10 estratégias de merchandising para o sucesso do seu ponto de venda

As estratégias de merchandising são simples, práticas e muito eficientes para atrair a atenção dos consumidores e aumentar as vendas no PDV.

10 estratégias de merchandising para o sucesso do seu ponto de venda

Por mais que surjam diferentes tipos de ações promocionais, o fato é que as tradicionais estratégias de merchandising continuam fazendo sucesso nos PDVs (pontos de venda).

Afinal, tratam-se de ações simples, que não requerem altos investimentos e, mesmo assim, trazem resultados consistentes.

Além disso, as ferramentas para um bom merchandising são reutilizáveis e muito práticas: os infláveis promocionais e os diferentes tipos de banners ajudam a atrair a atenção dos potenciais clientes no PDV.

Por isso, entenda neste post as principais estratégias de merchandising para colocá-las em prática o quanto antes!

O que é merchandising?

O que é merchandising significado

Merchandising é uma técnica de marketing para promover produtos ou serviços dentro de um ponto de venda, de forma a atrair a atenção dos consumidores e incentivá-los à compra.

Essa técnica envolve diversas estratégias simples, como disposição de produtos nas prateleiras, apresentação visual atrativa, uso de materiais promocionais, entre outros.

O objetivo do merchandising é criar uma experiência positiva para o consumidor no ambiente de compra, estimulando a compra por impulso, aumentando o tempo que o consumidor passa no estabelecimento e otimizando a rentabilidade do espaço de venda.

Além disso, o merchandising também pode ser aplicado em outras áreas, como televisão e internet, onde se refere à promoção de produtos ou marcas dentro de programas de TV, filmes, vídeos online, redes sociais, etc.

Leia também | Ideias criativas para seu negócio: 11 ações para aumentar as vendas

Por que investir em merchandising no PDV?

Entre diferentes tipos de ações promocionais, por que vale a pena também investir em estratégias de merchandising?

Eis os motivos:

Aumento das vendas

Uma boa apresentação dos produtos no PDV pode aumentar as vendas, pois atrai a atenção dos clientes e os incentiva a comprar produtos que talvez não estivessem planejando adquirir.

Criação de uma experiência de compra positiva

Um ambiente de loja bem organizado e visualmente atraente cria uma experiência de compra mais agradável para os clientes, o que pode resultar em uma maior fidelização e em compras repetidas.

Destaque da marca

O merchandising eficaz no PDV pode ajudar a destacar a marca em meio à concorrência, fortalecendo o reconhecimento da marca e a lealdade dos clientes.

Promoção de novos produtos

O PDV é um ótimo lugar para lançar e promover novos produtos. E as estratégias de merchandising podem destacar esses produtos, informando os clientes sobre seus benefícios e incentivando-os a experimentá-los.

Aproveitamento do espaço

O espaço dentro de uma loja é valioso. O merchandising bem planejado pode otimizar esse espaço, garantindo que os produtos sejam exibidos de forma eficiente e maximizando o retorno sobre o investimento.

Impulso nas vendas sazonais e promoções

Durante épocas específicas do ano ou durante promoções especiais, o merchandising pode ser usado para destacar produtos sazonais ou promocionais, aumentando as vendas durante esses períodos.

Leia também | Como atrair clientes para loja física: 10 dicas de ouro (e uma dica bônus)

10 estratégias de merchandising no PDV

As 10 estratégias básicas de merchandising são as seguintes:

1. Disposição estratégica dos produtos

Organize os produtos no PDV de forma lógica e atrativa, colocando os itens mais populares ou de maior margem de lucro em locais de destaque, como prateleiras ao nível dos olhos.

Disposição de produtos nas prateleiras do supermercado e acima da cabeça, altura dos olhos, linha da cintura, abaixo da cintura e chão

Disposição de produtos nas prateleiras do supermercado e acima da cabeça, altura dos olhos, linha da cintura, abaixo da cintura e chão.

 

2. Demonstração de produtos

Ofereça amostras grátis ou demonstrações dos produtos para incentivar os clientes a experimentá-los, especialmente para itens alimentícios, cosméticos e eletrônicos.

