Como aumentar o fluxo de clientes na loja? Confira essas 4 técnicas poderosas

Como aumentar o fluxo de clientes na loja? Confira essas 4 técnicas poderosas

Saber como aumentar o fluxo de cliente na loja é um desafio presente na rotina de empresas de todos os segmentos, não é mesmo? 

Afinal, existem muitos fatores que podem atrapalhar essa meta, tais como a falta de divulgação da loja, sazonalidade, forte concorrência na região, falhas no atendimento, etc.

Mas saiba que existem algumas dicas que valem ouro na hora de resolver essa questão. Elas são simples e muito eficientes.Portanto, confira algumas dicas para aumentar o fluxo de clientes na loja:

1. Dê brindes que complementem a compra

Distribuir brindes faz parte das ações promocionais das empresas há muito tempo. Mas você já experimentou dar brindes que complementem a compra que o cliente está fazendo?

Alguns exemplos:

  • Vamos supor que você tenha uma loja de suplementos. Em vez de dar um chaveiro quando cliente comprar um Whey Protein, dê algo que complemente essa compra – como, por exemplo, uma squeeze personalizada para ele tomar o suplemento. 
  • Se você tem uma loja de calçados, que tal presentear os clientes com um par de meias, um mini hidratante para os pés, ou, ainda, uma sacolinha especial para guardar e proteger o calçado?
  • Se você tem uma loja de ferramentas, que tal presentear seus clientes que acabaram de comprar com uma lanterninha de LED, que é um item necessário e que complementa qualquer compra nesse segmento? 

Essa dica de como aumentar o fluxo de clientes na loja tem o objetivo de surpreendê-lo, fazendo-o sentir-se valorizado e causando uma boa impressão em seu estabelecimento. Aliás, isso pode gerar até publicidade espontânea para sua marca nas redes sociais. 

2. Distribua cupons de desconto 

Os cupons de desconto são excelentes formas de aumentar o fluxo de clientes na loja, pois eles podem ser distribuídos tanto de forma física quanto de forma virtual, facilitando o gerenciamento. 

O desconto pode ser feito de várias formas, tais como:

  • uma porcentagem definida;
  • taxa de entrega gratuita;
  • um vale brinde com um valor X para novas compras. 

Isso estimula novas compras, fazendo com que aumente o fluxo de clientes, principalmente em datas especiais do comércio. Além disso, essa tática também pode ser utilizada para atrair clientes em épocas de baixo volume de vendas. 

Mas atenção: faça bem as contas para definir uma margem de desconto que você não saia no prejuízo, combinado? 

Saiba mais: 8 dicas de ações promocionais para PDVs. 

3. Esteja no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio foi lançado em 2014 e rapidamente se tornou uma boa ferramenta para que negócios físicos sejam localizados com facilidade nas buscas do Google.

Digitando algumas palavras-chaves (como, por exemplo, “restaurantes em SP”), imagine se o seu restaurante não estiver na lista? Ou, ainda, se a pessoa digitar o nome específico da sua loja e não encontrar nenhuma informação confiável sobre ela?

No Google Meu Negócio o cadastro é feito gratuitamente e nele dá para interagir com os clientes, respondendo a dúvidas, recebendo avaliações e informando datas e horários de abertura e fechamento da loja. Também é possível incluir informações como endereço no Maps, telefone de contato, e-mail e site. 

Portanto, eis a dica de como aumentar o fluxo de clientes na loja física: também esteja presente na internet. 

4. Use o marketing sensorial na fachada e no interior da loja

O marketing sensorial é outra dica simples e eficiente de como aumentar o fluxo de clientes na loja.

Trata-se de uma estratégia de marketing que utiliza os sentidos humanos para despertar memórias e sensações, criando uma boa experiência e despertando também o desejo de compra. Aquele cheiro de pão quentinho na padaria e aquela música animada em uma loja com liquidação são exemplos.

 

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O marketing sensorial pode ser aplicado tanto na fachada quanto no interior da loja – se for nos dois ambientes, melhor ainda. 

Na prática, eis algumas dicas de marketing sensorial para lojas:

  • Visão: utilizar infláveis personalizados na fachada para atrair clientes a entrar na loja.
  • Olfato: uso de aromatizantes de ambientes que remetem a boas sensações.
  • Audição: música ambiente que estimule a compra (em épocas de grandes promoções e liquidações, invista em músicas mais agitadas).
  • Tato: promova degustações e demonstrações dos produtos que você vende. 

Gostou das dicas? Agora que você já sabe como aumentar o fluxo de clientes na loja, vamos nos aprofundar na importância do marketing sensorial do tato. Saiba por que usar infláveis em suas ações promocionais faz as vendas aumentarem

Luis Silvestre
Luis Silvestre
Luis Silvestre é fundador e CEO da RVB Balões e Infláveis empresa com 23 anos e líder de mercado na fabricação de infláveis promocionais. Sempre apaixonado por balões hoje é tetracampeão brasileiro de balonismo.
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