Planejar e avaliar uma ação promocional criativa: você tem feito isso em suas estratégias?
Pode parecer algo muito difícil ou desnecessário – afinal, se vendeu, deu tudo certo, não é mesmo? Mas não é bem assim.
Quando planejamos e criamos métricas de mensuração dos resultados, a tendência é aumentarmos os resultados positivos, já que saberemos exatamente aonde queremos chegar antes mesmo de começar.
Além disso, se no meio do caminho as métricas sugerirem que algo precisa ser ajustado, fica muito mais fácil identificar os motivos e corrigi-los a tempo de não prejudicar a estratégia.
Então, aprenda a planejar e avaliar toda e qualquer ação promocional em seu negócio. Vamos mostrar a você que essas tarefas são simples e fundamentais.
Planejando uma ação promocional
Seja uma ação promocional inovadora ou simples, o fato é que o planejamento é a primeira etapa de todo o processo. É nessa hora em que você vai definir a estratégia e todos os caminhos que deve percorrer para alcançar os resultados.
Seguem as dicas:
Defina o público da ação promocional
Não economize tempo para isso. Faça pesquisas com seus clientes para entendê-los melhor, conhecer suas características socioeconômicas e saber quais são seus desejos de compra, suas necessidades e como o seu negócio pode atendê-los.
Afinal, um dos objetivos da ação promocional é você atrair esse público para que conheça sua marca e tome uma decisão de conversão. E a ação promocional precisa ser toda construída pensando nesse perfil que você quer atingir.
Saiba mais: Marketing Promocional – o que é e quando apostar nesta estratégia.
Crie um cronograma de ações promocionais para o ano
Aproveite que está na fase de planejamento e já crie um cronograma com as ações que fará durante o ano – ao menos as principais, que geralmente são feitas em datas comemorativas e no aniversário da empresa.
Isso faz com que você economize tempo e também já pense em formas criativas de inovar em todas as campanhas. Por que não fazer um evento esportivo, mesmo que a sua empresa seja de cosméticos? Vale a pena pensar fora da caixa.
Defina os objetivos da ação promocional
As ações de marketing promocional podem ter vários objetivos; por isso, você precisa saber exatamente quais resultados precisa alcançar.
Exemplos de objetivos podem ser:
- Aumentar as vendas;
- Fechar orçamentos;
- Conquistar mais clientes fiéis;
- Atrair mais seguidores para suas redes sociais;
- Aumentar o engajamento nessas redes sociais.
Além disso, estabeleça metas junto a esses objetivos para que o planejamento fique mais claro.
Por exemplo:
- Objetivo: dobrar as vendas na ação promocional do Dia das Mães em relação à ação do ano anterior.
- Meta: vender R$ X na ação promocional do Dia das Mães para conseguir dobrar as vendas em relação ao ano anterior.
Escolha os tipos de ações promocionais
Público, objetivos e metas definidos? Então é hora de escolher o tipo de ação promocional que mais se encaixa com esse planejamento.
Existem vários tipos e a escolha dependerá de vários fatores. Você pode fazer uma simples ação de distribuição de brindes até mesmo campanhas envolvendo o marketing de guerrilha.
Confira aqui alguns exemplos de ações promocionais.
Estude a sua concorrência
Dê uma chegada nas ações promocionais dos seus concorrentes diretos para inovar em sua ação promocional.
Elas precisam ser as mais originais possíveis – e isso não quer dizer que devam ser caras ou cheias de apetrechos complicados. Às vezes, o seu concorrente está apostando em algo muito rebuscado e você pode ganhar na simplicidade. O importante é atrair o público certo e ofertar a ele a melhor promoção.
Faça o orçamento e procure pelos fornecedores
Com todas as dicas acima concluídas, é hora de fechar o orçamento de cada ação promocional e procurar pelos melhores fornecedores dos materiais de divulgação.
Pesquise pelos preços, os diferenciais, a qualidade, a entrega, avaliações de outros clientes, cases de sucesso, suporte, etc.
Avaliando uma ação promocional
A avaliação de uma ação promocional também precisa constar no planejamento. Na prática, estamos falando da criação de métricas para avaliação do desempenho de cada campanha.
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A escolha de quais métricas serão utilizadas vai depender do seu negócio e do que será preciso avaliar durante a campanha promocional. Mas uma dica importante: escolha poucas métricas e cujos dados realmente possam ser coletados.
Alguns exemplos de métricas de ações promocionais são:
- Volume de vendas;
- Número de clientes conquistados (durante e após a ação) / tráfego no e-commerce (no caso de empresas que atuam com lojas virtuais);
- ROI;
- Taxa de conversão;
- Índice de engajamento;
- Ponto de equilíbrio (mínimo de vendas que cobrem os investimos feitos na ação promocional).
Se no meio do caminho algumas dessas métricas indicarem problemas, tome decisões rápidas para corrigi-los, de modo que não afete a ação promocional.
E então, pronto para planejar a sua ação promocional? O próximo passo é descobrir o que fazer para atrair mais clientes com essas 5 dicas.