Se pudéssemos dar uma única dica sobre o que fazer para atrair clientes ao seu estabelecimento, diríamos a máxima: “seja visto para ser lembrado”.
Na verdade, essa frase conhecida por muita gente engloba uma série de dicas que têm o mesmo objetivo: chamar atenção das pessoas para a sua loja.
Portanto, esta é a sua missão diária. Atrair o seu público, fazer com que ele não se esqueça da sua marca e procure-a sempre que precisar comprar algo que você vende.
Se você já está há algum tempo no mundo do empreendedorismo, já sabe: não existem atalhos fáceis, mas um trabalho constante que pode gerar grandes resultados lá na frente.
Por isso, vamos às dicas!
1. Preste um atendimento excelente
Isso não é um clichê. Um dos motivos pelos quais muita gente faz publicidade espontânea de determinadas marcas é o atendimento que elas prestam, o que gera uma boa experiência de compras.
Nesse caso, o atendimento que você proporciona aos clientes precisa superar as expectativas, tanto pessoalmente na loja quanto por telefone, e-mail, mensagens de texto, redes sociais, etc. O cliente precisa sentir que você e seus vendedores realmente se preocupam com seus necessidades e estão dispostos a oferecer o melhor produto a ele.
Na prática, vale a pena investir em treinamentos constantes e analisar o que as empresas que se destacam nesse quesito têm feito.
Quando você presta um atendimento excelente, a próxima dica é cumprida naturalmente.
2. Estimule o marketing boca a boca nas redes sociais
O marketing boca a boca continua sendo uma das estratégias mais simples e que mais dão retorno às empresas.
Mas ele também pode ser estimulado, e, para isso, as redes sociais são excelentes aliadas na hora de descobrir o que fazer para atrair clientes.
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Na prática, incentive e poste depoimentos de clientes nas redes sociais. Poste e compartilhe sempre que alguém falar bem da sua empresa (peça autorização antes de postar). Também responda todas as dúvidas e críticas que surgirem, sempre com cordialidade e na tentativa de resolver rapidamente a demanda.
No mais, procure interagir com frequência nas redes sociais, mostrando novos produtos, conversando com clientes, fazendo lives para tirar dúvidas e incentivando as pessoas a mostrarem os produtos que compraram em sua loja.
3. Participar de eventos com a comunidade local também ajuda a descobrir o que fazer para atrair clientes
Como a sua loja é física, é importante envolver-se com a comunidade local. Participe dos eventos promovidos em sua região e aproveite para divulgar a sua marca.
Também é importante não apenas participar, mas sempre que possível, patrocinar esses eventos, sejam eles sociais, esportivos, beneficentes e que não estejam diretamente relacionados ao seu nicho. Afinal, quem não é visto não é lembrado.
Aliás, vale a pena criar eventos beneficentes que envolvem o seu segmento. Isso atrai clientes engajados e reforça a sua marca no mercado. Exemplos:
- Pet shops podem investir em eventos de doação de animais;
- Farmácias podem criar eventos relacionados à saúde (aferição de pressão, glicose, orientações de saúde e nutricionais, etc.);
- Lojas de brinquedos podem realizar ações com crianças carentes;
- Restaurantes podem investir em ações de doação de alimentos a pessoas carentes;
- Lojas de cosméticos podem investir em um dia de beleza em lares de idosos e em comunidades carentes.
4. Invista em trade marketing
O trade marketing também é outra dica sobre o que fazer para atrair clientes. Trata-se de uma estratégia em que a loja faz parceria com determinada fabricante de um dos produtos que vende reforçar sua divulgação.
O supermercado, por exemplo, está cheio de ações de trade marketing. Seja na degustação de determinado produto ou na montagem de determinada prateleira com materiais de atração, lojas de diferentes segmentos também podem investir nessa prática.
Confira aqui 4 ações para reforçar o trade marketing da sua loja e atrair mais clientes.
5. Inove e atraia clientes com infláveis promocionais
Esta dica vale ouro: utilizar infláveis promocionais ajuda a reforçar a marca na mente do consumidor, já que são produtos que podem ser reutilizados em diferentes ações promocionais.
Os infláveis são produtos que chamam atenção por serem criativos, já que podem ser produzidos em diferentes tamanhos e formatos – e com a identidade visual das marcas.
Dá uma olhada nestes exemplos:
Viu só como todos os segmentos podem investir no uso de infláveis promocionais?
Então agora descubra por que usar infláveis em ações promocionais é o ideal para colocar em prática todas essas dicas sobre o que fazer para atrair clientes.