A RVB está em León, para participar da 16ª edição do Festival de Balonismo do México, o Festival Internacional del Globo. Este é o terceiro maior evento de balonismo do mundo e lá se reúnem aproximadamente 200 balões, entre convencionais e especiais shapes (balões de forma). O festival inicia dia 17 e encerra no dia 20 de novembro.
Luis Silvestre será o nosso representante em terras mexicanas voando com o balão em forma de tatu chamado de “Armadillo”. Outros brasileiros também estarão no México, como o paulista Warley Macedo, voando com o balão da Galinha Pintadinha, e George Ary, com o balão em forma de ovelha. Ambas aeronaves foram fabricadas pela RVB.
Festival de Balonismo do México, em León, é um dos 3 maiores do mundo
Envolvido com 200 balões de 23 países, incluindo Estados Unidos, Canadá, Brasil, Espanha, Alemanha, Holanda, Bélgica, França, Itália, Reino Unido, Suíça, Suécia, Ucrânia, Rússia, Lituânia, Japão, México, etc. Em 15 anos de experiência, o Festival Internacional del Globo – FIG – conseguiu reunir mais de 1.800 balões e mais de 3,5 milhões de visitantes de todo o país e no exterior, tornando-se o principal produto turístico da região do Bajío .
Em 2016, o FIG recebeu 550 mil visitantes de toda a República Mexicana, gerando uma renda econômica de mais de 650 milhões de pesos e uma ocupação de hotel 100% em León e cidades vizinhas.
Único no México e na América Latina, o FIG não é apenas uma grande atração para o Estado de Guanajuato, mas também posicionou León internacionalmente como um dos destinos mais importantes do mundo do Balonismo, pois tem clima e condições excelentes para a prática deste esporte, que reúne ano após ano os melhores pilotos que procuram desfrutar de uma experiência inesquecível.
O FIG é um ponto de encontro para toda a família . Além de assistir a um show como nenhum outro, você pode desfrutar de centenas de horas de eventos alternativos , como shows de classe mundial, exposições, área comercial, áreas gastronômicas, atividades culturais e esportivas, entre outros.
O balonismo no México
O Guanajuato Don Benito León Acosta e Rubí de Celis , engenheiro de mineração nascido em 1819, foi o primeiro mexicano a se aventurar na aeronáutica ao tirar o balão da arena de São Paulo na Cidade do México em 3 de abril de 1842, acenando pela primeira vez a bandeira do México nas alturas. Dois dias depois, Dom Antonio López de Santa Anna, então Presidente da República, concedeu-lhe uma autorização de 3 anos de exclusividade, de modo que só ele pudesse voar o céu mexicano.
Em 29 de outubro de 1842, a nova aeronauta mexicana chegou a León para fazer sua quarta viagem, que foi anunciada com mais de 15 dias de antecedência para que as pessoas da região pudessem assistir ao show. Tirando da Praça Principal, e depois de 1 hora de viagem, Leon Acosta desceu na fazenda de Santa Rosa, recebida por uma multidão que o levou a retornar a Leão para prestar homenagem a ele por sua façanha, no Teatro da Cidade.
Gostou? Confira outros conteúdos sobre balonismo:
1. Circuito Torres de Balonismo será em dezembro
2. Balonismo em Venâncio Aires foi um sucesso
3. Cinco fatos que você não sabia sobre o balonismo
4. RVB lança o special shape Armadillo
Quer organizar um festival de balonismo na sua cidade e não sabe como? A RVB Balões e Infláveis pode te ajudar. Entre em contato conosco para solicitar os detalhes técnicos e verificar a possibilidade de realização de um evento no seu município.