Conheça 5 dicas de ouro para abrir uma loja de bebidas em 2021

Conheça 5 dicas de ouro para abrir uma loja de bebidas em 2021

Será que em pleno 2021 ainda vale a pena abrir uma loja de bebidas? A resposta é sim. Afinal de contas, o brasileiro é apaixonado por bebidas, sejam elas alcoólicas ou não. 

Aliás, os dados comprovam isso. Estamos falando de um mercado que movimenta bilhões de reais todos os anos, mesmo em épocas de pandemia. 

Ainda que a crise provocada pela pandemia de coronavírus também tenha atingido o setor de bebidas, o fato é que neste ano de 2021 a expectativa é de retomada. Segundo dados do Credit Suisse espera-se um aumento de 25% na produção de cervejas feitas pela Ambev, uma das gigantes do país. 

Por isso, a seguir confira algumas dicas de ouro para você estruturar o seu negócio e já começar com o pé direito!

 

1. Estude o mercado antes de abrir a sua loja de bebidas

Essa é a dica básica que você precisará colocar em prática sempre, mesmo depois de aberta a sua loja de bebidas.

Um exemplo: quando a pandemia começou, a compra de bebidas ficou mais forte nos meios digitais. Será que ainda vale a pena investir nessa modalidade, mesmo que você também abra uma loja física? Pesquise o seu entorno para analisar isso.

Outro estudo a ser feito é em relação aos tipos de bebidas para vender. Aposte nos clássicos, mas também busque novidades que possam agradar e atrair mais clientes. Um exemplo é a tendência da kombucha, uma bebida funcional que tem crescido na preferência dos adeptos por uma vida mais saudável. 

 

2. Atenção à localização e estrutura da sua loja de bebidas 

A sua loja de bebidas precisa ter um fácil acesso aos seus clientes. Estamos falando de fácil estacionamento, de um espaço adequado para que eles circulem no interior da loja, bem como um local adequado para o estoque.

É preciso pensar na logística de estoque, já que as bebidas são compradas em grandes quantidades e as caixas precisam ser acomodadas em local apropriado. 

E a loja também precisa de outros espaços, como banheiro, copa e administração para os funcionários. 

Também é importante consultar a legislação do seu município para saber em quais locais está proibido ter loja de bebidas. 

 

3. Pense em produtos que aumentem o ticket médio de vendas

Para aumentar o seu faturamento, que tal vender itens que sejam complementares às bebidas? Dessa forma, você pode aumentar o ticket médio de cada venda.

Alguns exemplos de produtos:

  • copos, canecas e taças especiais;
  • kit de canudos de metal;
  • chaveiros temáticos e abridores de garrafa;
  • kits de vinho;
  • caixas térmicas e coolers;
  • petiscos;
  • especiarias para os drinks.

Você também pode montar kits contendo determinadas bebidas com seus respectivos itens complementares. Além de poder vender de forma tradicional, também pode ser um apelo de vendas para presentes de aniversário. 

 

4. Invista em um bom CRM para cadastrar os clientes

Saindo um pouco das dicas estruturais para abrir uma loja de bebidas – como o cálculo dos investimentos, dos custos fixos, da legislação etc. – vamos começar a falar sobre um ativo muito importante e que fará a diferença: o cadastro de clientes.

É fundamental que desde o início, você já tenha um bom CRM para cadastrar e acompanhar o histórico de compras dos seus clientes. Isso é importante por vários motivos, tais como:

  • acompanhar as metas de vendas e o andamento delas;
  • gerar relatórios sobre as vendas;
  • acompanhar quais clientes estão ativos e inativos;
  • quais produtos cada cliente costuma comprar (para você oferecer promoções para fidelizá-los).

 

5. Estruture campanhas de marketing online e offline

Ao abrir a sua loja de bebidas – ou melhor, até mesmo antes da inauguração – já comece investindo em marketing. Isso gera expectativa no público-alvo e aumentam as chances de você já começar vendendo bem assim que abrir.

Por isso, estruture campanhas em duas frentes: nos meios online e offline.

Nos canais digitais, crie perfis nas redes sociais onde seus potenciais clientes estão. Também invista no Google Meu Negócio e em anúncios patrocinados nas redes sociais e nos canais parceiros do Google.

Nos meios offline, não se esqueça de caprichar na fachada da sua loja de bebidas. Uma ferramenta de alto impacto certamente é utilizar um inflável promocional – até mesmo uma réplica inflável ou no formato de um balão.

 

 

No próximo post, vamos continuar falando sobre essa parte específica. Saiba como atrair mais clientes para o seu estabelecimento com os infláveis e outras formas de divulgação.

 

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Luis Silvestre
Luis Silvestre
Luis Silvestre é fundador e CEO da RVB Balões e Infláveis empresa com 23 anos e líder de mercado na fabricação de infláveis promocionais. Sempre apaixonado por balões hoje é tetracampeão brasileiro de balonismo.
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