O mercado de representação de cosméticos e perfumarias não deixou de vender em tempos de pandemia, seja na modalidade B2B (negócios entre empresas) ou B2C (vendas para o consumidor final).
Mesmo passando mais tempo em casa, mulheres e até homens estão procurando se cuidar mais – já que a autoestima também se reflete em nossa saúde mental.
No entanto, sabemos que é um grande desafio continuar aumentando as vendas nesse período. Por isso, é a hora de arregaçar as mangas e ter o marketing como uma rotina consolidada na empresa.
Separamos 4 dicas para te ajudar a vender mais!
1. Poste com regularidade e constância nas redes sociais
Parece uma dica clichê, mas o fato é que apenas depois da pandemia é que algumas empresas de representação de cosméticos e perfumarias viram as redes sociais como fontes de receita.
Então, a estratégia é você se aproximar do seu público-alvo – tanto as empresas pelas quais você vende os produtos quanto os consumidores das marcas, que ajudam a reforçar o engajamento.
Mas como fazer isso? Sendo constante na publicação de conteúdos, que podem ser divididos em:
- características sobre os produtos;
- dicas de beleza;
- lançamentos;
- postagens divertidas que remetem ao nicho de mercado;
- campanhas solidárias;
- bastidores;
- enquetes;
- vídeos ao vivo tirando dúvidas;
- depoimentos de clientes.
Outra dica é você dar uma olhada no que os perfis oficiais das marcas que você vende estão fazendo para atrair mais clientes, adaptando para o seu mercado.
E sempre responda aos comentários, dúvidas e directs dos seguidores. Isso aumenta ainda mais a interação deles com o seu negócio.
2. Transforme o WhatsApp Business em um canal de vendas eficiente
O WhatsApp Business é uma ótima ferramenta online para o setor de representação de cosméticos e perfumarias ampliar os ganhos.
Bom, antes de tudo vamos lembrar que o aplicativo de mensagens tem o objetivo de tornar a comunicação mais clara, eficiente e individualizada. Isso significa que não é interessante para o seu cliente receber aquelas mensagens genéricas. Ele precisa saber que você pensou nele para enviar a mensagem.
Por isso, é essencial que você tenha um banco de dados com o histórico dos seus clientes sempre atualizado. Isso vai ser importante tanto para a divulgação de produtos que atendam suas necessidades específicas, quanto para o envio de ofertas personalizadas.
Quer um exemplo? “Bom dia, X! Como vai? Queremos te desejar um feliz aniversário e, para isso, queremos te oferecer um desconto de X% em sua próxima compra”.
Outro exemplo, agora para o mercado B2B: “Bom dia, X! Como vai? Como já tem um tempo que você comprou conosco, queria informar que estamos com estoque renovado para novas compras. Ah, e temos novos produtos que são ideais para o perfil dos seus clientes. Vamos agendar uma conversa?
3. Crie ações de trade marketing nos estabelecimentos
O trade marketing sempre foi uma ótima estratégia para o setor de representação de cosméticos e perfumarias.
Na prática, crie estratégias junto aos pontos de venda que comercializam seus produtos para reforçar as vendas de determinada marca ou produtos.
Pode-se criar ações promocionais específicas para atrair mais clientes, como, por exemplo:
- degustação / demonstração de produtos;
- sorteios;
- distribuição de brindes;
- ações de beleza, como o “dia da beleza”.
Lembre-se de sempre estabelecer os objetivos e metas antes de colocar as ações em prática. Por exemplo: Aumentar em X% o faturamento; vender “X” itens; etc.
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4. Invista em infláveis para aumentar as vendas da representação de cosméticos e perfumarias
Essa dica vale para quem tem ou quem não tem uma loja física. Isso porque os infláveis promocionais podem se tornar PDVs itinerantes e que ajudam a ampliar as vendas.
Se você já tem uma loja física, por exemplo, que tal investir em réplicas infláveis de produtos de cosméticos e perfumarias? Eles contribuem para ampliar os ganhos porque conseguem atrair mais clientes por meio do impacto visual.
Outro formato que é muito utilizado para quem não tem um PDV ou quer montar um PDV itinerante em outros locais é a tenda inflável. Ela pode ser personalizada com o tamanho e a identidade visual que você precisar, tornando-se um stand de vendas e de outras ações promocionais.
No próximo post, confira 7 modelos de infláveis personalizados que ajudam a ampliar as vendas dos seus cosméticos e perfumes.