No competitivo mercado de saúde e bem-estar, adotar ações de marketing para farmácias que sejam realmente eficazes é fundamental para se destacar da concorrência.
Nesse sentido, os empreendimentos precisam criar estratégias para alcançar os clientes tanto de forma local quanto nos meios digitais. Trata-se de unir, portanto, o marketing online e o marketing offline para melhores resultados
Por isso, neste post vamos mostrar 8 ações de marketing para farmácias que demonstram resultados positivos, ajudando a construir relacionamentos sólidos com os clientes e impulsionar os negócios. Aliás, todas as dicas são simples e podem ser implementadas o quanto antes.
Vamos lá?
1. Criação de um programa de fidelidade e recompensas: construindo lealdade duradoura
A primeira das ações de marketing para farmácias é simples e tradicional, mas continua sendo muito eficiente.
Afinal, um programa de fidelidade bem elaborado é uma estratégia eficaz para manter os clientes voltando à sua farmácia.
Na prática, ofereça incentivos como descontos exclusivos, brindes ou pontos acumuláveis para cada compra.
Por exemplo: para cada compra de produtos de cuidados pessoais, os clientes podem acumular pontos que podem ser trocados por um desconto em sua próxima compra de medicamentos prescritos.
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2. Tenha uma presença online forte: alcançando clientes na era digital
Investir em uma presença online sólida é crucial para atender às necessidades dos clientes modernos, mesmo que a sua farmácia já seja conhecida e esteja consolidada na região. Sempre há mais clientes para serem descobertos.
Se for possível, crie um site fácil de usar, onde os clientes possam verificar informações sobre medicamentos, fazer pedidos online e até agendar serviços como verificações de pressão arterial.
Também use as redes sociais para compartilhar dicas de saúde e promoções especiais.
Um exemplo prático: poste sobre os benefícios de vacinas sazonais no outono e inverno e ofereça um desconto especial para clientes que a agendarem pela rede social.
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3. Ofereça serviços de saúde e bem-estar: oferecendo valor adicional
Na terceira das ações de marketing para farmácias, diferencie sua farmácia oferecendo serviços de saúde e bem-estar.
Isso pode incluir, por exemplo:
- verificações de pressão arterial;
- testes de glicose;
- testes de Covid-19;
- vacinações;
- aplicações de medicamentos por diferentes vias de aplicação;
- aconselhamento sobre medicamentos.
Alguns desses serviços, inclusive, podem até ser gratuitos. Por exemplo, ofereça um serviço de verificação de glicose gratuito para clientes com diabetes e forneça orientações sobre como gerenciar seus níveis de açúcar no sangue.
4. Utilize tendas infláveis em ações promocionais: atraindo a atenção com criatividade
Os infláveis promocionais são versáteis, coloridos e chamam a atenção de qualquer pessoa. São excelentes produtos que destacam a sua farmácia ou drogaria independente da quantidade de concorrentes que você possui hoje.
Ações de promoção da saúde costumam ser eficazes para atrair clientes e aumentar as vendas. Então, uma boa ideia é utilizar uma tenda inflável fora da farmácia ou em eventos e praças públicas, com a devida autorização, para que profissionais da saúde possam interagir com as pessoas e, dessa forma, a sua marca ficar associada à saúde e ao bem-estar.
Por exemplo: no dia de prevenção à hipertensão, a tenda poderá ser utilizada para que profissionais da saúde meçam a pressão dos clientes e das demais pessoas que se aproximarem.
O público terá dicas de saúde, orientações para se consultar com um médico e, ainda, um vale-desconto para comprar os medicamentos que forem prescritos em sua farmácia.
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5. Marketing por e-mail e apps de mensagem: mantendo os clientes informados e engajados
Outra das ações de marketing para farmácias deve ser feita nos canais digitais.
O marketing por e-mail e também por aplicativos de mensagem (como WhatsApp e Telegram) são ferramentas poderosas para manter os clientes informados sobre promoções, serviços e produtos.
Nesse sentido, segmentar sua lista de contatos com base nas necessidades individuais dos clientes é fundamental.
Por exemplo: envie e-mails personalizados com informações sobre produtos para alergias sazonais para clientes que compraram anti-histamínicos no passado. E, ainda, envie lembretes de compra dos medicamentos de tratamentos.
6. Combo Ação Promocional + Programa de Fidelidade na farmácia
Quem não gosta de uma boa promoção? Caprichar em uma boa oferta fará você atrair muitos clientes para a sua farmácia.
Criar um programa fidelidade é uma ação feita para premiar clientes que costumam comprar com certa frequência na empresa – e junto a ele, crie uma ação promocional criativa para que ele ganhe descontos, brindes e outros itens de interesse.
Nesse caso, o Chute a Gol Inflável é uma ótima opção. Nele, o cliente chuta a bola em direção ao gol, cuja trave contará com diferentes premiações. É uma ação divertida e que desperta interesse.
7. Crie campanhas locais de publicidade: alcançando a comunidade local
Concentre-se em campanhas de publicidade direcionadas à sua comunidade local, colaborando com outras empresas locais para criar promoções conjuntas.
Por exemplo: faça parceria com uma academia local e ofereça um desconto em produtos de saúde e bem-estar para membros da academia. Anuncie em jornais locais, carro de som, rádio, anúncios na internet e também use infláveis personalizados como propaganda.
8. Tenha sensibilidade às necessidades do cliente: atendimento personalizado em momentos de crise
Por fim, mostre que você se preocupa com a comunidade, especialmente em momentos de crise de saúde pública e crises particulares dos clientes. Para isso, será necessário um treinamento de toda a equipe de atendimento.
Eis alguns exemplos práticos:
- ofereça serviços de entrega para clientes que não podem ir à farmácia;
- mantenha um estoque bem abastecido de produtos essenciais, como máscaras faciais e desinfetantes;
- implemente um serviço de entrega gratuito de medicamentos para clientes idosos ou imunocomprometidos, garantindo que eles tenham acesso seguro aos seus medicamentos;
- envie notificações e alertas aos clientes que fazem uso de medicamento contínuo sobre a necessidade de comprá-los à tempo;
- envie felicitações de aniversário, oferecendo descontos especiais na farmácia.
E então? Pronto para colocar em prática as ações de marketing para farmácias?
Se sim, certamente as suas estratégias de divulgação serão um sucesso.
E não se esqueça: mesmo que o seu estabelecimento seja de pequeno porte, sempre valerá a pena investir no marketing farmacêutico para você sair na frente e se destacar da concorrência.
Pensando na etapa de planejamento de cada uma dessas ações, a RVB preparou um material gratuito para você:
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