Você sabe, de fato, o que é marketing imobiliário? Trata-se de um conjunto de estratégias – tanto online quanto offline – para promover determinada empresa (ou profissional do ramo) e atrair pessoas, transformá-las em clientes, e, claro, aumentar o faturamento.
Mas como fazer isso em meio a tanta concorrência? Em primeiro lugar, pensemos por um lado positivo: se há concorrência, há mercado. Ou seja, você tem oportunidades de promover seus imóveis para alugar ou vender.
Então, o jeito é arregaçar as mangas e aproveitar que o setor tem ganhado um novo fôlego. É hora de ser criativo e aproveitar esse período de expansão do mercado.
Portanto, confira algumas dicas que podem ajudar você nesse desafio!
Quais características as estratégias de marketing imobiliário precisam ter?
As estratégias de marketing imobiliário precisam incorporar várias características para terem bons resultados.
Algumas das principais são:
- foco no cliente: segmentação do mercado e personalização;
- marketing digital: presença online em redes sociais, sites, e-mail e outros canais digitais;
- marketing presencial: presença física em eventos imobiliários, stand de vendas, etc.;
- conteúdo de qualidade: tour pelos imóveis (inclusive tours virtuais) e capacidade de tirar todas as dúvidas dos potenciais clientes, gerando real interesse;
- análise de dados: coleta e monitoramento de dados para aprimorar as estratégias de marketing imobiliário;
- relacionamento e reputação: atendimento profissional e personalizado, além de construção de autoridade no mercado;
- parcerias estratégias: para atração de mais potenciais clientes;
- inovação e adaptabilidade: atenção às tendências do mercado imobiliário e capacidade de oferecer produtos que atendem a diferentes necessidades.
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7 dicas criativas para divulgar imóveis
1. Monte PDVs itinerantes na região
Se o marketing imobiliário diz respeito a atrair pessoas para o seu produto, nada melhor do que estar em lugares onde seu público está.
Na prática, monte pontos de venda (PDVs) em locais estratégicos, que podem ser tanto externos quanto internos, tais como:
- shoppings;
- supermercados;
- academias;
- postos de combustível;
- concessionárias;
- praças públicas.
Mas simplesmente montar um PDV não atrai, por si só, o público. É preciso chamar atenção. Nesse caso, considere utilizar os infláveis promocionais – tanto as tendas infláveis que servirão de stands itinerantes quanto infláveis em formatos inusitados e que atraiam o público.
2. Use e abuse do Reels do Instagram
No mundo online, o Instagram é uma ótima rede social para marketing imobiliário, já que ela foca em imagens e vídeos.
E se tem um recurso que faz sucesso é o uso do Reels para promover produtos e serviços.
Por isso, use e abuse de vídeos mostrando os detalhes dos imóveis, tire dúvidas com a caixa de perguntas, faça enquetes para descobrir quais imóveis estão agradando mais, faça promoções…O objetivo é que você se aproxime do seu público.
Não se esqueça: pessoas gostam de pessoas. Não mostre apenas os imóveis. Interaja com seus clientes em vídeos – e, de preferência, legendados.
Quer outra dica? Faça stories (e coloque nos destaques) comemorando com seus colaboradores cada etapa de uma obra concluída, ou, ainda, cada imóvel vendido ou alugado. Isso faz com que o engajamento aumente e mostre o cuidado que a empresa tem com seus profissionais e clientes.
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3. Melhore seus anúncios de marketing imobiliário contando histórias
A técnica do storytelling é uma velha conhecida no mundo do marketing, mas, mesmo assim, gera produções criativas e emocionantes.
Caso não saiba, storytelling nada mais é do que contar histórias. Simples assim.
Uma boa história envolve, gera empatia, fala a língua do seu público e o convida a conhecer o seu produto.
Mas como descobrir quais histórias contar em seus anúncios? Por meio de pesquisa para saber qual é o perfil dos seus clientes.
