Representação de cosméticos e perfumarias: 4 dicas para ampliar os ganhos

Representação de cosméticos e perfumarias: 4 dicas para ampliar os ganhos

O mercado de representação de cosméticos e perfumarias não deixou de vender em tempos de pandemia, seja na modalidade B2B (negócios entre empresas) ou B2C (vendas para o consumidor final). 

Mesmo passando mais tempo em casa, mulheres e até homens estão procurando se cuidar mais – já que a autoestima também se reflete em nossa saúde mental.

No entanto, sabemos que é um grande desafio continuar aumentando as vendas nesse período. Por isso, é a hora de arregaçar as mangas e ter o marketing como uma rotina consolidada na empresa. 

Separamos 4 dicas para te ajudar a vender mais!

 

1. Poste com regularidade e constância nas redes sociais

Parece uma dica clichê, mas o fato é que apenas depois da pandemia é que algumas empresas de representação de cosméticos e perfumarias viram as redes sociais como fontes de receita.

Então, a estratégia é você se aproximar do seu público-alvo – tanto as empresas pelas quais você vende os produtos quanto os consumidores das marcas, que ajudam a reforçar o engajamento.

Mas como fazer isso? Sendo constante na publicação de conteúdos, que podem ser divididos em:

  • características sobre os produtos;
  • dicas de beleza;
  • lançamentos;
  • postagens divertidas que remetem ao nicho de mercado;
  • campanhas solidárias;
  • bastidores;
  • enquetes;
  • vídeos ao vivo tirando dúvidas;
  • depoimentos de clientes.

 

Outra dica é você dar uma olhada no que os perfis oficiais das marcas que você vende estão fazendo para atrair mais clientes, adaptando para o seu mercado. 

E sempre responda aos comentários, dúvidas e directs dos seguidores. Isso aumenta ainda mais a interação deles com o seu negócio. 

 

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2. Transforme o WhatsApp Business em um canal de vendas eficiente

O WhatsApp Business é uma ótima ferramenta online para o setor de representação de cosméticos e perfumarias ampliar os ganhos.

Bom, antes de tudo vamos lembrar que o aplicativo de mensagens tem o objetivo de tornar a comunicação mais clara, eficiente e individualizada. Isso significa que não é interessante para o seu cliente receber aquelas mensagens genéricas. Ele precisa saber que você pensou nele para enviar a mensagem.

Por isso, é essencial que você tenha um banco de dados com o histórico dos seus clientes sempre atualizado. Isso vai ser importante tanto para a divulgação de produtos que atendam suas necessidades específicas, quanto para o envio de ofertas personalizadas.

Quer um exemplo? “Bom dia, X! Como vai? Queremos te desejar um feliz aniversário e, para isso, queremos te oferecer um desconto de X% em sua próxima compra”. 

Outro exemplo, agora para o mercado B2B: “Bom dia, X! Como vai? Como já tem um tempo que você comprou conosco, queria informar que estamos com estoque renovado para novas compras. Ah, e temos novos produtos que são ideais para o perfil dos seus clientes. Vamos agendar uma conversa? 

 

3. Crie ações de trade marketing nos estabelecimentos

O trade marketing sempre foi uma ótima estratégia para o setor de representação de cosméticos e perfumarias. 

Na prática, crie estratégias junto aos pontos de venda que comercializam seus produtos para reforçar as vendas de determinada marca ou produtos. 

Pode-se criar ações promocionais específicas para atrair mais clientes, como, por exemplo:

  • degustação / demonstração de produtos;
  • sorteios;
  • distribuição de brindes;
  • ações de beleza, como o “dia da beleza”.

 

Lembre-se de sempre estabelecer os objetivos e metas antes de colocar as ações em prática. Por exemplo: Aumentar em X% o faturamento; vender “X” itens; etc. 

 

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4. Invista em infláveis para aumentar as vendas da representação de cosméticos e perfumarias

Essa dica vale para quem tem ou quem não tem uma loja física. Isso porque os infláveis promocionais podem se tornar PDVs itinerantes e que ajudam a ampliar as vendas.

Se você já tem uma loja física, por exemplo, que tal investir em réplicas infláveis de produtos de cosméticos e perfumarias? Eles contribuem para ampliar os ganhos porque conseguem atrair mais clientes por meio do impacto visual.

 

 

Outro formato que é muito utilizado para quem não tem um PDV ou quer montar um PDV itinerante em outros locais é a tenda inflável. Ela pode ser personalizada com o tamanho e a identidade visual que você precisar, tornando-se um stand de vendas e de outras ações promocionais.

No próximo post, confira 7 modelos de infláveis personalizados que ajudam a ampliar as vendas dos seus cosméticos e perfumes.

 

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Luis Silvestre
Luis Silvestre
Luis Silvestre é fundador e CEO da RVB Balões e Infláveis empresa com 23 anos e líder de mercado na fabricação de infláveis promocionais. Sempre apaixonado por balões hoje é tetracampeão brasileiro de balonismo.
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