Como encomendar o seu balão promocional (e não errar)

Como encomendar o seu balão promocional (e não errar)

O balão promocional vai de encontro a um dos maiores desafios das empresas: atrair atenção para suas marcas e produtos. 

Porém, em meio a tantos modelos e tamanhos, fica a dúvida: como encomendar um balão inflável personalizado que possa ser reutilizado em várias estratégias sem errar?

Existem dicas importantes para isso – e todas elas estão neste artigo!

 

O que é um balão promocional?

Balão promocional, também chamado de balão inflável para propaganda, como o nome diz, é um tipo de inflável que tem o formato de balão, sendo personalizado com a identidade visual desejada – cores, logotipo, dizeres, etc. – para divulgar uma marca, serviço ou produto. 

Aqui é importante dizer que balão promocional não é a mesma coisa que bexiga personalizada de festa. Trata-se de uma ferramenta de comunicação que empresas utilizam para divulgar suas marcas, produtos e serviços. 

O balão promocional vem com um motoventilador embutido que é ligado à tomada de energia para que o produto permaneça inflado durante o uso. Em apenas três minutos, ele se enche de ar, tornando-se muito fácil de ser montado, desmontado e transportado.  

Saiba mais: como instalar seu inflável promocional.

Uma das principais vantagens do balão promocional é que ele oferece um alto impacto visual para suas estratégias de marketing feitas de forma física. Afinal, um balão atrai atenção de um público, seja em locais internos ou externos. 

 

Como encomendar um balão promocional com a minha marca?

A seguir, separamos algumas dicas importantes para você colocar em prática antes de encomendar o seu balão promocional:

1. Tenha um objetivo definido

Ter um objetivo (ou vários objetivos) para utilizar o balão promocional faz toda diferença para não errar na hora de encomendá-lo.

Isso porque é de acordo com esse objetivo que você definirá suas características mais técnicas, como tamanho, identidade visual, etc., que falaremos nas dicas a seguir.

Bom, a versatilidade é uma das características dos balões infláveis promocionais e isso garante que você consiga utilizá-los em diversos objetivos, tais como:

  • aumentar as vendas de determinado produto ou serviço dentro da loja ou fora dela;
  • promover um evento;
  • ações de branding, fortalecendo a marca;
  • sinalizar determinado local durante uma exposição.

Lembre-se: com um único balão promocional, é possível utilizá-lo e reutilizá-lo em várias estratégias.

 

2. Atenção ao tamanho do balão promocional

O balão promocional inflável pode ser produzido em diferentes tamanhos, como, por exemplo, 2 metros até formatos grandes de 7 metros. E não se preocupe: independentemente do tamanho, o balão será fácil de ser montado, desmontado e transportado. 

Dá uma olhada nestes três exemplos de tamanhos:

 

 

Definir o tamanho do seu balão promocional está diretamente relacionado à próxima dica:

3. Saiba os locais em que o balão promocional será inflado

É importante definir os locais em que o balão promocional será utilizado para ajudar na escolha do tamanho mais adequado – em alguns casos, pode até valer a pena encomendar dois balões iguais, mas com tamanhos diferentes.

 

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Saiba que eles podem ser inflados tanto em locais internos quando em locais externos, já que utilizam um motoventilador embutido no produto que deve ser ligado a tomadas simples de energia.

Alguns exemplos de locais para usar um balão promocional:

  • Pontos de venda (PDVs);
  • fachada de lojas e comércios em geral;
  • academias;
  • eventos com food trucks;
  • stands montados em eventos externos e internos;
  • feirões imobiliários e feirões de concessionárias;
  • shows;
  • postos de combustíveis;
  • competições esportivas;
  • supermercados e shoppings como apoio a ações de trade marketing;
  • escolas, faculdades, cursos em geral;
  • campanhas políticas;
  • feiras agropecuárias. 

Saiba mais: balões promocionais gigantes em lançamentos imobiliários.

4. Defina a identidade visual que o balão inflável promocional terá

Por fim, outra dica importante para não errar ao encomendar seu balão promocional é definir qual será a identidade visual dele – e aqui estamos falando de três elementos: 

  • cores;
  • texto e elementos gráficos;
  • elemento extra no formato do balão promocional.

Quanto às cores, sugerimos que você utilize a identidade visual da marca que deseja promover. Isso ajuda a reforçá-la na mente do consumidor, independentemente de qual objetivo você tem com o uso do balão.

Aqui na RVB nós trabalhamos com as referências de cores da cartela Pantone para facilitar a escolha:

 

Cartela de cores

 

Quanto aos elementos gráficos, sugerimos que utilize o logotipo da empresa – aliás, dependendo do objetivo do balão promocional, apenas ele pode ser suficiente.

Caso queira acrescentar algum texto adicional no balão, aqui vai uma dica muito importante: saiba se o texto será necessário em outras ações com o mesmo balão.

O motivo é simples: vamos supor que o seu balão será usado para promover um determinado evento, com data certa. Se você incluir essa data na impressão do balão, ele não poderá ser reutilizado em outras ações, certo?

Mas, então, qual é a solução? Aqui na RVB nós podemos acrescentar um banner fixado com velcro contendo os textos temporários. Acabou a ação? Basta retirar o banner e pronto, o balão fica pronto para a próxima estratégia. 

Quanto ao elemento extra no formato do balão promocional, o seu uso ou não depende da identidade visual da sua empresa e também do objetivo da sua ação.

Este balão promocional feito para a Rádio Máxima, por exemplo, acrescentou um fone de ouvido no formato para que a identidade visual da marca seja reforçada:

 

Balão promocional rádio máxima

 

Olha este balão no formato de uma pilha:

 

Balão promocional Sincomercio

 

E este aqui no formato de uma lâmpada:

 

Réplica balão promocional Elgin

 

Então, vamos a um resumo das dicas para encomendar o seu balão promocional?

  • Defina o objetivo que ele terá;
  • Defina os locais em que será montado (precisará de iluminação noturna);
  • Tamanho e formato (se precisa de um elemento especial para ser acrescentado ao formato de balão);
  • Identidade visual: logotipo, cores, texto (esse texto será reutilizado?).

 

Como um balão promocional pode aumentar as vendas?

Bom, agora que já conhecemos as principais características, vantagens e dicas para encomendar um balão promocional, eis a pergunta: afinal, como ele realmente ajuda nas vendas?

A resposta é simples: um balão promocional tem um alto poder de impacto visual – e isso faz toda a diferença na hora de divulgar a sua marca.

É importante lembrar que toda estratégia de marketing precisa cumprir um primeiro objetivo: atrair a atenção das pessoas. Só quando essa primeira meta é cumprida que a empresa consegue colocar em prática as demais estratégias promocionais.

Por isso, o balão promocional precisa ser personalizado com a identidade visual da loja ou da maneira que a ação promocional pedir. E com a possibilidade de criar diferentes formatos nos infláveis, os resultados realmente surpreendem e chamam atenção.

O balão promocional pode ser usado na entrada do estabelecimento ou em outros locais internos e externos. Ele, inclusive, pode ser o tema principal de uma estratégia de marketing, gerando até mesmo mídia espontânea para a sua marca nas redes sociais.

Ou seja: o balão promocional é mais do que uma ferramenta de publicidade. É o braço direito das suas vendas!


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Luis Silvestre
Luis Silvestre
Luis Silvestre é fundador e CEO da RVB Balões e Infláveis empresa com 23 anos e líder de mercado na fabricação de infláveis promocionais. Sempre apaixonado por balões hoje é tetracampeão brasileiro de balonismo.
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