3. Utilização de displays temáticos

Crie displays temáticos sazonais ou relacionados a eventos específicos para destacar produtos relevantes, como decorações de Natal para produtos de presente.

Merchandising temático de natal em supermercado

Merchandising temático de natal em supermercado

4. Sinalização eficaz

Use placas e cartazes com mensagens claras e chamativas para comunicar promoções, ofertas especiais e características dos produtos.

5. Iluminação adequada

Também faz parte das estratégias de merchandising garantir uma iluminação adequada para destacar os produtos e criar uma atmosfera agradável na loja.

6. Ponto de venda (PDV) móvel

Considere a utilização de PDVs móveis para colocar produtos em áreas de alto tráfego ou para realizar vendas sazonais ou promocionais.

7. Exposição de produtos relacionados

Agrupe produtos relacionados para incentivar compras adicionais, como colocar molhos ao lado de massas ou acessórios próximos aos produtos principais.

8. Uso de tecnologia interativa

Implemente telas interativas ou dispositivos móveis para fornecer informações adicionais sobre os produtos, promoções e opções de compra.

9. Programas de fidelidade

Promova programas de fidelidade ou cartões de cliente para incentivar a repetição de compra e a fidelização dos clientes.

10. Treinamento da equipe de vendas

Treine a equipe de vendas para oferecer um excelente atendimento ao cliente, informar sobre os produtos e ajudar os clientes a tomar decisões de compra. Ou seja, treine promotores de vendas.

Leia também | Saiba por onde começar o trade marketing para mercado

Principais ferramentas de merchandising: infláveis e banners

As principais ferramentas de merchandising são os infláveis promocionais e os banners.

Essas ferramentas são eficazes porque são altamente visíveis, versáteis e podem ser facilmente personalizadas para se adaptarem às necessidades específicas de uma campanha ou evento de merchandising.

Aliás, as duas ferramentas podem ser utilizadas em conjunto nas estratégias de merchandising.

Eis alguns exemplos práticos:

Tenda inflável + Banner roll up

Uma tenda inflável é uma estrutura grande que pode ser usada como um ponto de venda temporário ou área de demonstração dentro ou fora da loja. É ideal para eventos promocionais ao ar livre.

Tenda inflável para lançamento de produtos

Ao mesmo tempo, o banner roll-up portátil pode ser usado ao lado da tenda para destacar promoções e novos produtos.

Réplica inflável + Wind Banner

Réplicas infláveis de produtos, personagens ou logotipos da marca são muito eficazes para destacar um produto específico ao lado das prateleiras ou reforçar a identidade da marca no PDV.

Enquanto isso, um wind banner pode ser colocado próximo à entrada da loja e incluir mensagens promocionais, como “Ofertas Especiais” ou “Descontos Imperdíveis no Produto X”, para atrair a atenção dos clientes desde o início.

Chute a Gol Inflável + Mochila Pirulito

O Chute a Gol Inflável é uma das estratégias de merchandising que são criativas e eficientes. Ele pode ser usado para os clientes chutarem a bola e, se acertarem nas marcações, terem direito a brindes e descontos nas compras.

Chute a Gol inflável como estratégia de lançamento interativo de produto

Enquanto isso, promotores de vendas podem usar a Mochila Pirulito atraindo a atenção dos clientes a participarem da ação promocional.

Viu como as estratégias de merchandising são simples e eficientes? Então está na hora de começar a etapa do planejamento.

Confira no próximo post 7 formas de planejar ações promocionais econômicas e eficientes em seu negócio

E caso tenha dúvidas sobre o uso de infláveis promocionais e banners em suas estratégias de merchandising, fale com a nossa equipe!

Solicite um orçamento de infláveis personalizado

Compartilhar:
Luis Silvestre
Luis Silvestre
Luis Silvestre é fundador e CEO da RVB Balões e Infláveis empresa com 23 anos e líder de mercado na fabricação de infláveis promocionais. Sempre apaixonado por balões hoje é tetracampeão brasileiro de balonismo.
Último artigo
Calendário de Balonismo: confira aqui os principais eventos de 2024
Próximo artigo
Loja física: 7 estratégias para aumentar a visibilidade do seu estabelecimento

Leia também