Um tema que pode gerar algumas dúvidas e até uma certa confusão nas empresas está em relação a entender o que é merchandising.
Essa técnica surgiu nas empresas ainda nos anos 1930, prova de que continua sendo eficiente para as marcas de produtos e serviços.
Portanto, hoje você vai entender de uma vez por todas o significado da estratégia e seus diferentes tipos.
O que é merchandising?
Merchandising é um conjunto de estratégias utilizadas pelas marcas para promover determinados produtos e serviços, aumentando as vendas e o posicionamento da empresa no mercado.
“Mas isso não é o mesmo que publicidade?”, você pode se perguntar. Não. A principal diferença da publicidade e do merchandising é que neste último, o produto ou serviço é inserido de forma sutil, ao passo que a publicidade é feita de anúncios explícitos.
Ou seja, o que é merchandising? É uma forma mais discreta de promover seus produtos e serviços.
O merchandising pode ser feito tanto dentro quanto fora do ponto de venda, bem como no meio online e offline. Além de aumentar as vendas, a estratégia também ajuda a atrair novos clientes e a reforçar a marca na mente do público.
Eis algumas vantagens de colocar o merchandising em prática:
- As estratégias ajudam a evidenciar as necessidades e/ou desejos que o produto pode satisfazer;
- Ajuda na criação de clientes fiéis, que serão advogados da marca;
- Gera vantagem competitiva;
- Valoriza a imagem da sua marca;
- Valoriza o espaço físico do PDV;
- Ajuda a estimular compras por impulso;
- Aumenta o faturamento.
Viu como é simples entender o que é merchandising? Agora vamos ao próximo passo: entender que há diferentes tipos de estratégias dentro dele.
Quais são os 4 principais tipos de merchandising?
1. Visual Merchandising
Este tipo tem tudo a ver com a identidade visual da sua marca. Ela será a peça-chave para você atrair mais clientes e promover determinados produtos.
Isso porque já sabemos o que é merchandising e como essa estratégia tem a ver com o apelo visual. Na prática, as táticas vão desde arrumar a vitrine, a disposição das prateleiras até a organização do feed nas redes sociais.
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Cores, tamanhos, formatos, mensagem, como estão dispostos… Tudo isso faz parte da estratégia de visual merchandising para atrair os clientes e melhorar a experiência de compra.
Nesse sentido, existe uma ferramenta perfeita para estimular o cérebro do consumidor e despertar a atenção dele: o inflável promocional.
2. Merchandising no PDV
Esta estratégia refere-se à exposição de produtos dentro dos pontos de venda, fazendo com que ele se destaque para o consumidor.
Você pode realizar a estratégia de visual merchandising (apelo visual) combinado com ações promocionais no PDV – como, por exemplo, a degustação de produtos, distribuição de amostras, etc.
Aliás, o merchandising faz parte da estratégia de trade marketing.
3. Merchandising fora do PDV
Você também pode promover determinado produto fora do seu ponto de venda, utilizando outros canais. O objetivo de entender o que é merchandising fora do PDV é que nele você reforça a imagem da sua marca em outros locais.
Um exemplo simples é o patrocínio de eventos, onde você comparece promovendo ações específicas (uma degustação do seu produto em palestras; vendas de materiais de pet em feiras de adoção, etc.).
4. Merchandising Editorial
Também chamado de Product Placement, o merchandising editorial é a exibição de produtos em canais de televisão e também nos meios digitais. Aliás, isso vem sendo cada vez mais comum.
Alguns exemplos:
- Publiposts nas redes sociais feito por influenciadores digitais, realizados de forma sutil;
- Um vídeo no YouTube de uma blogueira influencer, que, em determinado momento, cita o seu produto;
- A prova do líder do Big Brother Brasil, patrocinada por determinada marca;
- Novelas, filmes e programas de televisão que exibem produtos e serviços em cenas cotidianas, de forma sutil.
No artigo de hoje você entendeu o que é merchandising e como ele se difere da publicidade propriamente dita. Além disso, também conheceu seus objetivos, vantagens e os principais tipos.
E então, o que achou? Você costuma utilizar o merchandising em suas ações promocionais? Conte a sua experiência nos comentários!
Aproveite e descubra como planejar e avaliar uma ação promocional.