Eis uma tabela que mostra alguns desejos, dores e necessidades de potenciais clientes:
Desejos | Dores | Necessidades |
Sair da casa dos pais | Não sei por onde começar | Viver em um lugar tranquilo e seguro |
Casar | Acho que é caro demais ter um imóvel próprio | Ter um cantinho com sol da manhã para cuidar das plantas |
Morar sozinho com o pet | Não sei como financiar um imóvel | Um loft pequeno mas com marcenaria bem planejada |
Aumentar a família | Não consigo escolher um lugar para morar | Comprar uma casa na praia para alugar para terceiros e fazer renda extra |
Ter um lugar para chamar de meu | Medo de não conseguir pagar as prestações | Ter acesso a bons serviços e comércio nas proximidades |
Viver em um apartamento com área de lazer e perto do trabalho | Incerteza sobre a valorização do imóvel | Uma casa com espaço para home office |
Conhecendo esses detalhes fica mais fácil você se colocar no lugar do seu cliente e construir anúncios baseados em histórias que ele se identifique.
Depois disso, basta criar os anúncios nos diferentes formatos e distribuir em seus canais online e offline.
4. Utilize drones para imagens aéreas
As imagens aéreas capturadas por drones oferecem uma perspectiva única das propriedades e suas vizinhanças, destacando características que podem passar despercebidas em fotos tradicionais.
Exemplo de Vídeo de Drono para empreendimentos imobiliários – Fonte: Grava Filmes
Isso é especialmente útil para grandes propriedades, prédios ou áreas com paisagens atrativas.
5. Faça parcerias com influenciadores
Fazer parceria com influenciadores pode ser uma estratégia poderosa no marketing imobiliário, especialmente quando esses influenciadores têm um público alinhado ao seu mercado.
Os influenciadores podem visitar e promover seus imóveis, criando conteúdo autêntico e de alto engajamento que alcança novos clientes potenciais.
Eis uma ideia interessante: faça uma parceria com influenciadores especializados em design de interiores para lançar desafios de decoração, onde os influenciadores transformem um espaço vazio em um ambiente decorado. Esse tipo de conteúdo é altamente envolvente e pode inspirar potenciais compradores.
6. Invista em marketing de experiência com tendas infláveis e realidade virtual
O marketing de experiência é uma das alternativas do marketing imobiliário porque ele desperta boas sensações e cria um senso de urgência nos participantes.
Na prática, faça o seguinte: monte uma tenda inflável (ou várias tendas infláveis) e invista em óculos de realidade virtual para que os clientes “explorem” cômodos de um apartamento ou casa sem que necessariamente eles estejam nela.
Com isso, você apresenta vários imóveis sem que os clientes saiam do lugar.
Olha que interessante este inflável com formato de casa:
- Infláveis para Marketing Imobiliário no formato de casa
E antes que você diga que isso é muito caro, saiba que a tecnologia de imersão virtual pode ser até 80% mais barato do que você montar um apartamento todo decorado para mostrar. É um excelente custo-benefício e pode render mídia espontânea para você.
E por falar em evento:
7. Ofereça eventos exclusivos para clientes potenciais
Organize eventos exclusivos, como coquetéis ou visitas guiadas, para que clientes potenciais possam conhecer os imóveis de maneira descontraída e personalizada.
Esses eventos criam uma atmosfera de exclusividade e urgência, incentivando decisões de compra mais rápidas.
Ao proporcionar uma experiência diferenciada, você permite que os visitantes se imaginem morando na propriedade, criando uma conexão emocional com o imóvel.
Após o evento, envie uma pesquisa de feedback para os participantes. Isso não só mostra que você valoriza a opinião deles, mas também fornece informações valiosas para melhorar futuros eventos.
Eventos exclusivos não só aumentam a visibilidade dos imóveis, mas também fortalecem o relacionamento com os clientes potenciais, aumentando as chances de fechamento de negócios.
Para garantir que você não esqueça nenhum detalhe importante ao organizar seu evento, confira nosso post sobre Planejamento de Evento: Checklist para você não esquecer de nada.