Você sabia que é possível fazer trade marketing para mercado e colher resultados excelentes?
Aliás, já vamos desmistificar um conceito: trade marketing não é apenas para grandes supermercados, mas também é ideal para os pequenos e os médios empreendimentos. Isso porque trata-se de uma estratégia econômica, eficiente e que pode aumentar as vendas.
Por isso, neste artigo você vai entender por onde começar a colocar em prática várias estratégias de trade marketing para mercado.
Definindo o conceito de trade marketing para mercado
Quando falamos em trade marketing para mercado estamos nos referindo às estratégias feitas especialmente nesse estabelecimento.
Trade marketing é uma estratégia B2B (Business to Business), ou seja, feita entre empresas. No caso, o mercado trabalha em parceria com algum fornecedor/distribuidor para vender determinados produtos ou marcas.
No trade marketing, trabalha-se com estratégias de fortalecimento da marca para que ela seja mais vista pelo consumidor, fazendo com que ele compre o produto em questão.
Sabe aquelas degustações de café, suco, biscoitos, etc., dentro dos supermercados? São estratégias de trade marketing. Ao provar determinado produto, o consumidor que está acostumado a comprar sempre de outra marca, pode ser levado a adquirir a novidade.
A disposição de produtos de determinada maneira, próximo a itens complementares, também são estratégias de trade marketing. Os queijos e as taças não ficam à toa próximo aos vinhos nos mercados. Tudo é montado a induzir o consumidor a comprar a marca em questão.
No final das contas, o trade marketing para mercado é vantajoso para o próprio mercado por fazer girar mais o estoque, para os fornecedores e também para os clientes, que podem comprar produtos com preços especiais e de marcas variadas.
Dicas para começar o trade marketing para mercado
Se você nunca colocou em prática estratégias de trade marketing para mercado, saiba que não é algo difícil de começar.
Aqui vão algumas dicas essenciais:
Planeje as ações de trade marketing
É fundamental que você e o fornecedor / distribuidor tracem metas com as estratégias de trade marketing. Mas para isso, é preciso coletar alguns dados importantes, tais como:
- informações sobre o comportamento de compra dos consumidores do mercado;
- criação de personas;
- definição dos objetivos das ações;
- definição e cronograma de estratégias;
- treinamento da equipe (pode ser necessário um promotor de vendas específico para determinadas ações);
- definição das métricas para avaliação dos resultados.
Neste post aqui falamos melhor sobre a etapa do planejamento de ações de trade marketing para mercado.
Defina as das ações de trade marketing
Existem várias estratégias que podem ser colocadas em prática no mercado, mas a escolha das melhores dependerá dos objetivos.
Exemplos de ações de trade marketing para mercado são:
- Degustação / demonstração de produtos;
- Disposição de produtos de forma estratégica nas prateleiras e gôndolas;
- Ações de fidelização;
- Estratégias de promoções e ofertas relacionadas à marca ou ao produto.
Confira aqui 4 exemplos práticos de estratégias de trade marketing para mercado.
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Chame a atenção dos consumidores com ferramentas de divulgação
Para ser eficiente, o trade marketing para mercado precisa de atrair a atenção: este é o primeiro passo. Se você não conseguir chamar o público, fica difícil colocar em práticas as demais ações, não é mesmo?
Nesse caso, um passo importante é investir em ferramentas de divulgação e atração – e não há produtos melhores do que os infláveis promocionais.
Os infláveis são ferramentas ideais por serem completamente personalizáveis com os tamanhos, os formatos e a identidade visual exata do produto ou marca que será alvo das estratégias.
Por seu forte impacto visual, eles cumprem a função de atrair a atenção dos clientes, para, enfim, as demais estratégias serem colocadas em prática.
Quer saber mais sobre esse tema? Então vamos entender mais motivos que explicam como e por que os infláveis promocionais são as principais aquisições a serem feitas no trade marketing.