Sempre é tempo de candidatos, políticos, assessores e agências de comunicação construírem o Guia do Marketing Político. Afinal de contas, ele precisa ser feito durante todo o tempo – e não apenas em época de campanha eleitoral.
E nos últimos anos, vemos o crescimento das estratégias nos meios digitais, principalmente nas redes sociais. A internet tem desempenhado um importante papel na construção e no fortalecimento da imagem dos candidatos e políticos já eleitos.
Nesse caso, como unir as estratégias de marketing nos meios on-line e off-line? Vamos te ajudar neste artigo!
O que é marketing político e qual é a sua importância?
Antes de darmos as dicas práticas neste Guia do Marketing Político, vamos entender melhor sobre o conceito.
Marketing político é um conjunto de estratégias para trabalhar a imagem positiva de candidatos, políticos já eleitos e partidos.
O objetivo é fortalecer a imagem e construir um relacionamento com os eleitores, conquistando engajamento e apoio em projetos e ideias.
É importante investir em marketing político de forma contínua justamente para que a imagem construída não se enfraqueça – e também para contornar momentos de crise com mais facilidade, já que a relação positiva já estava sendo fortalecida.
No marketing político, a pessoa ou partido se posiciona, interage e responde a dúvidas dos eleitores e seguidores.
Mas isso é o mesmo que campanha eleitoral? Não.
Vejamos a diferença entre marketing político e marketing eleitoral.
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Qual é a diferença entre marketing político e marketing eleitoral?
Também faz parte do Guia do Marketing Político entender a diferença entre ele e o chamado marketing eleitoral.
Enquanto o marketing político é feito de forma prolongada para se trabalhar com a imagem – afinal, o objetivo é construir um relacionamento positivo – o marketing eleitoral tem um tempo certo para ser praticado.
O marketing eleitoral é um conjunto de estratégias realizadas na época das eleições. Ocorre, portanto, a intensificação do marketing político nessa fase, já que o objetivo é conquistar ou manter o cargo político.
Quais os cuidados a serem observados quanto ao marketing político?
Antes de falarmos em unir as estratégias on-line e off-line, precisamos falar sobre alguns cuidados a serem observados.
O marketing político precisa seguir as regras estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), principalmente durante o período eleitoral.
Um exemplo é que não se enquadra como propaganda antecipada o ato de exaltar as qualidades de pré-candidatos – desde que não estejam fazendo menção à candidatura ou pedindo voto.
As diretrizes do TSE especificam o período em que as campanhas eleitorais propriamente ditas podem ser realizadas, bem como os tipos de propagandas e até mesmo as especificações técnicas, no caso de propagandas impressas.
O TSE também estabelece diretrizes para o uso de mídias digitais, incluindo mídias pagas. O não cumprimento das normas pode levar a multas.
Portanto, fique atento às normas e atualizações do TSE antes de colocar em prática as dicas do Guia do Marketing Político.
Guia do marketing político para estratégias on-line e off-line
Bom, em primeiro lugar, vamos estabelecer todos os objetivos do marketing político para que fique mais fácil pensar nas estratégias.
São eles:
- criar uma marca política;
- trabalhar a imagem pessoal do candidato e/ou político já eleito;
- publicar conteúdo periodicamente;
- construir e fortalecer uma comunidade engajada;
- estar presente e participativo nas redes sociais.
A seguir, confira algumas dicas de estratégias de marketing político nas esferas digital e off-line:
Defina os canais de comunicação on-line
No ambiente on-line, o primeiro passo do Guia do Marketing Político é definir em quais canais de mídia digital o político terá contas para publicar seus conteúdos.
Exemplos de mídias digitais são:
- Site oficial com blog;
- E-mail;
- Aplicativos de mensagens, como WhatsApp e Telegram;
- Redes sociais, sendo as principais Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter.
É preciso lembrar que cada um desses canais requer conteúdos com linguagens específicas. Os apps de mensagens, por exemplo, pedem publicações bem curtas e objetivas.
Construa a identidade visual do candidato e publique conteúdos nas mídias digitais
Ainda falando do ambiente on-line, é preciso alinhar a identidade visual do candidato em todos os canais digitais.
Cores, logotipo, slogan, fotografia – tudo precisa estar alinhado para que a imagem do candidato seja reforçada na mente dos seguidores desses canais. E claro, isso também deve ser feito nas mídias off-line e demais materiais de divulgação.
Além disso, é importante publicar conteúdos periodicamente nesses canais. Uma boa dica é investir em ferramentas de automação para programar postagens nas diferentes mídias, economizando tempo e melhorando a gestão dos conteúdos.
Defina eventos presenciais e digitais para que o candidato participe
Os eventos são oportunidades do candidato expor com mais clareza suas ideias a projetos, além de fazer networking.
Por isso, é importante fazer um levantamento de eventos que podem contar com a participação do candidato, incluindo os presenciais e os eventos on-line.
Nesse caso, é importante ter uma intensa preparação para que ele consiga reforçar a imagem positiva que vem construindo ao longo do tempo.
Invista em materiais de divulgação off-line
Nos meios locais, é importante reforçar a imagem do político. Nesse caso, vale a pena investir em banners em locais estratégicos e também em ações para divulgar ideias, projetos e fazer campanha na época eleitoral.
Nesse último caso, investir em uma tenda inflável é uma ótima opção. Além de ser 100% personalizado com a identidade visual do candidato, essa ferramenta também serve de ponto de apoio para as ações.
No próximo post, entenda melhor 5 motivos para investir em uma tenda inflável para seu marketing político.