Promoção de eventos: veja 6 dicas e ferramentas para o seu negócio!

Promoção de eventos: veja 6 dicas e ferramentas para o seu negócio!

A promoção de eventos é um assunto que pode gerar muitas dúvidas nas empresas. Afinal, são muitos itens a serem organizados e se mal divulgados, existe um grande risco de não ter o resultado esperado.

Seja uma competição esportiva, um coffee break na loja, o lançamento de um produto, uma temporada de palestras, feiras, workshops e cursos, é preciso conhecer as ferramentas certas de divulgação.

Por isso, seja o seu evento presencial ou online, confira dicas e ferramentas para divulgá-lo e ter resultados!

1. Landing page do evento

Uma landing page é uma ótima ferramenta para a promoção de eventos. Você sabe realmente o que ela significa?

Landing page é um site que tem apenas uma página de destino e é feita para você atingir um único objetivo.

Por exemplo: você adquire o domínio “www.nomedoevento.com.br” e ao clicar nela, o visitante é direcionado a uma página única contendo simplesmente:

  • as informações do seu evento;
  • uma CTA (call to action / chamada para ação), que pode ser um formulário para inscrição ou um botão no estilo “quero receber mais informações sobre o evento”;
  • uma página de “obrigado”, que aparece depois que o usuário preencheu o formulário ou clicou no botão de CTA. 

 

A grande sacada é justamente a CTA, onde você consegue coletar informações (e o contato) dos interessados no evento para, a partir daí, passar a criar um relacionamento com eles até a compra do ingresso. 

2. E-mail marketing

O e-mail marketing também é uma ótima ferramenta de promoção de eventos. Ele pode ser feito tanto de forma isolada quanto em conjunto com outras ferramentas.

De forma isolada, você envia e-mails periódicos contendo as informações sobre o evento aos seus contatos já cadastrados. 

Já em conjunto com outras plataformas, você pode coletar os contatos dos interessados no evento e passar a enviar e-mails (por exemplo, quem respondeu o formulário da landing page).

O objetivo do e-mail marketing é criar relacionamento com os interessados. Você pode programar 1 ou 2 vezes por semana para enviar mensagens estimulando o interesse na participação. Novidades, o que terá, participantes, convidados, bônus…Tudo isso desperta interesse. 

3. Rede sociais

As redes sociais também devem ser utilizadas para a promoção de eventos – aliás, elas também devem ser incluídas na cobertura do próprio evento e do pós-evento, com fotos, posts e conteúdos em geral sobre os resultados.

Bom, na prática, as redes sociais também terão o objetivo de estimular as inscrições por meio de postagens sobre o que terá no evento. Faça suspense, crie enquetes, responda a dúvida, faça vídeos convidando as pessoas a participarem.

Também não se esqueça de criar uma hashtag (#) para o evento, pois desse modo ficará mais fácil criar ações promocionais nas redes sociais (inclusive para os próximos eventos). 

4. Links patrocinados

Até agora, falamos sobre estratégias “gratuitas” de promoção de eventos – colocamos a palavra entre aspas porque você terá outras despesas (tempo, equipe de conteúdo, site etc.).

No entanto, você também pode (e deve) investir em links patrocinados. Eles são anúncios pagos para que a propaganda do seu evento apareça na internet.

Você pode investir em anúncios nos seguintes canais (de acordo com o perfil do seu público):

  • Posts patrocinados nas redes sociais;
  • Banners em sites (por meio da rede de display do Google);
  • Link da sua landing page na rede de pesquisa do Google;
  • YouTube;
  • GMail.

 

Uma vantagem de investir nos links patrocinados é que você consegue acompanhar os resultados praticamente em tempo real, o que dará tempo de fazer ajustes se necessário, evitando o desperdício de verba. 

5. Use plataformas de organização da sua promoção de eventos

É essencial organizar todos os detalhes da promoção de eventos em um só local para que as informações não fiquem perdidas em diferentes lugares.

Existem plataformas online que ajudam a reunir os dados e mantê-los integrados com a sua equipe. Uma dica é usar o Trello, por exemplo, que tem funções gratuitas e ajuda você a organizar o passo a passo dos anúncios, além de incluir alertas para os membros da sua equipe.

6. Use tendas infláveis em pontos estratégicos

A promoção de eventos também deve ser feita de forma local, principalmente se for um evento físico.

Nesse caso, que tal investir em tendas infláveis em pontos estratégicos da cidade? A própria tenda pode ser 100% personalizada com as cores e a marca do evento e, dentro dela, pode haver a venda dos ingressos.

 

 

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Aliás, considere também utilizar os infláveis promocionais em diferentes formatos no próprio dia do evento. Eles causam impacto visual e podem até gerar mídia espontânea para a sua marca. 

No próximo post, conheça 5 vantagens das tendas infláveis para eventos.

 

Luis Silvestre
Luis Silvestre
Luis Silvestre é fundador e CEO da RVB Balões e Infláveis empresa com 23 anos e líder de mercado na fabricação de infláveis promocionais. Sempre apaixonado por balões hoje é tetracampeão brasileiro de balonismo.
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