De 5 a 10 de dezembro de 2006, balões de todos os cantos do País coloriram os céus da cidade de Maringá (PR) para o 19º Campeonato Brasileiro de Balonismo CONSIGAZ.
Foi uma disputa difícil. As previsões meteorológicas não eram 100% favoráveis, mas o tempo surpreendeu e ajudou os 18 competidores muito bem preparados a completarem as provas. Após 6 dias de competição e 22 provas válidas, o desgaste físico e emocional dos participantes era grande. Não é exagero afirmar que o Campeonato Brasileiro foi um verdadeiro duelo de gigantes nos céus de Maringá.
O Campeonato Brasileiro é a mais importante competição do balonismo nacional porque conta pontos para o Ranking Brasileiro, que determina os pilotos que irão representar o nosso País em eventos internacionais, como o Campeonato Mundial. Os três pilotos melhores colocados foram: Eduardo Mello, do Rio Grande do Sul (1º lugar); Luis Silvestre, de São Paulo (2º lugar) e Fábio Passos, de Itupeva, São Paulo (3º lugar).
Luis Silvestre está no balonismo desde 1998 e pilota desde 2001. Já foi sétimo colocado no Campeonato Brasileiro por três vezes (2001, 2002 e 2005). Em 2004, no Campeonato Brasileiro, realizado em Piracicaba, obteve a quarta colocação. Para ele “a receita do sucesso é ter muita dedicação e força para nunca desistir frente aos obstáculos e inclui saber interpretar as regras, elaborar estratégias e também errar.”
Sua meta agora é ser campeão brasileiro. “Conquistar o vice faz parte de um plano. Foi subir mais um degrau para a conquista do título de Campeão Brasileiro”, diz Luis, um grande apaixonado pelo esporte que pratica.
Matéria publicada em dezembro de 2006.