Inúmeras pessoas pelo mundo tem o balonismo como um hobby. Além de ser um esporte apaixonante, o balão movido a ar quente conquista cada dia mais adeptos que ficam fascinados pela sensação de flutuar no céu.
Porém, muito mais do que apaixonante, o balonismo também envolve uma série de fatos interessantes e curiosos – inclusive, um destes fatos tem a ver com a RVB!
Ficou curioso?
O que é balonismo?
Balonismo é um esporte aeronáutico, praticado com um balão de ar quente por inúmeras pessoas de todas as partes do mundo.
Os campeonatos de balonismo são elaborados de forma bastante criteriosa, e as performances levam em consideração a precisão dos pilotos em voo.
É importante dizer que os pilotos de balão precisam ser credenciados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Essa prática combina elementos de aventura, lazer e espetáculo visual, oferecendo uma experiência única aos participantes.
O princípio por trás do balonismo é simples e baseia-se na diferença de densidade entre o ar dentro do balão e o ar do ambiente externo.
Quando o ar dentro do balão é aquecido, ele se torna mais leve, fazendo com que o balão se eleve.
Para controlar a altitude, os pilotos ajustam a intensidade da chama dos queimadores.
Leia também | Voo cativo com balão de ar quente: é possível personalizar para minha empresa?
Balonismo e passeio de balão
Já explicamos que o balonismo é um esporte que deve ser praticado por pilotos experientes e credenciados pela Anac. No entanto, além do esporte em si, também é possível realizar passeios de balão de ar quente – o que se tornou uma ótima opção turística em diversas partes do mundo.
Os passeios de balão oferecem uma perspectiva única e tranquila do mundo lá embaixo, permitindo que os passageiros apreciem paisagens deslumbrantes, montanhas, rios e até mesmo cidades, dependendo do local do voo.
Além disso, o balonismo é uma atividade popular em eventos e festivais, onde balões coloridos enchem os céus, criando um espetáculo visual impressionante.
Por isso, o balonismo cativa a imaginação das pessoas, proporcionando uma experiência de voo calma e contemplativa em meio às nuvens. No entanto, é importante lembrar: só realize passeios de balão com pilotos experientes e credenciados pela Anac, combinado?
Leia também | Balonismo: confira as melhores cidades de São Paulo para você voar
7 fatos e curiosidades sobre o balonismo
Agora que entendemos o que é o balonismo, vamos às curiosidades?
1. Passageiros inusitados num dos primeiros voos de balão
Um dos primeiros voos de balão que se tem notícia na história aconteceu em 1783, na França, e contou com a presença de passageiros bastante inusitados: um galo, uma ovelha e um pato.
Assim como os macacos foram enviados ao espaço antes dos humanos, o trio serviu de cobaia para testar os efeitos da altitude em seres vivos, além de controlar a experiência.
O voo durou cerca de 8 minutos e chegou a alcançar 1500 pés (aproximadamente 450 metros) de altura, percorrendo quase três quilômetros antes de voltar em segurança para a terra.
Os animais, além de voltarem ilesos da façanha, abriram os céus para que os primeiros pilotos humanos começassem a se aventurar.
2. Ideia do rei da França: primeiros pilotos de balão seriam criminosos condenados à morte
Depois de um pato, uma ovelha e um galo voltarem ilesos do céu, chegou a hora dos primeiros pilotos se aventurarem na França.
No entanto, como o rei Luís XVI não queria ser responsabilizado por eventuais fatalidades, ele teve a ideia de enviar criminosos condenados à pena de morte para serem os primeiros pilotos do balão.
Sua ideia acabou não vingando e o cientista Jean-François Pilâtre De Rozier e o aristocrata François Laurent d’Arlandes acabaram assumindo o posto.
Em 21 de novembro de 1783, ambos voaram por cerca de 20 minutos e tornaram-se os primeiros homens a provarem os céus a bordo de um balão de ar quente.
3. A primeira vítima fatal do balonismo
Depois de dois anos do seu voo de estreia, Jean-François decidiu se aventurar em uma nova aventura do balonismo. Para isso, decidiu cruzar o Canal Inglês a bordo de um novo modelo de balão, movido por ar quente e também hidrogênio.
A façanha teve um final trágico com a explosão do balão e a morte de Jean e seu co-piloto em 15 de junho de 1785.
Jean-François ficou conhecido por ser o primeiro homem a pilotar um balão sozinho e o primeiro homem a morrer a bordo de um.
4. A tradição do “champanhe após o voo” surgiu para amenizar conflitos com fazendeiros
Para quem já voou de balão por diversão sabe que, por tradição, ao final do voo é servida uma taça de champanhe.
A tradição vem desde os primeiros séculos do balonismo na França e surgiu devido a um fato bastante curioso: como o balonismo era um esporte da aristocracia e os fazendeiros da época não gostavam de ver os balões pousarem em suas plantações, a saída foi compartilhar taças de champanhe entre baloeiros e fazendeiros, como forma de tornar os pousos em terra alheia um ato diplomático.
5. Primeiro recorde mundial de altitude em balão de ar quente
O empresário e aviador indiano Vijaypat Singhania foi o responsável pelo primeiro recorde mundial de altitude em 2005.
Na ocasião, ele voou alcançou incríveis 21.290 metros de altitude em um balão com cabine pressurizada.
Para você ter uma ideia da altura, se um prédio de 10 andares tem cerca de 30 metros de altura, seriam necessários 700 prédios de 10 andares para preencher a altura de 21 mil metros. É muito alto!
6. Proprietário da RVB é tetracampeão brasileiro de balonismo
A RVB Balões e Infláveis Promocionais é uma empresa há mais de 20 anos no mercado de fabricação de balões e infláveis de ar quente.
No entanto, a nossa empresa carrega um título mais que especial: o proprietário, Luis Silvestre, é balonista profissional e tetracampeão brasileiro de balonismo, com títulos conquistados em 2011, 2013, 2014 e 2018.
Aliás, a RVB possui um time de pilotos experientes (a RVB Team) que sempre participa das competições de balonismo, conquistando importantes vitórias em diferentes categorias.
Ou seja, unimos o trabalho de criação de infláveis com a paixão pelo balonismo – e deu muito certo!
7. O balão virou uma importante ferramenta de marketing
Depois de ser objeto de aventuras e experimentação no século XVIII, hoje os balões têm novas funções e podem ser um ótimo veículo de publicidade para uma marca: surgiram os balões promocionais.
Um balão promocional é uma poderosa ferramenta de marketing que utiliza balões infláveis para promover marcas, eventos ou produtos. Eles podem assumir diversas formas, tamanhos e cores, destacando-se pela sua visibilidade e apelo visual.
Muito utilizados em feiras, eventos esportivos, inaugurações e promoções, os balões promocionais são personalizados com logotipos, mensagens publicitárias ou designs específicos da marca.
Além de atrair a atenção do público devido à sua natureza imponente, esses balões também oferecem uma presença marcante no cenário, contribuindo para tornar a marca inesquecível.
Seja flutuando no céu ou instalados em locais estratégicos, os balões promocionais têm o potencial de criar impacto e gerar reconhecimento da marca de maneira única e envolvente.
Se interessou em usar um balão para promover a sua empresa?
Então preparamos um post com as diferenças entre balão de ar quente e balão promocional. Saiba escolher o melhor para seu evento!