Comece agora a pensar em como aumentar as vendas após a crise!

Comece agora a pensar em como aumentar as vendas após a crise!

Está mais do que na hora de conversarmos sobre aumentar as vendas após a crise, não é mesmo? 

Em tempos de pandemia por conta da COVID-19, muitos empreendedores podem se sentir perdidos em meio a tanta informação e a mudanças tão bruscas em nossa rotina. Além disso, também existe na internet muitas dicas sobre cursos, home office e uma infinidade de coisas a serem feitas, que nem sabemos por onde começar. 

No entanto, tenha calma. Já vivemos outras crises no passado – aliás, passado bem recente, como a crise econômica de 2015, por exemplo – em que fomos obrigados a nos reinventar para continuarmos no mercado. 

E estamos aqui, não é mesmo? Então, o post de hoje é para pensarmos juntos sobre como aumentar as vendas quando esse período passar – aliás, até mesmo antes dele passar.

Como cada crise econômica possui suas particularidades, não existe um consenso de quais tipos de mercados vendem mais ou menos. Nesta, em especial, estamos vendo negócios se reinventando com o delivery, ou, ainda, atendendo 100% online, por exemplo.

Em todos esses casos, confira algumas dicas de planejamento para aumentar as vendas do seu negócio.

 

Redefina os objetivos do negócio

O passo essencial é este: sentar-se para redefinir os rumos que o seu empreendimento tomará pós-crise. Lembre-se que seus clientes podem levar um certo tempo para se recuperar financeiramente. 

Nesse caso, os objetivos – e as consequentes metas – precisam ser direcionados a aumentar a robustez do negócio, ou seja, melhorar o posicionamento da marca no mercado.

Também é preciso adequar-se à nova realidade para criar metas de vendas mais condizentes, mas sem perder o foco no equilíbrio da empresa. Para isso, avalie todos os dados internos e externos sobre o mercado e conte com a sua equipe para, juntos, traçarem os caminhos. 

 

Repense os preços dos seus produtos e serviços com cautela

Aumentar as vendas em período de crise pode gerar uma ansiedade tão forte que muitos empreendedores saem fazendo promoções, liquidações e mil ofertas sem se darem conta do que isso pode representar para sua saúde financeira.

Ok, se as vendas caem, geralmente a gente diminui os preços para que atraia mais clientes, certo? Mas lembre-se que isso também fez a sua margem de lucro cair – e aqui não estamos dizendo do lucro que te fará milionário, mas aquele que afeta diretamente a manutenção da sua empresa. 

Então, não estamos dizendo para aumentar os preços – não faça isso, principalmente em meio à crise – mas repensar os preços com cautela. Faça sim, ações promocionais com preços acessíveis para aumentar as vendas, mas, antes, analise todos os valores dos custos dos produtos e da estrutura – existem insumos que ficam mais caros em meio à crise e será preciso negociar com seus fornecedores.  

Aliás, aqui vai outro alerta: abaixar demais os preços pode gerar um efeito negativo na mente do consumidor. Ele pode achar que o seu produto ou serviço é de baixa qualidade – e quando você aumentar novamente o preço, a clientela não se acostumará e migrará para a concorrência. 

Então, a receita é: equilíbrio sempre. Adote estratégias de precificação que façam girar seu estoque, mas aumentando o valor da marca no mercado. 

Leia também: Como planejar ações de trade marketing em 6 passos.  

 

Converse com seus clientes

Não ignore o poder de uma boa conversa para aumentar as vendas pós-crise. É preciso, mais do que nunca, entender em que momento seu cliente está, quais dificuldades está enfrentando para entender como o seu produto é, de fato, importante para ele.

Feito isso, crie propostas de valor personalizadas para seus clientes para que eles entendam que a sua empresa se preocupa de verdade com eles e está disposta a negociar as melhores condições para todos. 

 

Considere expandir o seu mix de soluções para aumentar as vendas

É na crise que muitas oportunidades são criadas e empresas repensam várias estratégias, certo?

Então, pesquise e considere fortemente aumentar o seu mix de produtos e serviços para expandir o seu mercado de atuação.

  • Se antes você vendia maquiagem, considere vender outros produtos de beleza, como cremes de tratamento para o rosto, shampoos, acessórios, etc.;
  • Se antes você vendia cursos gravados na internet, considere oferecer consultoria e mentoria para orientar seus alunos nos primeiros passos. 

Portanto, pesquise exemplos de negócios em alta na crise e coloque ideias no papel para aumentar as vendas com produtos e serviços que vão de encontro a eles. 

 

new RDStationForms(‘post-como-atrair-clientes-para-loja-fisica-e87e65de26599694fd6b-html’, ‘UA-456067-1’).createForm();

 

Treine a sua equipe de vendas

Vender durante e após uma crise forte gera muita ansiedade e uma pressão extra na equipe de vendas. Por isso, ela precisa estar preparada tecnicamente e emocionalmente para lidar com novos cenários.

Ao conversar com os clientes, façam uma lista com todas as objeções apresentadas por eles. Na sequência, criem juntos argumentos de vendas que vão de encontro a essas objeções, aumentando as chances de vendas. 

Feito esse planejamento inicial, é hora de treinar. Invista em cursos de qualificação para melhorar o atendimento, o poder de negociação e o pós-vendas. Certamente isso fará toda a diferença nos resultados. 

 

Para aumentar as vendas após a crise, o marketing precisa ser o seu braço direito

Não cometa o erro de deixar de investir em propaganda e marketing em períodos de crise. Ele é, sim, um setor essencial. Afinal, quem é visto não é lembrado. 

As estratégias de marketing são feitas justamente para criar novas oportunidades de aumentar as vendas, atraindo e preparando as pessoas para se tornarem clientes e passando a bola para que o time de vendas feche negócio. 

E nada melhor do que um bom time de marketing para entender as melhores estratégias que a empresa pode fazer para gerar vendas em meio à crise. 

Nesse caso, nós da RVB Balões e Infláveis Promocionais estamos à disposição para ajudar você e a sua equipe de marketing e vendas com dicas de estratégias e ações promocionais para, juntos, enfrentarmos esse momento de crise.

Converse agora mesmo com um de nossos consultores!

 

RVB_CTA_Rodapé_eBook05_Catálogo

Luis Silvestre
Luis Silvestre
Luis Silvestre é fundador e CEO da RVB Balões e Infláveis empresa com 23 anos e líder de mercado na fabricação de infláveis promocionais. Sempre apaixonado por balões hoje é tetracampeão brasileiro de balonismo.
Último artigo
5 técnicas de merchandising para você começar a aplicar hoje
Próximo artigo
Túnel Inflável de Desinfecção Reforça Ações de Combate ao novo Coronavírus

Leia também