Aos poucos, as medidas de isolamento social por conta da Covid-19 começam a ser flexibilizadas mundo afora, e, por isso, precisamos falar sobre as estratégias de retomada para escolas.
É importante iniciar o planejamento antes mesmo da reabertura e retomada das aulas presenciais, já que vai levar um certo tempo para que gestores, diretores, professores e alunos se adaptem novamente ao ritmo.
Por isso, se você administra uma instituição de ensino, a seguir separamos 4 dicas de estratégias de retomadas para escolas que podem ajudar em seu planejamento.
1. Tenha uma estimativa para o retorno das aulas
Para a construção de um planejamento de reposição das aulas, é preciso haver uma data de retorno das aulas presenciais – ou ao menos uma estimativa de retorno.
Na prática, é importante manter contato com as autoridades de educação do município e/ou do Estado para que você comece o seu planejamento de acordo com datas, mesmo que elas sejam alteradas no futuro.
A partir daí, é possível elaborar um cronograma de reposição mais assertivo e direcionar as atividades tanto presenciais quanto as feitas de forma online.
2. Realize um diagnóstico da situação escolar
No planejamento de estratégias de retomada para escolas também é importante ter um campo para avaliar o desempenho dos alunos no retorno das aulas presenciais.
Na prática, elabore um questionário que pode ser preenchido tanto pelos professores quanto pelos alunos para entender a atual situação no pós isolamento.
Lembre-se que o cenário será outro. Alguns cuidados precisarão ser tomados diariamente e a escola precisa preparar o aluno para essa nova realidade em sala de aula.
Esse diagnóstico também pode ser levantado com base nos conteúdos que foram previstos e que de fato foram ministrados durante a paralisação das atividades presenciais. Qual foi a efetividade do ensino à distância? Quais dificuldades os alunos tiveram no processo de aprendizado?
Leia também: Passo a passo para desinfectar ambientes comerciais.
3. Estruture o plano de reposição
Revisite o planejamento feito antes do início do ano letivo (ou seja, antes da pandemia) para estruturar as atividades para o final do ano letivo, já no período seguinte ao isolamento.
O que precisa ser cancelado, mantido ou modificado? Quais atividades extras precisarão ser eliminadas para que a escola possa focar na reposição dos conteúdos essenciais?
Lembre-se de examinar as resoluções do Conselho Nacional de Educação (CNE) em relação a novas medidas, como a possibilidade de estender o horário das aulas e a realização aos sábados e feriados.
Tendo todos os dados em mãos, também faz parte das estratégias de retomada para escolas a criação de um novo calendário com o plano de ação com base nas datas das aulas.
Para ajudar, divida os conteúdos e disciplinas em dois grupos:
- os conteúdos fundamentais e pré-requisitos para o próximo ano;
- os conteúdos secundários.
4. Reforce a segurança dos alunos nas estratégias de retomada para escolas
A segurança é um item que não deve ser descuidada em nenhum momento, inclusive em tempos de pandemia.
new RDStationForms(‘post-como-atrair-clientes-para-loja-fisica-e87e65de26599694fd6b-html’, ‘UA-456067-1’).createForm();
Nesse caso, a ideia é reforçar as medidas de higienização para evitar o contágio e a disseminação do vírus dentro do ambiente escolar.
Na prática, além de manter as medidas de prevenção – como a higienização correta dos ambientes e lavar as mãos, por exemplo – utilize medidas de reforço.
Uma dessas medidas é a instalação do túnel inflável de sanitização na entrada da escola. O produto já é utilizado em vários setores públicos e privados e também pode ajudar a conter a propagação do vírus no ambiente escolar.
Para saber mais, confira o post a seguir com todos os detalhes de funcionamento do túnel inflável de desinfecção.