Dá tempo de atrair clientes para loja em 2021, aumentando as vendas e driblando a concorrência.
Mesmo na pandemia, que trouxe impactos em diferentes setores econômicos, é preciso reforçar as estratégias de marketing para atrair mais clientes, tanto nos meios físicos quanto digitais.
Portanto, mãos à obra! Confira dicas práticas:
1. Tenha constância ao postar nas rede sociais da loja
Provavelmente, você já deve ter lido essa dica inúmeras vezes por aí, certo? Mas o fato é que nos tempos de hoje, não dá para saber como atrair clientes para loja sem também investir nas mídias digitais.
Os seus clientes também estão por lá e, por mais que você já tenha a sua clientela fixa na loja, é possível descobrir novos consumidores.
Por isso, seja constante nas postagens das redes sociais da loja para que o conteúdo seja entregue aos seguidores. Capriche nas fotos do feed, mas também encha os stories com fotos dos bastidores, enquetes e outras publicações para estimular a participação das pessoas.
2. Mantenha o Google Meu Negócio sempre atualizado
O Google Meu Negócio (GMN) é uma excelente ferramenta de como atrair clientes para loja física. Afinal, ele foi pensado para negócios físicos.
O fato é que nem todas as empresas atualizam a ferramenta, o que é um desperdício, já que o serviço é gratuito.
Portanto, ao criar a sua página no GMN:
- Mantenha os horários de funcionamento da loja atualizados (não se esqueça de alterar nos feriados ou caso a loja precise fechar por algum motivo);
- Atualize sempre os contatos;
- Responda às dúvidas que as pessoas fizerem na página;
- Agradeça os elogios e dê atenção às reclamações que fizerem;
- Verifique se o endereço está correto no Google Maps e inclua fotos da fachada da sua loja;
- Poste novidades (promoções, eventos, publicações do seu blog, etc.).
Leia também: Como atrair clientes para sua empresa investindo em mídia paga.
3. Reforce as ações promocionais na loja
Colocar em prática como atrair clientes para loja em pleno 2021 também diz respeito às promoções, que, afinal, todo mundo gosta.
Mas que tal ser mais criativo? Você pode pensar em criar as mesmas ações promocionais tradicionais, mas de maneira diferente. Por exemplo:
- Fazer um coffee break para mostrar aos clientes lançamentos de produtos;
- Promover degustação/demonstração dos produtos em pontos de venda móveis;
- Oferecer um desconto extra assim que o cliente estiver no caixa pagando sua compra (que tal fazer ele raspar uma raspadinha ou estourar um balão com um papel informando o valor do desconto?);
- Criar um programa de fidelidade, oferecendo brindes ou produtos extras assim que o cliente completar os pontos.
4. Crie uma boa experiência de compras na loja
Também faz parte de como atrair clientes para loja proporcionar um ambiente de compras agradável. Se o cliente for bem tratado, ele avaliará bem o seu empreendimento e atrairá outros consumidores.
Mas como fazer isso? Cuidados de dois pontos básicos: a estrutura da loja e o atendimento. A ideia é fazer com que o cliente se sinta tão bem-vindo, que ele voltará mais vezes.
Algumas dicas são:
- Cuide da iluminação e da limpeza da loja;
- Invista em uma aromatização especial para o ambiente;
- Pense em uma música ambiente para todos os momentos (músicas mais agitadas para dias de liquidação e mais calmas para dias comuns);
- Deixe à disposição do cliente um lugar confortável para ele aguardar atendimento, além de água, sucos, cafés e biscoitos;
- Invista em treinamento da sua equipe de vendas para que ela saiba prestar uma verdadeira consultoria mostrando os detalhes dos produtos da loja.
5. Saiba como atrair clientes para loja destacando a fachada
Por fim, a nossa última dica de como atrair clientes para loja durante ou no pós-pandemia é tornar a fachada atraente.
Além da vitrine, que pode ser produzida de acordo com a ação promocional ou a data comemorativa do momento, invista em ferramentas de publicidade para chamar a atenção.
Sim, estamos falando dos infláveis promocionais. Eles são excelentes maneiras de destacar a sua loja da concorrência, pois eles podem ter o formato que você quiser – o formato de um produto, de um balão, do mascote da sua loja, de uma tenda, etc.
Além de causarem impacto visual, os infláveis também podem ser utilizados em suas ações promocionais, gerando até mesmo mídia espontânea.
No próximo post, confira os diferentes formatos dos infláveis para você entender melhor sobre o poder de atração deles.