Inauguração de loja: 10 ações de marketing criativas para alavancar os negócios

Eventos de inauguração de loja precisam atrair a atenção do público-alvo antes mesmo da abertura da loja.

Inauguração de loja: 10 ações de marketing criativas para alavancar os negócios

Como pensar fora da caixa e realmente ser criativo com ações de marketing no evento de inauguração de loja? A palavra-chave para responder a essa dúvida é: pessoas.

Na era do Marketing 4.0, mesmo em meio a aparatos tecnológicos que ajudam bastante na conquista por uma fatia do mercado, as pessoas continuam sendo o foco central de todas as ações de marketing.

Portanto, a sua loja venderá ferramentas? Foque nas pessoas que usarão essas ferramentas para resolverem problemas.

Venderá roupas? Foque na autoestima e no bem-estar que as pessoas sentirão ao vesti-las. Foque as suas ações nos resultados que os seus produtos trarão às pessoas, e não no produto em si.

Por isso, neste post vamos a dicas ainda mais práticas e criativas para você conseguir tirar todo o planejamento do papel e realmente atrair pessoas e alavancar os seus negócios.

Vamos lá?

1. Desperte a curiosidade do público nas redes sociais

Criar um suspense para gerar um burburinho em sua cidade. Esse deve ser o foco das ações de marketing nas redes sociais, já que você ainda não inaugurou a loja.

Vale criar o perfil da loja na rede social em que o seu público está (lembre-se de fazer uma pesquisa para definir bem qual é o perfil dos seus potenciais clientes) e começar a postar imagens e vídeos diversos, que podem ser:

  • os bastidores da montagem da loja;
  • pessoas que confirmaram presença na inauguração;
  • unboxing de produtos que você venderá (isso é ótimo para despertar o senso de urgência de compra);
  • gifs e fotos de memes famosos que estejam relacionados à grande inauguração da sua loja.

Use e abuse da criatividade para já começar a interagir com o público antes mesmo da inauguração. E também vale criar sorteios e cupons de desconto para atraí-las a conhecerem a sua loja.

2. Crie ações de marketing de guerrilha nas ruas da cidade

Também conhecido como marketing de impacto, as ações de marketing de guerrilha podem gerar ótimos resultados na alavancagem de negócios.

Lembre-se: loja física também precisa de ações de marketing locais, não apenas na internet.

E não é preciso investir muito dinheiro para esse tipo de ação. Existem exemplos simples e muito bem-sucedidos de ações de marketing de impacto que deram muitos resultados. O foco é sempre gerar uma boa experiência a quem estiver passando na hora da ação.

Dá uma olhada em uma ação de marketing de guerrilha feita em Paris para promover pastilhas Tic Tac:

3. Crie um evento para educar seus clientes no dia da inauguração de loja

Educar os clientes faz parte das ações de marketing dos tempos atuais. Em outras palavras, isso significa que a sua loja não apenas venderá um produto por vender, mas fará com que a pessoa saiba o porquê ela está comprando aquele produto – e na sua loja.

Nesse caso, no dia da inauguração, uma ótima ação de marketing é sair da zona de conforto e ir além do coffee break no cantinho da loja.

Eduque os seus clientes na inauguração de lojas

Vale a pena investir em um evento onde os potenciais clientes terão experiências boas e que despertem o interesse na compra. Por exemplo:

  • O evento de inauguração de uma loja de roupas pode contar com a presença de um consultor de imagem para um workshop sobre como entender o estilo pessoal e como escolher peças que valorizem a pessoa – expondo as peças que serão vendidas na loja, é claro.
  • Uma loja de eletrônicos pode contar com um evento que atraia o público nerd, como, por exemplo, uma batalha de gamers com premiação para os primeiros colocados.

Enfim, pense sempre em mostrar o diferencial dos seus produtos, criando um valor a eles

de tal forma que as pessoas nem se lembrem da concorrência.

4. Aproveite a colaboração de influenciadores locais

Influenciadores locais podem ser grandes aliados na promoção da sua loja. Eles têm um público fiel que confia em suas opiniões e recomendações.

