Para se conectar a boas oportunidades e se destacar nas vendas, qualquer empresa precisa desenvolver uma boa comunicação. Seja com clientes, potenciais clientes ou mesmo parceiros, é fundamental saber como promover o seu negócio de forma criativa e efetiva.
Por isso, na hora de realizar ações de marketing online para promover o seu negócio na rua, é importante não apenas focar no público, mas também melhorar a percepção de valor da sua marca dentre as concorrentes.
Mas a verdade é que, em um mercado cada vez mais competitivo e com diversos players, nem sempre é fácil promover um negócio de forma inovadora.
Não é fácil – mas também não é impossível.
Então, que tal colocar a criatividade para funcionar e buscar formas “fora da caixa” para promover o seu negócio na rua? Para dar aquele empurrão, confira as dicas que separamos para você!
1. Use infláveis promocionais
Imagine passar na frente de uma loja e dar de cara com uma mascote inflável, ou ainda, a réplica gigante de um produto?
Além de ser uma ideia simpática e muito criativa, os infláveis promocionais são uma forma bastante efetiva de promover o seu negócio na rua ou em feiras específicas.
Eles podem ter diversas formas e tamanhos, além de se adequar a diferentes propostas de ação de marketing.
Não importa se você precisa de uma mascote, um arco na entrada da sua loja ou uma réplica promocional. Com os infláveis é possível criar diferentes propostas visando sempre o objetivo da sua ação de marketing.
2. Aposte em eventos imersivos
Participar ou organizar eventos imersivos permite que você crie experiências únicas e envolventes, conectando o público ao universo da sua marca de forma marcante.
Esse tipo de evento vai além das palestras tradicionais, proporcionando vivências interativas que despertam o interesse e fortalecem o vínculo com a marca.
Nos eventos imersivos, o público tem a oportunidade de conhecer mais sobre a história da empresa e o propósito do empreendedor, criando uma conexão autêntica e emocional.
Essas experiências, além de atrair novos clientes, ampliam a rede de contatos e abrem portas para parcerias valiosas.
3. Associe sua marca a questões sociais ou ambientais
Muita gente acredita que para promover seu negócio na rua é preciso espalhar uma série de panfletos por aí.
Porém, nada mais desagradável para muitos consumidores do que passar pelas ruas e ver uma série de panfletos sujando as ruas e a paisagem da cidade.
Cada vez mais a questão ambiental e a questão social são uma importante moeda na hora de criar valor para a sua marca.
Então, que tal em vez de espalhar panfletos, você praticar ações que visam o bem-estar social ou a preservação do meio ambiente?
O logotipo da sua marca em uma lixeira pode valer bem mais do que panfletos jogados na rua!
Doar produtos para instituições de caridade, participar de ações sociais, enfim, existem inúmeras formas de agregar sua imagem a atividades que visam fazer o bem e, ao mesmo tempo, promover o seu negócio na rua.
4. Utilize realidade aumentada para atrair o público
A realidade aumentada (RA) é uma forma inovadora de captar a atenção das pessoas e promover seu negócio de maneira criativa.
Ao usar a RA, você pode transformar um simples espaço físico em uma experiência visual interativa, permitindo que o público visualize seus produtos em um contexto diferenciado ou mesmo faça parte de uma simulação imersiva relacionada à sua marca.

Utilização de QRcode em ações de marketing
Por exemplo: com um aplicativo ou QR code, os clientes podem ver animações, informações adicionais sobre seus produtos ou até “provar” itens virtualmente.
Essa tecnologia não apenas cria uma experiência memorável, mas também incentiva o compartilhamento nas redes sociais, ampliando ainda mais o alcance da sua marca.
5. Performances e intervenções artísticas
Realizar pequenas apresentações artísticas pode atrair muita atenção para a sua marca.
Pode ser uma apresentação musical, uma performance de teatro de rua ou até mesmo um artista pintando um mural ao vivo com a temática da sua marca.
Essas intervenções criam um vínculo emocional e despertam a curiosidade do público, que se envolve com a experiência e compartilha nas redes sociais, gerando engajamento e visibilidade.
6. Chute a Gol Inflável para engajar e divertir
O Chute a Gol Inflável é uma excelente forma de atrair atenção e criar uma experiência divertida e interativa para o público.
Instalado em locais de grande movimento, como feiras, eventos ao ar livre ou mesmo em frente ao seu estabelecimento, ele convida as pessoas a participarem de uma competição amigável, tentando acertar o gol inflável.

Chute a Gol inflável como estratégia de lançamento interativo de produto
Além de oferecer entretenimento, essa ação promove um envolvimento positivo com a marca e atrai espectadores e participantes de todas as idades. Para potencializar o impacto, você pode oferecer pequenos prêmios para quem acertar o gol, criando uma experiência inesquecível e que gera boas lembranças da sua marca.
7. Ofereça voo cativo para criar uma experiência única
O voo cativo, realizado com balões de ar quente ou aerostáticos presos ao solo, é uma forma incrível de criar um evento memorável e atrair atenção para o seu negócio.
Oferecer essa experiência ao público em feiras, eventos ou até mesmo em áreas de grande circulação pode gerar um grande impacto visual, além de proporcionar uma vivência única que vai deixar os participantes encantados.
Além de ser um espetáculo visual que chama a atenção de todos ao redor, o voo cativo transmite uma sensação de exclusividade e aventura, associando sua marca a uma experiência positiva e inesquecível.
Essa ação para promover o seu negócio na sua também pode gerar engajamento nas redes sociais, com participantes compartilhando fotos e vídeos do voo, ampliando o alcance da sua marca.
8. Parcerias com food trucks
Combine o conceito de food trucks com a promoção do seu negócio!
Feche uma parceria com food trucks para que eles distribuam produtos de sua marca como brindes ou utilizem copos, guardanapos ou embalagens personalizados com o seu logo.
Dessa forma, além de alcançar o público que frequenta o food truck, você atrai a curiosidade e simpatia de quem aprecia a boa comida e um momento de lazer.
Gostou dessas dicas? Então, confira no próximo post a resposta para a seguinte dúvida: por que integrar o marketing offline e online em uma estratégia?