Se tem uma prática esportiva que certamente chama a atenção de pessoas de todas as idades é o voo cativo com balão de ar quente.
E se esse recurso atrai a atenção, podemos concluir que ele é ideal para empresas que desejam reforçar suas marcas no mercado, certo?
Certíssimo! É possível e altamente recomendável que você personalize um balão de ar quente com a identidade visual da sua empresa durante ações de voo cativo.
Saiba como fazer isso neste conteúdo!
O que é voo cativo?
Bom, antes de tudo, precisamos esclarecer o significado de voo cativo e de voo livre. Embora ambos utilizem um balão de ar quente, existem diferenças significativas.
No voo livre, o balão de ar quente está livre de cordas e sobrevoa diferentes lugares, como campos, cidades e eventos em geral. Ele pode ser apenas tripulado pelo balonista ou também levar passageiros para o passeio.
Essa prática esportiva aeronáutica também é chamada de balonismo e atrai milhares de adeptos, inclusive com campeonatos pelo Brasil e pelo mundo. A nossa equipe de balonismo aqui da RVB, por exemplo, é suspeita de dizer o quanto esse esporte é incrível.
Bom, mas o objetivo do post é explicar sobre o voo cativo e o motivo dele ser tão interessante para a propaganda das empresas.
No voo cativo, o balão de ar quente permanece amarrado por três cordas; ou seja, ele permanece na área delimitada por essas cordas e não voa livremente. A altura do balão pode chegar a 50 metros.
O interessante do voo cativo é que ele também leva passageiros – dependendo do tamanho do balão, ele pode levar até 30 pessoas por hora.
Vamos explicar melhor.
Saiba mais: Confira as melhores cidades de São Paulo para você praticar o balonismo.
Quais as características de um voo cativo?
Como explicamos, no voo cativo, o balão de ar quente fica ancorado por três cordas fixas no solo. Daí, ele sobe e pode alcançar uma altura de 50 metros – imagine a visão que a pessoa tem!
Bom, é importante dizer que essa atividade requer alguns cuidados específicos para que ofereça segurança aos participantes. São eles:
- Boas condições climáticas: os ventos não podem ultrapassar 10 km/h;
- Área isolada: é preciso reservar uma área de 50 x 50 metros livre de veículos, construções, fios e postes de iluminação.
Se no momento do voo cativo as condições climáticas se alterarem, será necessário cancelar ou adiar o evento para outra ocasião.
Considere investir em voo cativo para promover a sua marca em diferentes ações promocionais, tais como:
- datas comemorativas;
- eventos na cidade;
- ações promocionais;
- lançamentos e sorteios.
Vale mencionar que também é possível oferecer voo cativo à noite, pois o balão de ar quente pode contar com uma iluminação noturna própria.
Bom, entendido o que é e como funciona um voo cativo, vamos para a parte do marketing!
Quais as vantagens de personalizar um balão de ar quente para voo cativo?
O voo cativo é um outdoor gigante para as marcas divulgarem seus negócios. Afinal, o balão poderá ser visto a grandes distâncias, causando um impacto visual que torna a sua marca memorável.
Ao subir, o balão de ar quente proporciona uma vista incrível, o que é uma excelente maneira de você oferecer uma experiência aos seus clientes e potenciais clientes. E você sabe: experiência incrível, tomada de decisão de compra mais rápida.
Outra vantagem de aderir à propaganda no balão de ar quente durante um voo cativo é a mobilidade. Você leva a sua marca para ser exposta fora do PDV (ponto de venda) e o impacto visual que o balão proporciona é difícil de ser superado pela concorrência.
Voltando à experiência do cliente, é possível investir em ações promocionais com o voo cativo que gerem uma identificação com a marca e o aumento da fidelização.
Imagine, por exemplo, oferecer esse voo aos clientes e potenciais clientes durante um evento do seu nicho ou para comemorar o aniversário da empresa? Além de aumentar a chance de vendas, o voo cativo também gera mídia espontânea, reforçando o branding da sua empresa.
E quanto às vantagens “técnicas”, elas também existem. Ao contrário do que muitos possam pensar, ao ser desmontado, o balão de ar quente se transforma em um volume pequeno que pode ser transportado de forma fácil até por uma caminhonete.
Além disso, você pode reutilizar o seu balão de ar quente em outras campanhas e ações promocionais, sem que necessariamente precise oferecer voo cativo em todas elas.
Imagine, por exemplo, uma campanha de Natal, no qual você coloca o boneco de um Papai Noel dentro do cesto do balão com várias embalagens de presente? A criatividade não tem limites!
Como personalizar um balão de ar quente com a marca da empresa?
A personalização de um balão de ar quente pode ser feita de duas formas: total ou parcial. Ele também pode assumir outros formatos além do tradicional.
Personalização parcial de balão de ar quente
Na personalização parcial, uma faixa é impressa no balão e é nela que será colocada a propaganda da empresa.
No restante do balão, ele assume uma cor sólida, que até pode ser a da sua marca também.
Personalização total de balão de ar quente
Na personalização total, como o próprio nome diz, o balão inteiro pode ser personalizado com a identidade visual da sua marca.
Nesse caso, a faixa dá lugar a um layout único, podendo acrescentar outros elementos, como mensagens, logotipo, desenhos e as cores da sua marca.
Special Shape: balão em outros formatos
O Special Shape é um balão de ar quente com formatos personalizados. Ele é perfeito para causar ainda mais impacto visual nas pessoas e promover a marca durante voos cativos.
Um dos nossos clientes, por exemplo, investiu em um balão no formato de uma casa para ser utilizado durante um lançamento imobiliário, atraindo milhares de pessoas e proporcionando excelentes resultados nas vendas.
E então? Gostou da ideia de personalizar um balão com a sua marca e oferecer voo cativo aos clientes? Para mais detalhes, acesse a nossa página especial sobre balonismo, tire suas dúvidas com nossa equipe e solicite o seu orçamento!