Aprender como atrair clientes para loja física é mais que um desafio, mas, sim, uma verdadeira necessidade em tempos concorridos.
Afinal, os atuais lojistas concorrem tanto com outros espaços físicos quanto com e-commerces que vendem os mesmos produtos na internet.
Aliás, no caso de lojas que têm pontos físicos e também e-commerce, é importante que o tipo de experiência do cliente seja igual. Em outras palavras, a marca não pode agir de um jeito no online e de outro jeito no offline. Afinal, é uma única loja, mas com diferentes pontos de venda.
Mas, calma! Existem estratégias certeiras que, se feitas corretamente, te ajudam a cumprir esses desafios com sucesso.
Vamos a elas!
1. Invista em marketing sensorial dentro da loja
O marketing sensorial é uma estratégia que cria ou reforça um vínculo da marca com os clientes por meio de estímulos sensoriais, ou seja, apelando para os nossos cinco sentidos: visão, olfato, paladar, audição e tato.
No contexto das lojas físicas, o marketing sensorial pode ser usado para melhorar a experiência do cliente e, consequentemente, aumentar as vendas.
Eis algumas dicas:
- Visão: use cores, iluminação e design para criar um ambiente agradável e convidativo.
- Olfato: use aromas para criar uma atmosfera relaxante ou estimulante.
- Paladar: ofereça degustações ou amostras de produtos para que os clientes possam experimentar os seus produtos.
- Audição: use música para criar um clima agradável ou para estimular a compra; mas coloque o som num volume agradável.
- Tato: use texturas e materiais para criar uma sensação de conforto e bem-estar.
2. Faça ações promocionais diferentes
As ações promocionais são sempre boas maneiras de como atrair clientes para loja física, mas você pode diversificá-las. Por exemplo:
- Monte kits de produtos com preços atraentes;
- Crie sistemas de fidelidade e pontuação;
- Promova sorteios mediante a compra de alguns itens;
- instale um Chute a Gol Inflável na loja para premiar os clientes que acertarem o gol;
- Dê brindes de produtos que você precisa promover quando o cliente comprar um item de determinado valor;
- Faça promoções estratégicas sempre que chegar novos produtos na loja (assim, você tem a chance de vender os produtos em estoque, e, ainda, de o cliente levar os novos itens, mesmo que em uma próxima ocasião).
Antes de montar as promoções, sempre tenha em mente os objetivos delas para avaliar o custo-benefício.
Além disso, defina as regras claramente e estipule sempre prazos curtos, gerando a urgência no público – ele precisa ser atraído rapidamente para a sua loja física antes que acabe a promoção. Por isso, frases como “Só hoje!”, podem ser utilizadas.
3. Ofereça novidades, mas não abra mão dos clássicos de vendas
Uma loja física ganha força no mercado quando ela tem algo a mais a oferecer que seja inovador e diferente – e, claro, desperte o interesse das pessoas, atraindo-as a conhecerem a sua loja.
Mas o que é um diferencial? Essa resposta depende do seu segmento de mercado. Pode ser, por exemplo, a qualidade dos produtos, a variedade deles, as formas de confecção, os diferenciais no atendimento… É algo que torna a sua empresa única no meio da concorrência.
Invista em novidades, mas também não se esqueça dos clássicos de venda – aqueles produtos que ajudam a manter uma clientela fiel e te transformam em uma autoridade no mercado. Isso ajuda a manter o valor da sua marca e a ganhar clientes no marketing boca a boca.
Leia também | 7 formas de planejar ações promocionais econômicas e eficientes em seu negócio
4. Não exagere no atendimento ao cliente
Saber como atrair clientes para loja física também diz respeito a um atendimento equilibrado. Aliás, o desequilíbrio nesse quesito é uma das principais queixas dos consumidores em relação a estabelecimentos físicos.
Mas o que significa não exagerar? Significa:
- ser profissional;
- não ser mal educado em hipótese alguma;
- não levar as críticas para o lado pessoal;
- ser ágil no atendimento;
- compreender o problema do cliente, realmente ser empático e tentar ajudar;
- não ficar grudado no cliente o tempo todo, gerando desconforto nele.
Leia também | Inbound Recruiting: a chave para fazer contratações de sucesso
5. Participe de feiras e eventos para saber como atrair clientes para loja física
Participar de feiras e eventos também é uma das dicas de como vender mais em loja física. Dessa forma, você demonstra estar antenado com o mercado, faz novas parcerias, e, de quebra, consegue promover ações e campanhas para conquistar mais clientes.
Na prática, participe tanto de eventos ligados ao seu setor quanto de outros setores.
Você pode patrocinar eventos esportivos, por exemplo, mesmo que o seu segmento seja outro. Aliás, é sempre bom você linkar a sua marca com outras marcas de destaque e que promovem bons hábitos à comunidade, como saúde e bem-estar.
Se possível, também promova eventos – até mesmo pequenos eventos em sua loja física – como workshops, palestras, eventos de troca de coleção (se trabalhar com moda, por
exemplo), etc.
Tudo isso é importante para estimular a participação das pessoas e aumentar o seu ticket médio de vendas.
