina de todos nós.

Surgido oficialmente na China em dezembro de 2019 na cidade de Wuhan, a COVID-19 pertence à família chamada de coronavírus, composta por um grupo de vírus cujo perfil microscópico é semelhante a uma coroa. Os primeiros relatos desse tipo de vírus surgiram em 1937.

O mais recente coronavírus provoca sintomas parecidos com os de uma gripe, mas em alguns casos, a doença pode levar a sérias complicações no sistema respiratório. O grupo de risco, que precisa de uma atenção especial, são os idosos acima de 60 anos, pessoas com doenças crônicas (como hipertensão e diabetes) e pessoas que estão fazendo tratamentos de saúde e estão com a imunidade baixa.

Mesmo apresentando sintomas leves ou até a falta dos sintomas em grande parte dos infectados, todos esses cuidados que precisamos tomar são por conta da facilidade de transmissão do vírus, o que infecta muito mais gente em um curto espaço de tempo. Por isso, todos nós precisamos fazer a nossa parte.

Portanto, no artigo de hoje vamos relembrar 6 coisas importantes que precisamos saber para passarmos por esse momento sem alardes ou pânico. 

1. Você precisa respeitar o isolamento social.

A velocidade de transmissão do coronavírus é rápida. Por isso, médicos e órgãos governamentais são unânimes em afirmar que o isolamento social é a melhor forma de combater essa rápida disseminação.

Quando ficamos em casa, protegemos a nossa saúde e a saúde de toda a população da cidade. Isso evita que muita gente fique doente ao mesmo tempo e sobrecarregue o sistema de saúde.

Por isso, respeite o isolamento social. Quanto mais cedo ficarmos em casa, mais cedo esse pico de disseminação da doença passará. 

2. Redobre os cuidados com a higiene.

Outra medida preventiva de combate ao coronavírus é redobrar a higienização das nossas mãos e dos objetos.

Lave as mãos conforme as orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e, se for sair para ir ao supermercado ou à farmácia – estabelecimentos que poderão permanecer abertos durante a quarentena, nunca passe as mãos no rosto. Se possível, leve um álcool em gel para higienizar as mãos sempre após tocar em objetos.

Chegou em casa ou recebeu produtos de forma delivery? Higienize tudo, inclusive as embalagens. Retire suas roupas, calçados e lave-os em seguida – e não se esqueça de lavar sempre as mãos com água e sabão. 

Além disso, não se esqueça de orientar os idosos e as crianças da sua família, ensinando-os a lavar as mãos corretamente, a cobrir a boca com o braço, dobrando o cotovelo, ao tossir, e todas as demais orientações – e, principalmente: não sair de casa. 

Se apresentar sintomas brandos, permaneça em casa e não saia dela. Procure por atendimento médico em caso de sintomas mais graves, como dificuldade de respirar. 

Prevenção Coronavírus

fonte: www.coronavirus.saude.gov.br

3. Informe-se sobre o coronavírus apenas pelos meios oficiais.

Em tempos de fake news, notícias envolvendo a pandemia do coronavírus podem gerar muito pânico e ansiedade nas pessoas – e isso faz com que elas paralisem diante das ações que precisam ser tomadas.

Abaixo, eis alguns sites oficiais para você se informar de forma verdadeira:

  • Site do Ministério da Saúde;
  • Site da Organização das Nações Unidas (ONU), que divulga notícias da Organização Mundial da Saúde (OMS);
  • Imprensa nacional e local;
  • Prefeitura do seu município. 

4. Aproveite para pensar em seu trabalho.

O coronavírus está impactando não apenas a saúde, mas também o mercado de trabalho. Aproveite o isolamento social para repensar algumas estratégias, assim como várias empresas estão fazendo.

Pense e coloque no papel: 

  • Como posso atender a meus clientes, mesmo com as medidas restritivas?
  • Como integrar minha equipe de colaboradores para que todos continuem trabalhando de suas casas?
  • Do que precisarei abrir mão nesse primeiro momento e o que precisa ser colocado em prática para minimizar possíveis prejuízos no negócio?

Dê uma olhada no que seus concorrentes estão fazendo e também vasculhe na internet exemplos de empresas do seu segmento que estão se reinventando nesse período.

E, mais do que nunca: não deixe de promover o seu negócio

  • Faça ações promocionais;
  • Continue postando nas redes sociais;
  • Ligue para seus clientes para saber se eles estão bem;
  • Crie campanhas e ações solidárias.

O objetivo é não deixar que a sua marca saia da mente do consumidor. 

Saiba mais: como planejar e divulgar uma ação promocional. 

 

5. Tome medidas de proteção em seu estabelecimento comercial.

Caso o seu estabelecimento esteja permitido de funcionar, reforçe as medidas de prevenção para proteger seus funcionários e clientes.

Na prática, além de incluir máscaras e álcool em gel na rotina de proteção e higienização, existe outro método que pode ser aplicado: o túnel inflável de sanitização.

Também chamado de túnel inflável de desinfecção, o produto pode ser montado na entrada dos estabelecimentos para reforçar a higienização de todo mundo que entra e sai neles. 

Ao passar pelo túnel e permanecer por apenas 15 segundos, a pessoa recebe uma suave pulverização de produto desinfetante natural líquido diluído em água – e que não agride a saúde. 

O túnel inflável de sanitização já vem sendo amplamente utilizado por prefeituras, como a de Boituva (SP), e também pode ser usado em vários locais, tais como:

  • aeroportos;
  • estações rodoviárias;
  • barreiras sanitárias na entrada de municípios;
  • mercados e supermercados;
  • farmácias;
  • pet shops;
  • lojas de conveniência;
  • órgãos públicos em geral.

Saiba mais sobre o túnel inflável de sanitização aqui.

 

6. Não entre em pânico: crie uma rotina em casa.

Por fim, nunca é demais lembrar: não se desespere. Criar um pânico por conta do coronavírus e de todas essas restrições não vai ajudar em nada.

Já que ficará em casa durante um certo tempo, é super importante criar uma rotina – uma ordem no meio do caos faz toda a diferença para se enfrentar o problema.

Converse com sua família para que, juntos vocês criem uma rotina de trabalho, estudos, de exercícios físicos e também de lazer e descanso dentro de casa. 

 

new RDStationForms(‘post-como-atrair-clientes-para-loja-fisica-e87e65de26599694fd6b-html’, ‘UA-456067-1’).createForm();

 

Outra dica: não passe o dia inteiro acessando as notícias e nem assistindo aos vídeos que você receber via redes sociais. Concentre-se no que é preciso ser feito: cuidar da saúde em primeiro lugar, cuidar da família e continuar o seu trabalho na medida do possível.

Para finalizar, saiba que a equipe da RVB Infláveis Promocionais também já adotou todas as medidas preventivas para que, juntos, possamos evitar a alta disseminação do coronavírus.

Estamos à disposição para auxiliar você em todas as suas dúvidas – inclusive para te dar dicas de ações promocionais que podem ser feitas nesse período.

Conte com a gente! Juntos, vamos enfrentar essa fase para sairmos mais forte dela.

Continuaremos aqui – por isso, compartilhe este artigo em suas redes sociais e continue acessando os nossos conteúdos do blog. 

Luis Silvestre
Luis Silvestre
Luis Silvestre é fundador e CEO da RVB Balões e Infláveis empresa com 23 anos e líder de mercado na fabricação de infláveis promocionais. Sempre apaixonado por balões hoje é tetracampeão brasileiro de balonismo.
Último artigo
O que é merchandising e quais são os 4 principais tipos?
Próximo artigo
5 técnicas de merchandising para você começar a aplicar hoje

Leia também