Por isso, convide alguns influenciadores para a inauguração da loja e peça que compartilhem suas experiências em suas redes sociais. Ofereça brindes exclusivos ou descontos especiais para que eles possam experimentar e divulgar os produtos.

5. Ofereça uma experiência de realidade aumentada (RA)

Implementar tecnologia de realidade aumentada (RA) pode proporcionar uma experiência especiais aos seus clientes na inauguração de loja.

Por exemplo: em uma loja de móveis, os clientes podem usar aplicativos de RA para visualizar como os móveis ficariam em suas casas. Em uma loja de roupas, eles podem “experimentar” virtualmente as peças. Isso não só atrai a atenção como também aumenta o engajamento e a satisfação do cliente.

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6. Desenvolva uma campanha de caridade

Conectar sua inauguração de loja a uma causa social pode gerar uma resposta emocional positiva e aumentar a percepção de valor da sua marca.

Uma dica, por exemplo, é doar uma parte das vendas do primeiro dia para uma instituição de caridade local. Isso mostra que sua loja se preocupa com a comunidade e pode atrair clientes que valorizam empresas socialmente responsáveis.

No entanto, planeje-se bem para as ações, para não comprometer os resultados financeiros, ok?

7. Realize workshops e demonstrações ao vivo

Ofereça workshops e demonstrações de produtos durante a inauguração. Isso é muito eficiente se a sua loja vende produtos que requerem algum conhecimento ou habilidade, como ferramentas, eletrônicos ou produtos de beleza.

Demonstrar como usar os produtos pode aumentar a confiança do cliente e incentivar a compra. Por isso, treine bem a equipe de vendedores para que eles sejam verdadeiros consultores dos produtos e serviços.

8. Crie uma experiência sensorial

Transforme a visita à sua loja em uma experiência sensorial completa.

E os pequenos detalhes fazem toda a diferença no ambiente da sua loja. Estudos mostram que experiências sensoriais positivas podem aumentar o tempo que os clientes passam na loja e a probabilidade de compra.

Mas como fazer isso? Simples.

Utilize aromas agradáveis, música ambiente adequada e iluminação especial para criar um ambiente acolhedor e atraente.

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9. Invista no Chute a Gol Inflável durante a inauguração de loja

Para engajar seus potenciais clientes e tornar o clima de inauguração ainda mais festivo, invista no Chute a Gol Inflável.

Trata-se de um inflável no formato de gol, cuja trave apresenta vários alvos. Ao chutar a bola e acertar um desses alvos, os clientes podem ganhar prêmios do tipo: brindes, cupons de descontos, vale compras, etc.

10. Utilize publicidade móvel

Considere o uso de publicidade móvel, como tendas infláveis em locais estratégicos da cidade, dias antes da inauguração.

Essa estratégia pode chamar a atenção de uma grande variedade de pessoas e aumentar a curiosidade sobre sua nova loja.

Dicas extras para o dia do evento de inauguração da loja:

  • Capriche na decoração e na música ambiente, criando uma verdadeira identidade visual;
  • Distribua brindes da sua marca aos convidados – os brindes podem ser simples, mas precisam ser úteis para permanecerem o maior tempo possível sendo utilizados pelos potenciais clientes;
  • Cadastre em um CRM todos os visitantes que estiveram na inauguração da loja – isso é fundamental para você colocar outras ações de marketing em prática. Logo após o evento, envie e-mail ou mensagem de texto agradecendo pela presença e oferecendo um cupom de desconto na próxima compra.

E então, gostou das ações de marketing?

Complemente este assunto com mais 7 estratégias para aumentar a visibilidade do seu estabelecimento. Até a próxima!

 

Luis Silvestre
Luis Silvestre
Luis Silvestre é fundador e CEO da RVB Balões e Infláveis empresa com 23 anos e líder de mercado na fabricação de infláveis promocionais. Sempre apaixonado por balões hoje é tetracampeão brasileiro de balonismo.
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