Leia também | Como usar feiras e eventos para fechar novos negócios
6. Faça unboxing de produtos nas redes sociais da loja
Nem é preciso dizer que a sua marca também precisa estar presente nas redes sociais, não é mesmo? Essa é uma dica fundamental de como atrair clientes para loja física. Mas saiba que promover vídeos (e até lives) de unboxing de produtos é uma estratégia poderosa para atrair o consumidor.
O unboxing é um vídeo que você faz abrindo a caixa do produto e mostrando suas características. O ato de desembrulhar a caixa de um objeto que é o desejo de muita gente gera nas pessoas uma grande vontade de comprar o produto.
Não é à toa que existem muitos canais de vídeos especificamente para unboxing experience – aliás, uma tendência são os vídeos ASMR (Resposta Sensorial Autônoma dos Meridianos), que evidenciam os barulhos e sons do objeto, provocando uma sensação de bem-estar e relaxamento.
Eis o exemplo de um unboxing experience ASMR do iPhone 15:
Outra dica é caprichar na embalagem. Crie modelos diferentes de embrulhos, que podem variar até mesmo por conta de datas temáticas.
Aliás, você pode até mesmo presentear os seus clientes com uma caixa personalizada quando ele comprar o produto que viu no vídeo; estimule-o a compartilhar a experiência de compra nas redes sociais.
7. Não se esqueça das datas comemorativas
Uma dica simples de como atrair clientes para loja física é se planejar com a devida antecedência para as principais datas comemorativas, tanto do comércio quanto das datas especiais para a sua loja.
Nesse caso, você pode criar promoções diferentes, ações especiais (por exemplo, um café da manhã no Dia da Mulher para as suas clientes) e caprichar na fachada da loja chamando atenção da temática do momento.
Para isso, utilize infláveis promocionais, pois são produtos inovadores e que conseguem desempenhar esse papel de atração a um bom custo-benefício.
8. Saiba como atrair clientes pela internet
Mesmo que a sua loja atue apenas de forma física, é preciso saber como atrair clientes pela internet. Afinal, os seus consumidores também estão lá.
Por isso, é importante investir em estratégias de divulgação, tais como:
- Google Meu Negócio: ferramenta gratuita do Google para a divulgação de lojas físicas na rede de pesquisa.
- Google Ads: investimento em anúncios pagos para aparecer na rede de pesquisa, em sites e nos canais parceiros do Google.
- E-mail: o e-mail também é importante para divulgar promoções aos clientes.
- Redes sociais: plataformas para criar relacionamento com os clientes e potenciais clientes, reforçando a sua marca.
- Aplicativos de mensagens: WhatsApp e Telegram são os principais aplicativos para você divulgar a sua loja física.
- Site e blog da loja física: site com as informações, os produtos e também com blog sobre temas relacionados aos seus produtos para atrair mais interessados.
9. Aprenda como atrair clientes pelo WhatsApp Business
O WhatsApp Business também é uma excelente maneira de como vender mais em loja física.
Isso porque ele é mais um canal de atendimento ao cliente, de modo que você pode fechar as vendas pelo próprio aplicativo e combinar a melhor forma de entrega dos produtos ao cliente.
Além disso, o aplicativo também serve para você divulgar novidades e ofertas, além de responder às dúvidas dos clientes sem que eles precisem se deslocar ao seu estabelecimento.
Aliás, a grande novidade do app é o WhatsApp Pay, onde você pode pagar e receber quantias em dinheiro usando o próprio aplicativo, sem intermediários. Isso otimiza ainda mais a experiência de compras dos seus clientes.
10. invista em um bom pós-venda
O pós-venda ajuda a aumentar a taxa de fidelização dos clientes e pode ser feito de várias maneiras, incluindo:
- Comunicação: manter contato com os clientes após a compra, por meio de e-mail, telefone ou redes sociais. Isso pode ser feito para enviar novidades sobre a empresa, produtos ou serviços, ou para oferecer descontos ou promoções exclusivas.
- Atendimento: solucionar rapidamente qualquer problema que o cliente possa ter com o produto ou serviço adquirido. Isso demonstra atenção ao cliente e garante uma experiência positiva.
- Reclame Aqui: monitorar as reclamações feitas no Reclame Aqui e responder de forma rápida e eficiente. Isso demonstra preocupação com a satisfação do cliente e pode evitar que a reclamação se espalhe.
- Programas de fidelidade: oferecer programas de fidelidade que incentivem os clientes a voltar a comprar na loja. Isso pode incluir descontos, brindes ou acesso a eventos exclusivos.
Leia também | Fidelização de clientes: conheça 8 estratégias e exemplos práticos
Dica Extra: invista em infláveis promocionais para atrair clientes
Os infláveis promocionais são ferramentas excelentes para atrair clientes para a loja física. Afinal, eles podem assumir tamanhos, cores e formatos totalmente personalizados.
Além disso, eles podem ser utilizados em diferentes ações promocionais dentro e fora da loja, contribuindo para aumentar a experiência do cliente com a marca.
Por isso, te convidamos a conferir o nosso post sobre como um inflável personalizado pode contribuir na transformação da experiência de marca.
Dessa forma, você terá a certeza de que fará um investimento certo para aumentar as vendas!